AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Victor Lana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Dirceu Santos, Marins, João Carlos Bouzas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9689
Resumo: O processo avaliativo configura-se como a trilha mais segura para verificar o nível de excelência de uma política pública. Ao ser incorporada à sua rotina, a avaliação pode fornecer subsídios para as tomadas de decisão e ações de um conjunto de atores interessados nesse processo. Servindo, desta forma, de insumo para mudanças que visam melhorar o desempenho de um programa na execução dos seus objetivos e metas previstas. O presente estudo tem por objetivo avaliar o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir da análise dos objetivos propostos pelo ME para o PSTU; da eficácia e eficiência do convênio 159/2011; e dos impactos do programa no esporte universitário da UFV. Foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com os dirigentes da universidade. No tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o PSTU, na UFV, cumpriu parte considerável dos objetivos traçados pelo programa. No que tange à eficácia da política pública, este cumpriu e superou as metas de atendimento e oferta de modalidades pactuadas. Quanto à eficiência, conseguiu aumentar o atendimento e manter a qualidade das intervenções. Após o término do convênio com o Ministério do Esporte (ME), a UFV desenvolveu o Programa Esporte e Lazer na UFV (PELU) no Campus de Viçosa, ação que busca dar continuidade ao oferecimento de modalidades esportivas na perspectiva do esporte educacional. Concluiu-se que o PSTU na UFV, foi uma política pública eficaz, atendendo majoritariamente as metas do ME, sendo eficiente e efetiva socialmente, deixando uma estrutura técnica para o desenvolvimento de outras ações com o mesmo objetivo na UFV.
id UCB-5_f483ec71254f019ae5644c4c7754d182
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9689
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAAvaliação Política Pública Esporte.O processo avaliativo configura-se como a trilha mais segura para verificar o nível de excelência de uma política pública. Ao ser incorporada à sua rotina, a avaliação pode fornecer subsídios para as tomadas de decisão e ações de um conjunto de atores interessados nesse processo. Servindo, desta forma, de insumo para mudanças que visam melhorar o desempenho de um programa na execução dos seus objetivos e metas previstas. O presente estudo tem por objetivo avaliar o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir da análise dos objetivos propostos pelo ME para o PSTU; da eficácia e eficiência do convênio 159/2011; e dos impactos do programa no esporte universitário da UFV. Foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com os dirigentes da universidade. No tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o PSTU, na UFV, cumpriu parte considerável dos objetivos traçados pelo programa. No que tange à eficácia da política pública, este cumpriu e superou as metas de atendimento e oferta de modalidades pactuadas. Quanto à eficiência, conseguiu aumentar o atendimento e manter a qualidade das intervenções. Após o término do convênio com o Ministério do Esporte (ME), a UFV desenvolveu o Programa Esporte e Lazer na UFV (PELU) no Campus de Viçosa, ação que busca dar continuidade ao oferecimento de modalidades esportivas na perspectiva do esporte educacional. Concluiu-se que o PSTU na UFV, foi uma política pública eficaz, atendendo majoritariamente as metas do ME, sendo eficiente e efetiva socialmente, deixando uma estrutura técnica para o desenvolvimento de outras ações com o mesmo objetivo na UFV.Universidade Católica de Brasília2019-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/968910.31501/rbcm.v27i1.9689Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 150-1630103-171610.31501/rbcm.v27i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9689/6132Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Victor LanaSilva, Dirceu SantosMarins, João Carlos Bouzas2020-04-14T11:50:40Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9689Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T11:50:40Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
title AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
spellingShingle AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Gonçalves, Victor Lana
Avaliação
Política Pública
Esporte.
title_short AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
title_full AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
title_fullStr AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
title_sort AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
author Gonçalves, Victor Lana
author_facet Gonçalves, Victor Lana
Silva, Dirceu Santos
Marins, João Carlos Bouzas
author_role author
author2 Silva, Dirceu Santos
Marins, João Carlos Bouzas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Victor Lana
Silva, Dirceu Santos
Marins, João Carlos Bouzas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Política Pública
Esporte.
topic Avaliação
Política Pública
Esporte.
description O processo avaliativo configura-se como a trilha mais segura para verificar o nível de excelência de uma política pública. Ao ser incorporada à sua rotina, a avaliação pode fornecer subsídios para as tomadas de decisão e ações de um conjunto de atores interessados nesse processo. Servindo, desta forma, de insumo para mudanças que visam melhorar o desempenho de um programa na execução dos seus objetivos e metas previstas. O presente estudo tem por objetivo avaliar o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir da análise dos objetivos propostos pelo ME para o PSTU; da eficácia e eficiência do convênio 159/2011; e dos impactos do programa no esporte universitário da UFV. Foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com os dirigentes da universidade. No tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o PSTU, na UFV, cumpriu parte considerável dos objetivos traçados pelo programa. No que tange à eficácia da política pública, este cumpriu e superou as metas de atendimento e oferta de modalidades pactuadas. Quanto à eficiência, conseguiu aumentar o atendimento e manter a qualidade das intervenções. Após o término do convênio com o Ministério do Esporte (ME), a UFV desenvolveu o Programa Esporte e Lazer na UFV (PELU) no Campus de Viçosa, ação que busca dar continuidade ao oferecimento de modalidades esportivas na perspectiva do esporte educacional. Concluiu-se que o PSTU na UFV, foi uma política pública eficaz, atendendo majoritariamente as metas do ME, sendo eficiente e efetiva socialmente, deixando uma estrutura técnica para o desenvolvimento de outras ações com o mesmo objetivo na UFV.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9689
10.31501/rbcm.v27i1.9689
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9689
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i1.9689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9689/6132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 150-163
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121267781632