ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Érico Felden
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Jana Perrone, Andrade, Rubian Diego, Pelegrini, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (p
id UCB-5_fa482c2e3ac522f10d6e04f24faf07bd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4801
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21educação física ensino superior avaliação educacionalO objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (pUniversidade Católica de Brasília2014-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/480110.18511/rbcm.v22i4.4801Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 13-210103-171610.31501/rbcm.v22i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/3488https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/8672Pereira, Érico FeldenMachado, Jana PerroneAndrade, Rubian DiegoPelegrini, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:11Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4801Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:11Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
title ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
spellingShingle ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
Pereira, Érico Felden
educação física
ensino superior
avaliação educacional
title_short ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
title_full ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
title_fullStr ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
title_full_unstemmed ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
title_sort ASSOCIAÇÃO ENTRE ROTINAS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p13-21
author Pereira, Érico Felden
author_facet Pereira, Érico Felden
Machado, Jana Perrone
Andrade, Rubian Diego
Pelegrini, Andreia
author_role author
author2 Machado, Jana Perrone
Andrade, Rubian Diego
Pelegrini, Andreia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Érico Felden
Machado, Jana Perrone
Andrade, Rubian Diego
Pelegrini, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
ensino superior
avaliação educacional
topic educação física
ensino superior
avaliação educacional
description O objetivo deste estudo foi investigar associações entre rotinas de estudos e desempenho acadêmico em universitários ingressantes no ensino superior em Educação Física (licenciatura e bacharelado). Refere-se a um estudo de acompanhamento no qual foram investigadas questões como as horas de estudos, rotinas de estudos e desempenho acadêmico no início da graduação em Educação Física e ao finalizar o primeiro semestre do curso de graduação. A média de idade dos 55 acadêmicos participantes do estudo foi de 21 anos. Por meio da análise de diferenças dos valores médios entre os grupos com o teste de Kruskal-Wallis, verificou-se redução nas horas semanais de estudo extracurriculares no curso de Bacharelado durante a primeira fase do curso. Os acadêmicos de ambos os cursos aumentaram os hábitos de realizar anotações em sala de aula, mas reduziram as leituras recomendadas pelo professor durante a primeira fase do curso. O índice acadêmico, com média de 7,7(1,0), não diferiu entre os cursos de licenciatura e bacharelado (p=0,242), porém foi verificado que as mulheres apresentaram índice acadêmico superior ao dos homens (p=0,003). A média de horas semanais de estudos, do grupo geral, na primeira avaliação foi de 5,8(6,5) horas e, na segunda avaliação, de 6,1(6,9) horas, sendo esta diferença não significativa (p=0,603). As variáveis de estudos correlacionadas com o desempenho acadêmico foram as horas de estudo (p=0,019), realização de anotações em sala de aula (p
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801
10.18511/rbcm.v22i4.4801
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v22i4.4801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/3488
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4801/8672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 13-21
0103-1716
10.31501/rbcm.v22i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119344693248