O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS

Bibliographic Details
Main Author: Olioni, Raymundo da Costa
Publication Date: 2004
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Download full: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133
Summary: A pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero.
id UCPe_ca0880b6d636a0708e90ab0ddf8eb95e
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/133
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAISDocentesgêneroidentidades sociaispós-modernismointeração em sala de aulahegemoniaanálise crítica do discursoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero.This paper identifies and analyses the gender representations of six teachers three men and three women who work with children. The researcher investigates how these teachers contribute to build their students gender identity, by reiterating, through discourse, hegemonic meanings or by trying to break hegemonic masculinity and femininity. The research utilizes theories from post-modernism, such as gender studies, social identities and studies based on classroom interaction between teachers and students. The data was obtained through several procedures: recorded interviews and their transcriptions , class observations with notes by the researcher and focus group discussion with the teachers. The study uses Critical Discourse Analysis, which considers discourse strategies for legitimating control and power. This kind of analysis has three levels textual analysis, discourse practice and social practice. This study, therefore, deals with educational discourse, focusing on how language can contribute to domination and, on the other hand, how it can contribute to social change.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFunck, Susana BornéoCPF:05527694015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7Olioni, Raymundo da Costa2016-03-22T17:26:29Z2006-05-162004-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
title O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
spellingShingle O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
Olioni, Raymundo da Costa
Docentes
gênero
identidades sociais
pós-modernismo
interação em sala de aula
hegemonia
análise crítica do discurso
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
title_full O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
title_fullStr O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
title_full_unstemmed O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
title_sort O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS
author Olioni, Raymundo da Costa
author_facet Olioni, Raymundo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funck, Susana Bornéo
CPF:05527694015
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Olioni, Raymundo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
gênero
identidades sociais
pós-modernismo
interação em sala de aula
hegemonia
análise crítica do discurso
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Docentes
gênero
identidades sociais
pós-modernismo
interação em sala de aula
hegemonia
análise crítica do discurso
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description A pesquisa identifica e analisa as representações de gênero de três professores e de três professoras que lecionam para crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Ao focalizar o discurso docente, verifica-se de que modo o/a professor(a) auxilia na construção da identidade de gênero de seus/suas discentes, ao reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia e/ou provocam ruptura dos estereótipos naturalizados da masculinidade e da feminilidade hegemônicos. Para a execução do trabalho, é utilizado referencial sedimentado nos estudos de gênero e das identidades sociais segundo teóricos do pós-modernismo, bem como estudos envolvendo docentes e alunos(as) em interação em sala de aula. O corpus consiste em análise de entrevistas gravadas em áudio e transcritas, observação e registro de aulas por meio de notas de campo do pesquisador, além de pesquisa com foco no grupo, sendo informantes os/as professores(as) referidos(as). A análise dos dados tem como suporte teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria que focaliza as estratégias discursivas que legitimam o controle, naturalizando a exclusão e a hierarquia do poder. A ACD teoria que avalia o texto, a prática discursiva e a prática sociocultural é empregada, nesta pesquisa, para constatar a importância do discurso pedagógico e, por extensão, do papel docente na disseminação das ideologias e/ou na transformação das práticas sociais, especificamente no que concerne às questões de gênero.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-27
2006-05-16
2016-03-22T17:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133
identifier_str_mv OLIONI, Raymundo da Costa. O SUJEITO DOCENTE E SUA IDENTIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE PROFESSORES(AS) DE SÉRIES INICIAIS. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2004.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1797958332791652352