ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Larissa Fernanda Porto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Folle, Alexandra, de Souza, Paulo Henrique Xavier, Vaz, Gilberto, Salles, William das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776
Resumo: O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.
id UCB-5_a119f7b102d77ab6da6b1a6531c65f5d
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7776
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”Esporte Desempenho esportivo Escolar.O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.Universidade Católica de Brasília2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/777610.31501/rbcm.v25i4.7776Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 4 (2017); 92-1030103-171610.31501/rbcm.v25i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/5570https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9718https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9719Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Larissa Fernanda PortoFolle, Alexandrade Souza, Paulo Henrique XavierVaz, GilbertoSalles, William das Neves2021-10-22T11:09:11Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7776Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T11:09:11Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
title ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
spellingShingle ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
Maciel, Larissa Fernanda Porto
Esporte
Desempenho esportivo
Escolar.
title_short ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
title_full ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
title_fullStr ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
title_full_unstemmed ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
title_sort ENVOLVIMENTO ESPORTIVO E ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-ATLETAS DO PROGRAMA “BASQUETEBOL PARA TODOS”
author Maciel, Larissa Fernanda Porto
author_facet Maciel, Larissa Fernanda Porto
Folle, Alexandra
de Souza, Paulo Henrique Xavier
Vaz, Gilberto
Salles, William das Neves
author_role author
author2 Folle, Alexandra
de Souza, Paulo Henrique Xavier
Vaz, Gilberto
Salles, William das Neves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Larissa Fernanda Porto
Folle, Alexandra
de Souza, Paulo Henrique Xavier
Vaz, Gilberto
Salles, William das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Desempenho esportivo
Escolar.
topic Esporte
Desempenho esportivo
Escolar.
description O objetivo deste estudo quantitativo e descritivo foi analisar o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. A coleta das informações foi realizada com 80 alunos-atletas por meio de questionário. Os dados foram analisados por intermédio de recursos estatísticos descritivos (frequência simples e percentual) e inferenciais (teste Qui-quadrado ou teste Exato de Disher), com auxílio do software SPSS (versão 21). Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo em termos competitivos não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos, sugerindo que quanto maior o tempo destinado aos treinos esportivos, maior o tempo dedicado aos estudos extracurriculares. Além disso, constatou-se a predominância de comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos alunos-atletas, além de ambos incentivarem jogadores e filhos a se tornarem atletas de alto rendimento. Relativamente às estratégias de estudos fora da sala de aula, evidenciou-se que as crianças preferem estudar individualmente e com antecedência para as atividades escolares. Os principais benefícios percebidos para os estudos, advindos do envolvimento esportivo são a concentração, o compromisso e a redução do estresse, enquanto as influências negativas não foram destacadas. Conclui-se que a produção de evidências a este respeito auxiliará na participação em práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, com o intuito de disponibilizar informações para pais e treinadores sobre o nível de cobrança por eles implementado em relação ao envolvimento esportivo e escolar na percepção das crianças envolvidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776
10.31501/rbcm.v25i4.7776
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i4.7776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/5570
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9718
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7776/9719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 4 (2017); 92-103
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120834719744