VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300 |
Resumo: | A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil. |
id |
UCB-5_f1f762f70ae4fd949df4fa72cfd9805b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9300 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAMotivação Educação FísicaAdolescente ValidaçãoA Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/930010.31501/rbcm.v27i4.9300Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 156-1670103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/6610https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10022https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10023https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10024Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenorio, Maria Cecília MarinhoTassitano, Rafael MirandaBergmann, Gabriel GustavoLima, Marília de Carvalho2020-04-03T16:08:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9300Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-03T16:08:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Tenorio, Maria Cecília Marinho Motivação Educação Física Adolescente Validação |
title_short |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
VALIDAÇÃO DO PERCEIVED LOCUS OF CAUSALITY QUESTIONNAIRE PARA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Tenorio, Maria Cecília Marinho |
author_facet |
Tenorio, Maria Cecília Marinho Tassitano, Rafael Miranda Bergmann, Gabriel Gustavo Lima, Marília de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Tassitano, Rafael Miranda Bergmann, Gabriel Gustavo Lima, Marília de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenorio, Maria Cecília Marinho Tassitano, Rafael Miranda Bergmann, Gabriel Gustavo Lima, Marília de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Educação Física Adolescente Validação |
topic |
Motivação Educação Física Adolescente Validação |
description |
A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcinar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo validar o Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para participação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente ? de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 59,1% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300 10.31501/rbcm.v27i4.9300 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i4.9300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/6610 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10022 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10023 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9300/10024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 156-167 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121239470080 |