John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Karina Denari G. de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Mauro Osório da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596
Resumo: O paper tem por objetivo aplicar a teoria da Sabedoria Convencional (Conventional Wisdom) do economista John Kenneth Galbraith na análise comportamental e decisória do Supremo Tribunal Federal. Pretendemos num primeiro momento traçar as principais contribuições da Economia Institucional nos últimos anos, com um panorama de algumas de suas principais ideias. Após a reconstrução da teoria econômica, faremos uma análise de como a Sabedoria Convencional é integrada na tomada de decisões das questões constitucionais e no comportamento institucional da Corte Constitucional brasileira. A tese que será desenvolvida é a de que o Supremo Tribunal Federal, apesar de ter locus constitucional como um fórum de razão pública e deliberação técnica, é ator político, e como tal, se legitima perante a sociedade e constrói sua reputação com assento na opinião pública. Por conta de uma demanda de aceitação social, veremos que o Supremo Tribunal Federal incorpora, em alguma medida, elementos da Sabedoria Convencional. Serão questionadas a medida de influência da Sabedoria Convencional para a construção reputacional perante suas audiências e se é desejável essa aproximação, dada sua capacidade institucional técnico-jurídica e contra majoritária face aos demais poderes.
id UCB-6_e5a48428452d0879b0b6e11dbc7384c6
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8596
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?John Kenneth Galbraith. Conventional Wisdom. Sabedoria Convencional. Supremo Tribunal Federal. Reputação Judicial.O paper tem por objetivo aplicar a teoria da Sabedoria Convencional (Conventional Wisdom) do economista John Kenneth Galbraith na análise comportamental e decisória do Supremo Tribunal Federal. Pretendemos num primeiro momento traçar as principais contribuições da Economia Institucional nos últimos anos, com um panorama de algumas de suas principais ideias. Após a reconstrução da teoria econômica, faremos uma análise de como a Sabedoria Convencional é integrada na tomada de decisões das questões constitucionais e no comportamento institucional da Corte Constitucional brasileira. A tese que será desenvolvida é a de que o Supremo Tribunal Federal, apesar de ter locus constitucional como um fórum de razão pública e deliberação técnica, é ator político, e como tal, se legitima perante a sociedade e constrói sua reputação com assento na opinião pública. Por conta de uma demanda de aceitação social, veremos que o Supremo Tribunal Federal incorpora, em alguma medida, elementos da Sabedoria Convencional. Serão questionadas a medida de influência da Sabedoria Convencional para a construção reputacional perante suas audiências e se é desejável essa aproximação, dada sua capacidade institucional técnico-jurídica e contra majoritária face aos demais poderes.Universidade Católica de Brasília2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-40Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-40Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-402178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596/5659Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Karina Denari G. deSilva, Mauro Osório da2023-06-15T18:35:50Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8596Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:35:50Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
title John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
spellingShingle John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
Mattos, Karina Denari G. de
John Kenneth Galbraith. Conventional Wisdom. Sabedoria Convencional. Supremo Tribunal Federal. Reputação Judicial.
title_short John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
title_full John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
title_fullStr John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
title_full_unstemmed John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
title_sort John Kenneth Galbraith e Reputação Judicial: Como o Supremo Tribunal Federal interage com a Sabedoria Convencional?
author Mattos, Karina Denari G. de
author_facet Mattos, Karina Denari G. de
Silva, Mauro Osório da
author_role author
author2 Silva, Mauro Osório da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Karina Denari G. de
Silva, Mauro Osório da
dc.subject.por.fl_str_mv John Kenneth Galbraith. Conventional Wisdom. Sabedoria Convencional. Supremo Tribunal Federal. Reputação Judicial.
topic John Kenneth Galbraith. Conventional Wisdom. Sabedoria Convencional. Supremo Tribunal Federal. Reputação Judicial.
description O paper tem por objetivo aplicar a teoria da Sabedoria Convencional (Conventional Wisdom) do economista John Kenneth Galbraith na análise comportamental e decisória do Supremo Tribunal Federal. Pretendemos num primeiro momento traçar as principais contribuições da Economia Institucional nos últimos anos, com um panorama de algumas de suas principais ideias. Após a reconstrução da teoria econômica, faremos uma análise de como a Sabedoria Convencional é integrada na tomada de decisões das questões constitucionais e no comportamento institucional da Corte Constitucional brasileira. A tese que será desenvolvida é a de que o Supremo Tribunal Federal, apesar de ter locus constitucional como um fórum de razão pública e deliberação técnica, é ator político, e como tal, se legitima perante a sociedade e constrói sua reputação com assento na opinião pública. Por conta de uma demanda de aceitação social, veremos que o Supremo Tribunal Federal incorpora, em alguma medida, elementos da Sabedoria Convencional. Serão questionadas a medida de influência da Sabedoria Convencional para a construção reputacional perante suas audiências e se é desejável essa aproximação, dada sua capacidade institucional técnico-jurídica e contra majoritária face aos demais poderes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/8596/5659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-40
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-40
Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 1 (2018): Economic Analysis of Law Review; 19-40
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675420629958656