Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Lima, Daniele Soares de |
Data de Publicação: |
2013 |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/299
|
Resumo: |
Nas últimas décadas, tem-se presenciado, dentro do campo da Linguística Aplicada, a discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa. Na tentativa de contribuir para esta discussão, a presente pesquisa, desenvolvida no campo escolar, contou com a participação de alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Bagé/RS/Brasil. A atividade de interesse investigativo foi o processo de produção de vídeos por estes alunos. O objetivo de tal ação escolar era proporcionar-lhes uma discussão sobre língua, possibilitando a liberdade e autonomia para explorarem o tema. Por acreditar que as atividades de sala de aula envolvendo a língua devam privilegiar o uso efetivo desta, o foco desta pesquisa centra-se na análise do uso desses vídeos como recurso de aprendizagem e de interação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Este trabalho tenta contribuir para a área do ensino de Língua Portuguesa pela investigação que faz do vídeo como instrumento de aprendizagem de e sobre língua. A partir da perspectiva da Teoria da Atividade com base em Vygotsky(1930/2002), Leontiev (1978/2003) e Engeström (1987), procurou-se analisar as produções dos discentes. A principal conclusão foi que os resultados esperados pelo professor nem sempre casam com os objetivos das atividades pelo fato de para o aluno não ficar clara a meta da atividade. Enfim, a Teoria da Atividade ajuda a olhar a atividade como um todo, permitindo ao professor entender a sua prática |