O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonow, Jaudete Jardim Meireles
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/40
Resumo: Tendo como referencial teórico as contribuições de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (Bakhtin, 2003a, 2005; Bakhtin/Volochinov, 2004) em diálogo com os estudos sobre o trabalho (Amigues, 2004; Schwartz, 2003), esta pesquisa tem o objetivo geral de verificar se o livro didático Português Texto e Voz, de Lídio Tesoto, aprovado pelo PNLD e adotado entre 2005 e 2007 em uma 5ª série de uma escola da rede estadual de Pelotas, contempla o gênero discursivo como objeto de ensino, conforme sugerem os PCNs, e como, no trabalho com o referido livro, o professor desenvolve sua atividade docente. Dentre os objetivos específicos, esta pesquisa visa (a) averiguar se a abordagem do texto no livro didático contempla as condições de produção dos discursos de acordo com os gêneros discursivos e (b) averiguar características do trabalho do professor de língua portuguesa bem como renormalizações efetuadas ao utilizar o livro didático. Como procedimentos metodológicos, é efetuada a análise da primeira unidade do livro didático, observando-se, nas sete lições que a compõem, aspectos relativos às condições de produção e gêneros do discurso e a articulação entre as atividades textuais e atividades lingüísticas. Também são analisadas quatro entrevistas com professores da escola que adotou o livro didático, observando-se aspectos como o enfoque dado aos gêneros discursivos, ao entendimento dos PCNs, às atividades textuais e lingüísticas e às readequações na utilização do livro didático. Dentre os resultados, observou-se que o livro analisado propõe atividades em níveis isolados, ora abordando aspectos textuais ora lingüísticos, sem contemplar o gênero como unidade de ensino, em suas condições de produção, circulação e recepção. Quanto aos professores, constatou-se que, embora não trabalhem com a noção de gênero discursivo, percebem que o livro polariza sua abordagem no texto, pouco contemplando os aspectos lingüísticos. Além disso, foi possível depreender que a maioria dos docentes, para desenvolver seu trabalho de modo satisfatório, tem de recorrer a outros textos, que se aproximem da realidade dos alunos, diferentes dos apresentados no livro didático. O que se percebe é que, embora os professores tenham uma alta carga horária, não tenham uma política de formação continuada e não recebam orientação para escolher os livros didáticos, cada um deles cria mecanismos para gerir sua prática laboral de modo a criar atividades variadas para os alunos. Desse modo, diferentes diálogos emergem no debate entre as normas que antecedem o trabalho docente e a sua renormalização, devido, em grande parte, à necessidade de desenvolver propostas que contemplem a realidade e os interesses dos alunos. Destacam-se, nesse sentido, diferentes planos de diálogo com o livro, desde o mais próximo, uma professora que adota o livro em sua atividade docente, passando por outra que não segue o livro, mas aproveita alguma coisa dele, e uma terceira que praticamente abole o livro de sua atividade, e chegando a um professor que, distanciando-se da proposta do livro didático, desenvolve um trabalho voltado para as experiências concretas dos alunos.
