Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Veridiana P
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/464
Resumo: O foco da presente pesquisa foi a Consciência Morfológica, que é a capacidade de refletir sobre os morfemas da língua. Foi analisada a Consciência Morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, a partir de palavras em cuja estrutura estão presentes especialmente os sufixos derivacionais -eiro, -ista, -or, o sufixo flexional de gênero e os prefixos des- e re-. Centrado nas capacidades de produção e de reconhecimento de morfemas, o estudo integrou a aplicação de tarefas, divididas nesses dois grandes eixos: quatro foram as tarefas de produção de morfemas (Tarefa de Produção de Família Lexical, Tarefa de Produção de Palavras com Sufixos Agentivos, Tarefa de Produção de Morfema Flexional de Gênero com Pseudovocábulos, Tarefa de Produção de Prefixos) e quatro foram as tarefas de reconhecimento de morfemas (Tarefa de Reconhecimento de Morfema-Base, Tarefa de Reconhecimento de Sufixos Agentivos, Tarefa de Reconhecimento de Morfema Flexional de Gênero, Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos). Outros afixos também passaram a fazer parte da análise, como os sufixos -inho e -ão, em razão de respostas a questões abertas presentes nas tarefas propostas. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, sendo 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1 – crianças não alfabetizadas, com idade entre 4 e 5 anos; Grupo 2 – crianças em processo de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos. Os resultados mostraram o crescimento gradual da Consciência Morfológica à medida que aumenta a idade das crianças e o contato com o processo de alfabetização, embora já se mostre presente desde a primeira faixa etária que integrou o estudo. As crianças obtiveram maior sucesso nas tarefas de reconhecimento de morfemas do que nas de produção, e os dados mostraram que a consciência de prefixos se apresentou mais complexa do que a de sufixos da língua, sendo, portanto, a aquisição da derivação sufixal mais precoce do que a prefixal. Os dados também apontaram níveis de marcação entre os sufixos e os prefixos que foram objeto de análise, assim como níveis de Consciência Morfológica, mostrando-se a maior complexidade na segmentação de morfemas.
id UCPe_c2b24d87cc92a2cd7596c19f51dbc2a8
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/464
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemasconsciência morfológica; sufixos e prefixos; tarefas de produção; tarefas de reconhecimento de morfemasLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600O foco da presente pesquisa foi a Consciência Morfológica, que é a capacidade de refletir sobre os morfemas da língua. Foi analisada a Consciência Morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, a partir de palavras em cuja estrutura estão presentes especialmente os sufixos derivacionais -eiro, -ista, -or, o sufixo flexional de gênero e os prefixos des- e re-. Centrado nas capacidades de produção e de reconhecimento de morfemas, o estudo integrou a aplicação de tarefas, divididas nesses dois grandes eixos: quatro foram as tarefas de produção de morfemas (Tarefa de Produção de Família Lexical, Tarefa de Produção de Palavras com Sufixos Agentivos, Tarefa de Produção de Morfema Flexional de Gênero com Pseudovocábulos, Tarefa de Produção de Prefixos) e quatro foram as tarefas de reconhecimento de morfemas (Tarefa de Reconhecimento de Morfema-Base, Tarefa de Reconhecimento de Sufixos Agentivos, Tarefa de Reconhecimento de Morfema Flexional de Gênero, Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos). Outros afixos também passaram a fazer parte da análise, como os sufixos -inho e -ão, em razão de respostas a questões abertas presentes nas tarefas propostas. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, sendo 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1 – crianças não alfabetizadas, com idade entre 4 e 5 anos; Grupo 2 – crianças em processo de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos. Os resultados mostraram o crescimento gradual da Consciência Morfológica à medida que aumenta a idade das crianças e o contato com o processo de alfabetização, embora já se mostre presente desde a primeira faixa etária que integrou o estudo. As crianças obtiveram maior sucesso nas tarefas de reconhecimento de morfemas do que nas de produção, e os dados mostraram que a consciência de prefixos se apresentou mais complexa do que a de sufixos da língua, sendo, portanto, a aquisição da derivação sufixal mais precoce do que a prefixal. Os dados também apontaram níveis de marcação entre os sufixos e os prefixos que foram objeto de análise, assim como níveis de Consciência Morfológica, mostrando-se a maior complexidade na segmentação de morfemas.The focus of this research was Morphological Awareness, which is the ability to reflect on the morphemes of the language. It was analyzed in data from illiterate children and from children in the literacy process on words whose structures carry, especially, the derivational suffixes -eiro, -ista, -or, the inflectional suffix of gender and the prefixes des- and re-. This study not only focused on the abilities of morpheme production and morpheme recognition but also applied tasks, divided into two main areas: four tasks aimed at morpheme production (Production Task of Lexical Family, Production Task of Words with Agentive Suffixes, Production Task of the Inflection Morpheme of Gender with Pseudo-words, Production Task of Prefixes) and four tasks aimed at morpheme recognition (Recognition Task of Base- Morpheme, Recognition Task of Agentive