Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Vanessa Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, João Francisco de Castro, Sehn, Ana Paula, Vogt, Bruna Dahmer, Schneiders, Letícia de Borba, Reuter, Cézane Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119
Resumo: RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para p
id UCB-5_abf7018364d7d49436bec9e75aa4f77a
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11119
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamentalAptidão física Desempenho atlético Desenvolvimento infantil Destreza Motora Saúde da criança.RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para pUniversidade Católica de Brasília2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1111910.31501/rbcm.v28i3.11119Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/7454https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10604https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10605https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10606Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, Vanessa ReginaSilveira, João Francisco de CastroSehn, Ana PaulaVogt, Bruna DahmerSchneiders, Letícia de BorbaReuter, Cézane Priscila2021-06-30T17:47:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11119Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-06-30T17:47:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
title Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
spellingShingle Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
Jung, Vanessa Regina
Aptidão física
Desempenho atlético
Desenvolvimento infantil
Destreza Motora
Saúde da criança.
title_short Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
title_full Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
title_fullStr Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
title_full_unstemmed Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
title_sort Diferenças no desempenho motor entre escolares que possuem ou não professor de Educação Física nos anos inicias do ensino fundamental
author Jung, Vanessa Regina
author_facet Jung, Vanessa Regina
Silveira, João Francisco de Castro
Sehn, Ana Paula
Vogt, Bruna Dahmer
Schneiders, Letícia de Borba
Reuter, Cézane Priscila
author_role author
author2 Silveira, João Francisco de Castro
Sehn, Ana Paula
Vogt, Bruna Dahmer
Schneiders, Letícia de Borba
Reuter, Cézane Priscila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Vanessa Regina
Silveira, João Francisco de Castro
Sehn, Ana Paula
Vogt, Bruna Dahmer
Schneiders, Letícia de Borba
Reuter, Cézane Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Desempenho atlético
Desenvolvimento infantil
Destreza Motora
Saúde da criança.
topic Aptidão física
Desempenho atlético
Desenvolvimento infantil
Destreza Motora
Saúde da criança.
description RESUMO: O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para p
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119
10.31501/rbcm.v28i3.11119
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v28i3.11119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/7454
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10604
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10605
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11119/10606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020)
0103-1716
10.31501/rbcm.v28i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121844498432