VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenorio, Maria Cecília Marinho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tassitano, Rafael Miranda, Bergmann, Gabriel Gustavo, Lima, Marília de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300
Resumo: A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil.
id UCB-5_f1f762f70ae4fd949df4fa72cfd9805b
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9300
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAMotivação Educação FísicaAdolescente ValidaçãoA Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/930010.31501/rbcm.v27i4.9300Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 156-1670103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/6610https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10022https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10023https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10024Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenorio, Maria Cecília MarinhoTassitano, Rafael MirandaBergmann, Gabriel GustavoLima, Marília de Carvalho2020-04-03T16:08:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9300Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-03T16:08:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tenorio, Maria Cecília Marinho
Motivação
Educação Física
Adolescente
Validação
title_short VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Tenorio, Maria Cecília Marinho
author_facet Tenorio, Maria Cecília Marinho
Tassitano, Rafael Miranda
Bergmann, Gabriel Gustavo
Lima, Marília de Carvalho
author_role author
author2 Tassitano, Rafael Miranda
Bergmann, Gabriel Gustavo
Lima, Marília de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenorio, Maria Cecília Marinho
Tassitano, Rafael Miranda
Bergmann, Gabriel Gustavo
Lima, Marília de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Educação Física
Adolescente
Validação
topic Motivação
Educação Física
Adolescente
Validação
description A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300
10.31501/rbcm.v27i4.9300
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i4.9300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/6610
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10022
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10023
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 156-167
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121239470080