Suffixes, Recognition Task of the Inflection Morpheme of Gender, Recognition Task of Pseudo-words). Other affixes also became part of the analysis, such as the suffixes -inho and -ão, because of answers to open questions found in the proposed tasks. The corpus was obtained through interviews with 16 children, 8 males and 8 females, divided into two groups: Group 1 - illiterate children, aged 4 and 5 years old; Group 2 - children in the literacy process, aged 6 and 7 years old. Results show the older the children get and the more they advance in the literacy process, the more their Morphological Awareness increases, although it had already been found in the first age group that took part in the study. The children had greater success in morpheme recognition tasks than in production tasks and the data showed that the prefix awareness was more complex than the suffix awareness. Therefore, the acquisition of suffix derivation happens before the prefix one. The data also pointed out levels of markedness among suffixes and prefixes that were reviewed, as well as levels of Morphological Awareness; higher complexity was found in morpheme segmentation.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Matzenauer, Carmen Lúcia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Matzenauer, Carmen Lúcia barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Cunha, Ana Paula Nobre dahttp://lattes.cnpq.br/2459320830644110Alcãntara, Cíntia da Costahttp://lattes.cnpq.br/8128997617839448Borges, Veridiana P2016-07-22T16:28:09Z2015-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBorges, Veridiana P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas. 2015. 154 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
title Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
spellingShingle Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
Borges, Veridiana P
consciência morfológica; sufixos e prefixos; tarefas de produção; tarefas de reconhecimento de morfemas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
title_full Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
title_fullStr Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
title_full_unstemmed Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
title_sort Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas
author Borges, Veridiana P
author_facet Borges, Veridiana P
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
Matzenauer, Carmen Lúcia barreto
http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
Cunha, Ana Paula Nobre da
http://lattes.cnpq.br/2459320830644110
Alcãntara, Cíntia da Costa
http://lattes.cnpq.br/8128997617839448
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Veridiana P
dc.subject.por.fl_str_mv consciência morfológica; sufixos e prefixos; tarefas de produção; tarefas de reconhecimento de morfemas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic consciência morfológica; sufixos e prefixos; tarefas de produção; tarefas de reconhecimento de morfemas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description O foco da presente pesquisa foi a Consciência Morfológica, que é a capacidade de refletir sobre os morfemas da língua. Foi analisada a Consciência Morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, a partir de palavras em cuja estrutura estão presentes especialmente os sufixos derivacionais -eiro, -ista, -or, o sufixo flexional de gênero e os prefixos des- e re-. Centrado nas capacidades de produção e de reconhecimento de morfemas, o estudo integrou a aplicação de tarefas, divididas nesses dois grandes eixos: quatro foram as tarefas de produção de morfemas (Tarefa de Produção de Família Lexical, Tarefa de Produção de Palavras com Sufixos Agentivos, Tarefa de Produção de Morfema Flexional de Gênero com Pseudovocábulos, Tarefa de Produção de Prefixos) e quatro foram as tarefas de reconhecimento de morfemas (Tarefa de Reconhecimento de Morfema-Base, Tarefa de Reconhecimento de Sufixos Agentivos, Tarefa de Reconhecimento de Morfema Flexional de Gênero, Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos). Outros afixos também passaram a fazer parte da análise, como os sufixos -inho e -ão, em razão de respostas a questões abertas presentes nas tarefas propostas. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, sendo 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1 – crianças não alfabetizadas, com idade entre 4 e 5 anos; Grupo 2 – crianças em processo de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos. Os resultados mostraram o crescimento gradual da Consciência Morfológica à medida que aumenta a idade das crianças e o contato com o processo de alfabetização, embora já se mostre presente desde a primeira faixa etária que integrou o estudo. As crianças obtiveram maior sucesso nas tarefas de reconhecimento de morfemas do que nas de produção, e os dados mostraram que a consciência de prefixos se apresentou mais complexa do que a de sufixos da língua, sendo, portanto, a aquisição da derivação sufixal mais precoce do que a prefixal. Os dados também apontaram níveis de marcação entre os sufixos e os prefixos que foram objeto de análise, assim como níveis de Consciência Morfológica, mostrando-se a maior complexidade na segmentação de morfemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
2016-07-22T16:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Borges, Veridiana P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas. 2015. 154 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/464
identifier_str_mv Borges, Veridiana P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas. 2015. 154 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1797958334664409088