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Dentre os objetivos específicos, esta pesquisa visa (a) averiguar se a abordagem do texto no livro didático contempla as condições de produção dos discursos de acordo com os gêneros discursivos e (b) averiguar características do trabalho do professor de língua portuguesa bem como renormalizações efetuadas ao utilizar o livro didático. Como procedimentos metodológicos, é efetuada a análise da primeira unidade do livro didático, observando-se, nas sete lições que a compõem, aspectos relativos às condições de produção e gêneros do discurso e a articulação entre as atividades textuais e atividades lingüísticas. Também são analisadas quatro entrevistas com professores da escola que adotou o livro didático, observando-se aspectos como o enfoque dado aos gêneros discursivos, ao entendimento dos PCNs, às atividades textuais e lingüísticas e às readequações na utilização do livro didático. Dentre os resultados, observou-se que o livro analisado propõe atividades em níveis isolados, ora abordando aspectos textuais ora lingüísticos, sem contemplar o gênero como unidade de ensino, em suas condições de produção, circulação e recepção. Quanto aos professores, constatou-se que, embora não trabalhem com a noção de gênero discursivo, percebem que o livro polariza sua abordagem no texto, pouco contemplando os aspectos lingüísticos. Além disso, foi possível depreender que a maioria dos docentes, para desenvolver seu trabalho de modo satisfatório, tem de recorrer a outros textos, que se aproximem da realidade dos alunos, diferentes dos apresentados no livro didático. O que se percebe é que, embora os professores tenham uma alta carga horária, não tenham uma política de formação continuada e não recebam orientação para escolher os livros didáticos, cada um deles cria mecanismos para gerir sua prática laboral de modo a criar atividades variadas para os alunos. Desse modo, diferentes diálogos emergem no debate entre as normas que antecedem o trabalho docente e a sua renormalização, devido, em grande parte, à necessidade de desenvolver propostas que contemplem a realidade e os interesses dos alunos. Destacam-se, nesse sentido, diferentes planos de diálogo com o livro, desde o mais próximo, uma professora que adota o livro em sua atividade docente, passando por outra que não segue o livro, mas aproveita alguma coisa dele, e uma terceira que praticamente abole o livro de sua atividade, e chegando a um professor que, distanciando-se da proposta do livro didático, desenvolve um trabalho voltado para as experiências concretas dos alunos.Having as theoretical base Mikhail Bakhtin's contributions and his Circle (Bakhtin, 2003a, 2005; Bakhtin/Volochinov, 2004) in dialogue with the studies on the work (Amigues, 2004; Schwartz, 2003), this research has the general objective of verifying if the text book Português - Texto e Voz, by Lídio Tesoto, approved for PNLD and adopted between 2005 and 2007 in a 5th series of a state net school of Pelotas, contemplates the discursive gender as teaching object, as PCNs suggest, and as, in the work with the referred book, the teacher develops his/her educational activity. Among the specific objectives, this research seeks (a) to discover if the approach of the text in the text book contemplates the conditions of production of the discourses in agreement with the discursive genders and (b) to discover characteristics of the Portuguese language teacher work as well as renormalizations made when using the text book. As methodological procedures, the analysis of the first unit of the text book is made, being observed, in the seven lessons that compose it, relative aspects to the production conditions and discursive genders and the articulation between the textual activities and linguistic activities. Also four interviews are analyzed with teachers of the school that adopted the text book, being observed aspects as the focus given to the discursive genders to the understanding of PCNs, to the textual and linguistic activities and the readaptations in the use of the text book. Among the results, it was observed that the analyzed book proposes activities in isolated levels, some times approaching textual aspects other linguistic times, without contemplating the gender as unit of teaching, in their production , circulation and reception conditions. As for the teachers, it was verified that, although they don't work with the notion of discursive gender, they notice that the book polarizes its approach in the text, little contemplating the linguistic aspects. Besides, it was possible to infer that most of the teachers, to develop his/her work in a satisfactory way, he/she has the other texts, that approach the students reality , different from the presented in the text book. It is noticed that, although the teachers have a high workload, don't have a politics of continuous formation and don't receive orientation to choose the text books, each one of them creates mechanisms to manage his/her labour practice to create varied activities for the students. This way, different dialogues largely emerge in the debate among the norms that precede the educational work and its renormalization, due to the need of developing proposals that contemplate the reality and the students' interests. In that sense, different dialogue plans stand out with the book, from the closest, a teacher that adopts the book in her educational activity, going by another that doesn't follow the book, but it takes advantage some thing of it, and a third that practically abolishes the book of her activity, and arriving to a teacher that, going away of the proposal of the text book, he develops a work addressed for the students' concrete experiencesUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFanti, Mária da Glória Corrêa DiCPF:40389081000http://lattes.cnpq.br/7624478277547970Bonow, Jaudete Jardim Meireles2016-03-22T17:26:10Z2009-02-162008-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBONOW, Jaudete Jardim Meireles. O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA. 2008. 1 f. 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