NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussato, Regiane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandalize, Danielle, Brandalize, Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046
Resumo: A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.
id UCB-5_967019037b9850aca9f7242054cee776
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3046
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEISRealidade virtual Reabilitação Idosos Equilíbrio Marcha.A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.Universidade Católica de Brasília2012-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/304610.18511/rbcm.v20i2.3046Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 2 (2012); 68-750103-171610.31501/rbcm.v20i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/2254https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8087https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8088https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8089https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8179Mussato, RegianeBrandalize, DanielleBrandalize, Michelleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T19:25:51Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3046Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-11-23T19:25:51Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
title NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
spellingShingle NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
Mussato, Regiane
Realidade virtual
Reabilitação
Idosos
Equilíbrio
Marcha.
title_short NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
title_full NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
title_fullStr NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
title_full_unstemmed NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
title_sort NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
author Mussato, Regiane
author_facet Mussato, Regiane
Brandalize, Danielle
Brandalize, Michelle
author_role author
author2 Brandalize, Danielle
Brandalize, Michelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussato, Regiane
Brandalize, Danielle
Brandalize, Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Reabilitação
Idosos
Equilíbrio
Marcha.
topic Realidade virtual
Reabilitação
Idosos
Equilíbrio
Marcha.
description A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046
10.18511/rbcm.v20i2.3046
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v20i2.3046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/2254
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8087
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8088
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8089
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 2 (2012); 68-75
0103-1716
10.31501/rbcm.v20i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1750318207750635520