ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776 |
Resumo: | O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas. |
id |
UCB-5_a119f7b102d77ab6da6b1a6531c65f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7776 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”Esporte Desempenho esportivo Escolar.O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.Universidade Católica de Brasília2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/777610.31501/rbcm.v25i4.7776Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 4 (2017); 92-1030103-171610.31501/rbcm.v25i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/5570https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9718https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9719Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Larissa Fernanda PortoFolle, Alexandrade Souza, Paulo Henrique XavierVaz, GilbertoSalles, William das Neves2021-10-22T11:09:11Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7776Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T11:09:11Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
title |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
spellingShingle |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” Maciel, Larissa Fernanda Porto Esporte Desempenho esportivo Escolar. |
title_short |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
title_full |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
title_fullStr |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
title_full_unstemmed |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
title_sort |
ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS” |
author |
Maciel, Larissa Fernanda Porto |
author_facet |
Maciel, Larissa Fernanda Porto Folle, Alexandra de Souza, Paulo Henrique Xavier Vaz, Gilberto Salles, William das Neves |
author_role |
author |
author2 |
Folle, Alexandra de Souza, Paulo Henrique Xavier Vaz, Gilberto Salles, William das Neves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Larissa Fernanda Porto Folle, Alexandra de Souza, Paulo Henrique Xavier Vaz, Gilberto Salles, William das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Desempenho esportivo Escolar. |
topic |
Esporte Desempenho esportivo Escolar. |
description |
O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776 10.31501/rbcm.v25i4.7776 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v25i4.7776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/5570 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9718 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 4 (2017); 92-103 0103-1716 10.31501/rbcm.v25i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304120834719744 |