Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119 |
Resumo: | RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para p |
id |
UCB-5_abf7018364d7d49436bec9e75aa4f77a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11119 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamentalAptidão física Desempenho atlético Desenvolvimento infantil Destreza Motora Saúde da criança.RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para pUniversidade Católica de Brasília2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1111910.31501/rbcm.v28i3.11119Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/7454https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10604https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10605https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10606Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, Vanessa ReginaSilveira, João Francisco de CastroSehn, Ana PaulaVogt, Bruna DahmerSchneiders, Letícia de BorbaReuter, Cézane Priscila2021-06-30T17:47:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11119Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-06-30T17:47:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
title |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
spellingShingle |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental Jung, Vanessa Regina Aptidão física Desempenho atlético Desenvolvimento infantil Destreza Motora Saúde da criança. |
title_short |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
title_full |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
title_fullStr |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
title_sort |
Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental |
author |
Jung, Vanessa Regina |
author_facet |
Jung, Vanessa Regina Silveira, João Francisco de Castro Sehn, Ana Paula Vogt, Bruna Dahmer Schneiders, Letícia de Borba Reuter, Cézane Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, João Francisco de Castro Sehn, Ana Paula Vogt, Bruna Dahmer Schneiders, Letícia de Borba Reuter, Cézane Priscila |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jung, Vanessa Regina Silveira, João Francisco de Castro Sehn, Ana Paula Vogt, Bruna Dahmer Schneiders, Letícia de Borba Reuter, Cézane Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão física Desempenho atlético Desenvolvimento infantil Destreza Motora Saúde da criança. |
topic |
Aptidão física Desempenho atlético Desenvolvimento infantil Destreza Motora Saúde da criança. |
description |
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para p |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119 10.31501/rbcm.v28i3.11119 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v28i3.11119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/7454 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10604 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10605 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020) 0103-1716 10.31501/rbcm.v28i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121844498432 |