CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053 |
Resumo: | O objetivo da presente investigação consiste em identificar as concepções e perspectivas de adolescentes que realizam os exames supletivos, e de seus respectivos familiares e/ou responsáveis, sobre a escolarização. O estudo caracteriza-se por ser descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada na Comissão Permanente de Avaliação – CPA de um colégio estadual localizado em Salvador/Bahia. Participaram do estudo 30 candidatos(as) adolescentes e seus(suas) respectivos(as) pais, mães ou responsáveis, que optaram pela CPA da referida escola para realizarem os Exames Supletivos. No total foram 60 participantes. Para a coleta de dados foram construídos dois roteiros semiestruturados de entrevistas: um para os adolescentes e outro para seus pais/responsáveis. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal. Os participantes foram acessados e entrevistados no contexto escolar em questão. Os dados foram analisados construindo categorias a partir das respostas obtidas e calculando-se as respectivas porcentagens. Os principais resultados foram: para os/as pais/mães e responsáveis de todas as camadas sociais, a principal perspectiva é a de que o(a) adolescente realizasse os exames supletivos para regularizar a sua vida escolar ou antecipar o ingresso dele(a) na universidade, assim como queriam que o(a) filho(a) concluísse o ensino médio com maior rapidez por estar em defasagem idade/série. Por sua vez, para alguns jovens, as perspectivas estavam voltadas para obter a certificação para poder inserir-se mais facilmente no mercado de trabalho. Para os adolescentes e seus pais/mães ou responsáveis, a escola é vista, principalmente, como um local de aprendizagem e de convívio social. Assim como consiste em um local para adquirir um estudo melhor e aprender. A educação é valorizada pelos participantes, mas há a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam o processo de escolarização de qualidade para todos, numa sociedade que a cada dia exige mais capacitação de seus cidadãos. |
id |
UCP-2_f607b37b2d449c6ad419488b73533e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2053 |
network_acronym_str |
UCP-2 |
network_name_str |
Synesis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃOO objetivo da presente investigação consiste em identificar as concepções e perspectivas de adolescentes que realizam os exames supletivos, e de seus respectivos familiares e/ou responsáveis, sobre a escolarização. O estudo caracteriza-se por ser descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada na Comissão Permanente de Avaliação – CPA de um colégio estadual localizado em Salvador/Bahia. Participaram do estudo 30 candidatos(as) adolescentes e seus(suas) respectivos(as) pais, mães ou responsáveis, que optaram pela CPA da referida escola para realizarem os Exames Supletivos. No total foram 60 participantes. Para a coleta de dados foram construídos dois roteiros semiestruturados de entrevistas: um para os adolescentes e outro para seus pais/responsáveis. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal. Os participantes foram acessados e entrevistados no contexto escolar em questão. Os dados foram analisados construindo categorias a partir das respostas obtidas e calculando-se as respectivas porcentagens. Os principais resultados foram: para os/as pais/mães e responsáveis de todas as camadas sociais, a principal perspectiva é a de que o(a) adolescente realizasse os exames supletivos para regularizar a sua vida escolar ou antecipar o ingresso dele(a) na universidade, assim como queriam que o(a) filho(a) concluísse o ensino médio com maior rapidez por estar em defasagem idade/série. Por sua vez, para alguns jovens, as perspectivas estavam voltadas para obter a certificação para poder inserir-se mais facilmente no mercado de trabalho. Para os adolescentes e seus pais/mães ou responsáveis, a escola é vista, principalmente, como um local de aprendizagem e de convívio social. Assim como consiste em um local para adquirir um estudo melhor e aprender. A educação é valorizada pelos participantes, mas há a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam o processo de escolarização de qualidade para todos, numa sociedade que a cada dia exige mais capacitação de seus cidadãos.UCP2021-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 13 No. 1 (2021): JAN.-JUL.; 18-39Synesis (ISSN 1984-6754); v. 13 n. 1 (2021): JAN.-JUL.; 18-391984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053/907Cruz, Ariadne de AraújoMoreira, Lúcia Vaz de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:33:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2053Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:33:50Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
title |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO Cruz, Ariadne de Araújo |
title_short |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
title_full |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
title_sort |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE ADOLESCENTES E FAMILIARES EM BUSCA DOS EXAMES SUPLETIVOS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO |
author |
Cruz, Ariadne de Araújo |
author_facet |
Cruz, Ariadne de Araújo Moreira, Lúcia Vaz de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Lúcia Vaz de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Ariadne de Araújo Moreira, Lúcia Vaz de Campos |
description |
O objetivo da presente investigação consiste em identificar as concepções e perspectivas de adolescentes que realizam os exames supletivos, e de seus respectivos familiares e/ou responsáveis, sobre a escolarização. O estudo caracteriza-se por ser descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada na Comissão Permanente de Avaliação – CPA de um colégio estadual localizado em Salvador/Bahia. Participaram do estudo 30 candidatos(as) adolescentes e seus(suas) respectivos(as) pais, mães ou responsáveis, que optaram pela CPA da referida escola para realizarem os Exames Supletivos. No total foram 60 participantes. Para a coleta de dados foram construídos dois roteiros semiestruturados de entrevistas: um para os adolescentes e outro para seus pais/responsáveis. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal. Os participantes foram acessados e entrevistados no contexto escolar em questão. Os dados foram analisados construindo categorias a partir das respostas obtidas e calculando-se as respectivas porcentagens. Os principais resultados foram: para os/as pais/mães e responsáveis de todas as camadas sociais, a principal perspectiva é a de que o(a) adolescente realizasse os exames supletivos para regularizar a sua vida escolar ou antecipar o ingresso dele(a) na universidade, assim como queriam que o(a) filho(a) concluísse o ensino médio com maior rapidez por estar em defasagem idade/série. Por sua vez, para alguns jovens, as perspectivas estavam voltadas para obter a certificação para poder inserir-se mais facilmente no mercado de trabalho. Para os adolescentes e seus pais/mães ou responsáveis, a escola é vista, principalmente, como um local de aprendizagem e de convívio social. Assim como consiste em um local para adquirir um estudo melhor e aprender. A educação é valorizada pelos participantes, mas há a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam o processo de escolarização de qualidade para todos, numa sociedade que a cada dia exige mais capacitação de seus cidadãos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053 |
url |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2053/907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 13 No. 1 (2021): JAN.-JUL.; 18-39 Synesis (ISSN 1984-6754); v. 13 n. 1 (2021): JAN.-JUL.; 18-39 1984-6754 1678-6785 reponame:Synesis (Online) instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP) instacron:UCP |
instname_str |
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
instacron_str |
UCP |
institution |
UCP |
reponame_str |
Synesis (Online) |
collection |
Synesis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br |
_version_ |
1797042085979750400 |