O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2004 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Download full: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133 |
Summary: | A pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero. |
id |
UCPe_ca0880b6d636a0708e90ab0ddf8eb95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/133 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAISDocentesgêneroidentidades sociaispós-modernismointeração em sala de aulahegemoniaanálise crítica do discursoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero.This paper identifies and analyses the gender representations of six teachers three men and three women who work with children. The researcher investigates how these teachers contribute to build their students gender identity, by reiterating, through discourse, hegemonic meanings or by trying to break hegemonic masculinity and femininity. The research utilizes theories from post-modernism, such as gender studies, social identities and studies based on classroom interaction between teachers and students. The data was obtained through several procedures: recorded interviews and their transcriptions , class observations with notes by the researcher and focus group discussion with the teachers. The study uses Critical Discourse Analysis, which considers discourse strategies for legitimating control and power. This kind of analysis has three levels textual analysis, discourse practice and social practice. This study, therefore, deals with educational discourse, focusing on how language can contribute to domination and, on the other hand, how it can contribute to social change.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFunck, Susana BornéoCPF:05527694015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7Olioni, Raymundo da Costa2016-03-22T17:26:29Z2006-05-162004-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
title |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
spellingShingle |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS Olioni, Raymundo da Costa Docentes gênero identidades sociais pós-modernismo interação em sala de aula hegemonia análise crítica do discurso CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
title_full |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
title_fullStr |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
title_full_unstemmed |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
title_sort |
O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS |
author |
Olioni, Raymundo da Costa |
author_facet |
Olioni, Raymundo da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Funck, Susana Bornéo CPF:05527694015 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olioni, Raymundo da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes gênero identidades sociais pós-modernismo interação em sala de aula hegemonia análise crítica do discurso CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Docentes gênero identidades sociais pós-modernismo interação em sala de aula hegemonia análise crítica do discurso CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
A pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-27 2006-05-16 2016-03-22T17:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133 |
identifier_str_mv |
OLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1797958332791652352 |