Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniele Soares de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/299
Resumo: Nas últimas décadas, tem-se presenciado, dentro do campo da Linguística Aplicada, a discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa. Na tentativa de contribuir para esta discussão, a presente pesquisa, desenvolvida no campo escolar, contou com a participação de alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Bagé/RS/Brasil. A atividade de interesse investigativo foi o processo de produção de vídeos por estes alunos. O objetivo de tal ação escolar era proporcionar-lhes uma discussão sobre língua, possibilitando a liberdade e autonomia para explorarem o tema. Por acreditar que as atividades de sala de aula envolvendo a língua devam privilegiar o uso efetivo desta, o foco desta pesquisa centra-se na análise do uso desses vídeos como recurso de aprendizagem e de interação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Este trabalho tenta contribuir para a área do ensino de Língua Portuguesa pela investigação que faz do vídeo como instrumento de aprendizagem de e sobre língua. A partir da perspectiva da Teoria da Atividade com base em Vygotsky(1930/2002), Leontiev (1978/2003) e Engeström (1987), procurou-se analisar as produções dos discentes. A principal conclusão foi que os resultados esperados pelo professor nem sempre casam com os objetivos das atividades pelo fato de para o aluno não ficar clara a meta da atividade. Enfim, a Teoria da Atividade ajuda a olhar a atividade como um todo, permitindo ao professor entender a sua prática
id UCPe_bd59fb886d2fdfc1420f6bff0aadbec0
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/299
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexãoensino de línguavídeoteoria da atividadelanguage teachingVideoactivity theoryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANas últimas décadas, tem-se presenciado, dentro do campo da Linguística Aplicada, a discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa. Na tentativa de contribuir para esta discussão, a presente pesquisa, desenvolvida no campo escolar, contou com a participação de alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Bagé/RS/Brasil. A atividade de interesse investigativo foi o processo de produção de vídeos por estes alunos. O objetivo de tal ação escolar era proporcionar-lhes uma discussão sobre língua, possibilitando a liberdade e autonomia para explorarem o tema. Por acreditar que as atividades de sala de aula envolvendo a língua devam privilegiar o uso efetivo desta, o foco desta pesquisa centra-se na análise do uso desses vídeos como recurso de aprendizagem e de interação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Este trabalho tenta contribuir para a área do ensino de Língua Portuguesa pela investigação que faz do vídeo como instrumento de aprendizagem de e sobre língua. A partir da perspectiva da Teoria da Atividade com base em Vygotsky(1930/2002), Leontiev (1978/2003) e Engeström (1987), procurou-se analisar as produções dos discentes. A principal conclusão foi que os resultados esperados pelo professor nem sempre casam com os objetivos das atividades pelo fato de para o aluno não ficar clara a meta da atividade. Enfim, a Teoria da Atividade ajuda a olhar a atividade como um todo, permitindo ao professor entender a sua práticaOver the last decades, there has been a discussion about the Portuguese language teaching in the linguistic field. In an attempt to contribute to this discussion, this study, which was developed in a school context, has had the participation of high school students of a private school from Bagé, a city in RS, Brazil. The activity investigated was these students‟ video production process. The aim of this school action was to provide them a discussion about language, enabling them to explore the topic freely and autonomously. Once we believe that the classroom activities that involve language should privilege its effective use, the focus of this research is the analysis of these videos as a learning and interaction resource during 1st year high school students‟ Portuguese classes. This work attempts to contribute for the Portuguese language area through the investigation carried out on videos as learning instruments of and about language. From the perspective of the Activity Theory, based on Vygotsky (1930/2002), Leontiev (1978/2003) and Engeström (1987), the students‟ productions were analyzed. The main conclusion was that the results expected by the teacher do not always match the aims of the activities because of the fact that the goal of the activity is not clear for the student. Thus, the Activity Theory helps to see the activity as a whole, allowing the teacher to understand his/her practiceUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Lima, Daniele Soares de2016-03-22T17:27:06Z2014-03-312013-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Daniele Soares de. Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
title Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
spellingShingle Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
Lima, Daniele Soares de
ensino de língua
vídeo
teoria da atividade
language teaching
Video
activity theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
title_full Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
title_fullStr Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
title_full_unstemmed Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
title_sort Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão
author Lima, Daniele Soares de
author_facet Lima, Daniele Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniele Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua
vídeo
teoria da atividade
language teaching
Video
activity theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic ensino de língua
vídeo
teoria da atividade
language teaching
Video
activity theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Nas últimas décadas, tem-se presenciado, dentro do campo da Linguística Aplicada, a discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa. Na tentativa de contribuir para esta discussão, a presente pesquisa, desenvolvida no campo escolar, contou com a participação de alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Bagé/RS/Brasil. A atividade de interesse investigativo foi o processo de produção de vídeos por estes alunos. O objetivo de tal ação escolar era proporcionar-lhes uma discussão sobre língua, possibilitando a liberdade e autonomia para explorarem o tema. Por acreditar que as atividades de sala de aula envolvendo a língua devam privilegiar o uso efetivo desta, o foco desta pesquisa centra-se na análise do uso desses vídeos como recurso de aprendizagem e de interação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Este trabalho tenta contribuir para a área do ensino de Língua Portuguesa pela investigação que faz do vídeo como instrumento de aprendizagem de e sobre língua. A partir da perspectiva da Teoria da Atividade com base em Vygotsky(1930/2002), Leontiev (1978/2003) e Engeström (1987), procurou-se analisar as produções dos discentes. A principal conclusão foi que os resultados esperados pelo professor nem sempre casam com os objetivos das atividades pelo fato de para o aluno não ficar clara a meta da atividade. Enfim, a Teoria da Atividade ajuda a olhar a atividade como um todo, permitindo ao professor entender a sua prática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
2014-03-31
2016-03-22T17:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Daniele Soares de. Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/299
identifier_str_mv LIMA, Daniele Soares de. Atenção gravando! Produção de vídeos por alunos do ensino médio - a língua como objeto de reflexão. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1791525698541715456