Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física nos Centros de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folle, Alexandra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges, Lucélia Justino, Coqueiro, Raildo da Silva, do Nascimento, Juarez Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/834
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A população do estudo compreendeu 106 professores de Educação Física dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de duas secretarias municipais do estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa 54 professores, sendo 24 da Região Oeste e 30 da Grande Florianópolis. As informações foram obtidas por meio de questionário, o qual apresenta clareza de linguagem (0,98) e validade de conteúdo (0,96). O teste qui-quadrado foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p ? 0,05). Os resultados indicam que a maioria dos professores está satisfeita com o trabalho nos CEIs (79,6%), evidenciando-se associações entre a satisfação no trabalho e a presença de motivos intrínsecos (p = 0,02) e extrínsecos (p = 0,03) de escolha deste espaço de intervenção docente. Dentre os fatores determinantes de satisfação profissional, o único aspecto que apresentou associação com o vínculo empregatício dos professores foi o relacional (p = 0,04), não sendo encontradas também diferenças significativas entre os fatores determinantes de insatisfação. Conclui-se que a presença de motivos intrínsecos de escolha do campo de intervenção profissional influencia positivamente no nível de satisfação profissional, enquanto o sexo, a formação acadêmica, o vínculo empregatício e a experiência profissional dos professores não compreendem fatores de diferenciação na presença de aspectos tanto satisfatórios quanto insatisfatórios, relacionados ao desenvolvimento das atividades docentes.
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