APTIDÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE JIU-JITSU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gehre, José Augusto Vieira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coelho, João Maurício de Oliveira, Botelho Neto, Willson, Queiroz, José Luiz, Campbell, Carmen Sílvia Grubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1324
Resumo: A força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência, a coordenação e o equilíbrio, estão dentro das capacidades treináveis para o desenvolvimento do jiu-jítsu. O objetivo deste estudo consistiu em comparar a aptidão física e indicadores de crescimento de adolescentes com idade média de 16,04±0,62 anos que estão regulamente matriculados no ensino médio, praticantes ou não de jiu-jítsu. A amostra foi constituída por 25 alunos do ensino médio divididos em três grupos sendo, praticantes de jiu-jítsu iniciantes (GI=9), avançados (GA=7), e controle (GC=9) que não praticavam jiu-jítsu. Os adolescentes foram submetidos à avaliação de peso, altura, %G, pressão arterial de repouso, e uma bateria de testes de aptidão física sugerida por Gaya & Silva (2007). Para a análise estatística foi utilizada ANOVA one-way para as comparações entre os grupos, e a significância estatística foi de p
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