Desempenho ocupacional e sua relação com transtornos emocionais e comportamentais de crianças saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Camilla Oleiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/725
Resumo: A saúde e o desenvolvimento infantil são assuntos sempre pertinentes. Na infância e adolescência, os principais problemas relacionados à saúde mental são os transtornos de conduta, de atenção, de hiperatividade e emocionais. O desempenho ocupacional é a capacidade que os indivíduos têm de realizar atividades rotineiras e de desempenhar papeis e tarefas. As crianças têm um repertório menor de ocupações quando comparadas aos adultos. Entretanto, ao se desenvolverem, passam a executar tarefas mais complexas até atingirem o repertório total de atividades, dentro de suas possibilidades. Os transtornos emocionais e comportamentais podem influenciar o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, alterar seu desempenho ocupacional. A percepção sobre o desempenho ocupacional de crianças, então, pode estar relacionada a presença de transtornos emocionais e comportamentais. Objetivo: Relacionar problemas de saúde mental mais frequentes na população infantil com a percepção de cuidadores de crianças a respeito do desempenho ocupacional das mesmas. Metodologia: Estudo transversal com pares de crianças escolares da rede municipal de oito anos e seus cuidadores principais. Instrumentos: Para a amostra de crianças foi utilizado um questionário sociodemográfico. Para os cuidadores foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Análise dos dados: As variáveis qualitativas foram descritas por frequência e as variáveis quantitativas por média e desvio padrão. Para comparação das variáveis dicotômicas e numéricas foi utilizado o Teste T e para análise das variáveis contínuas foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. Os valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos. Resultados: As médias de desempenho ocupacional e satisfação com o desempenho das crianças foram de 5,96 (+2,2) e 5,99 (+2,93), respectivamente. Verificou-se que receber benefício social 6 (p = 0,011) e morar com a mãe (p = 0,048) foram associados ao desempenho ocupacional abaixo da média nas crianças. A média total do SDQ foi de 15,5 (+8). A subescala de sintomas emocionais teve média de 3,85 (+2,72) pontos, a subescala de problemas de conduta de 2,88 (+2,1) pontos, a subescala de hiperatividade de 5,3 (+2,8) pontos, a subescala de problemas de relacionamento com os colegas de 3,4 (+2,7) pontos e a subescala de comportamento pró-social teve média de 8,8 (+1,4) pontos). Foi encontrada fraca correlação entre a média de desempenho ocupacional e as subescalas e total do SDQ. Todavia, evidenciou-se que quanto pior o desempenho ocupacional, mais problemas emocionais e comportamentais a criança apresenta.
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spelling Desempenho ocupacional e sua relação com transtornos emocionais e comportamentais de crianças saudáveisoccupational performance; emotional and behavioral disordersdesempenho ocupacional; transtornos emocionais e comportamentaisCIENCIAS DA SAUDE##8765449414823306929##600A saúde e o desenvolvimento infantil são assuntos sempre pertinentes. Na infância e adolescência, os principais problemas relacionados à saúde mental são os transtornos de conduta, de atenção, de hiperatividade e emocionais. O desempenho ocupacional é a capacidade que os indivíduos têm de realizar atividades rotineiras e de desempenhar papeis e tarefas. As crianças têm um repertório menor de ocupações quando comparadas aos adultos. Entretanto, ao se desenvolverem, passam a executar tarefas mais complexas até atingirem o repertório total de atividades, dentro de suas possibilidades. Os transtornos emocionais e comportamentais podem influenciar o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, alterar seu desempenho ocupacional. A percepção sobre o desempenho ocupacional de crianças, então, pode estar relacionada a presença de transtornos emocionais e comportamentais. Objetivo: Relacionar problemas de saúde mental mais frequentes na população infantil com a percepção de cuidadores de crianças a respeito do desempenho ocupacional das mesmas. Metodologia: Estudo transversal com pares de crianças escolares da rede municipal de oito anos e seus cuidadores principais. Instrumentos: Para a amostra de crianças foi utilizado um questionário sociodemográfico. Para os cuidadores foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Análise dos dados: As variáveis qualitativas foram descritas por frequência e as variáveis quantitativas por média e desvio padrão. 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Foi encontrada fraca correlação entre a média de desempenho ocupacional e as subescalas e total do SDQ. Todavia, evidenciou-se que quanto pior o desempenho ocupacional, mais problemas emocionais e comportamentais a criança apresenta.The health and children development are always relevant issues. In childhood and adolescence, the main problems related to mental health are disorders of conduct, attention, hyperactivity and emotional. Occupational performance is the ability of individuals to perform routine activities and to perform roles and tasks. The children have a smaller repertoire of occupations when compared to adults. However, with them develop, they begin to perform more complex tasks until they reach the total repertoire of activities, within their possibilities. The emotional and behavioral disorders can influence the development of children and, consequently, change their occupational performance. The perception about the occupational performance of children, then, can be related to the presence of emotional and behavioral disorders. Objective: Relate the more frequent mental health problems in the child population with the perception of caregivers of children regarding their occupational performance. Methodology: Cross-sectional study with pairs of schoolchildren of the municipal network with eight years old and their main caregivers. Instruments: A sociodemographic questionnaire was used for the sample of children. For the caregivers were used a sociodemographic questionnaire, the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and the Canadian Occupational Performance Measure (COPM). Data analysis: Qualitative variables were described by frequency and quantitative variables by mean and standard deviation. For the comparison of the dichotomous and numerical variables, the T-test was used and for the analysis of the continuous variables the Spearman correlation coefficient was used. Values of p <0.05 were considered statistically significant. Results: The averages of occupational performance and satisfaction with the performance of the children were 5.96 (+2.2) and 5.99 (+2.93), respectively. It was found that receive social benefit (p = 0.011) and live with the mother (p = 0.048) were associated with occupational performance below average in children. The total mean SDQ was 15.5 (+8). The subscale of emotional symptoms had an average of 3.85 (+2.72) points, the subscale of conduct problems of 2.88 (+2.1) points, the subscale hyperactivity 5.3 (+2.8) points, the subscale of relationship problems with colleagues of 3.4 (+2.7) points and the subscale of pro-social behavior averaged 8.8 (+1.4) points. It was found weak correlation between the average occupational performance and the subscales and total SDQ. However, it was evidenced that the worse occupational performance, more emotional and behavioral problems the child presents.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq##-2555911436985713659##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da Saude##-7432574962795991241##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude Comportamento##-1990782970254042025##600SILVA, Ricardo Azevedo dahttp://lattes.cnpq.br/8795197544874093BRANCO, Jerônimo Costahttp://lattes.cnpq.br/1900545492283336GUARANY, Nicole Ruashttp://lattes.cnpq.br/1573045323911594MOLINA, Mariane Ricardo Acosta Lopezhttp://lattes.cnpq.br/4828588213121720JANSEN, Karenhttp://lattes.cnpq.br/4981619972998976COSTA, Camilla Oleiro da2018-07-19T13:23:08Z2017-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Camilla Oleiro da. Desempenho ocupacional e sua relação com transtornos emocionais e comportamentais de crianças saudáveis. 2017. 117 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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