Democratização do acesso ao ensino superior: uma análise das histórias de vida de egressos do PROUNI da UCPEL.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/996 |
Resumo: | Esta tese teve como objetivo principal compreender os reflexos do Programa Universidade para Todos na vida egressa dos beneficiários. Os objetivos específicos foram verificar o perfil socioeducacional do bolsista integral egresso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em três diferentes cursos: Serviço Social, Direto e Medicina; Identificar o perfil do egresso a partir das diferenças relacionadas aos elementos raça, gênero, classe e escolaridade dos pais, tipo de escola na qual cursou o ensino médio, e critério para escolha do curso na observância desses três cursos; Compreender, a partir das histórias vividas e narradas pelos egressos, os reflexos do programa em suas vidas. A base teórica que orienta o diálogo entre teoria e empirismo é a sociologia de Pierre Bourdieu, os estudos de campo, os capitais e o habitus, assim como os estudos e publicações de autores que trabalham a teoria bourdiesiana na realidade Brasileira, como Jessé Souza. Na pesquisa quantitativa filtrou-se as informações quanto ao perfil socioeconômico nos Microdados do exame ENADE. Na sequência foi aplicada a metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI,2021) combinada às ferramentas de análise qualitativas-quantitativas disponíveis no software livre Iramuteq (SALVIATI, 2016). Analisando, assim, o corpus textual construído a partir da degravação das entrevistas semiestruturadas, aplicadas na perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015) cujas principais categorias que emergiram na trajetória de pesquisa foram: História de Vida, A Instituição, A Política e os Impactos. A pesquisa conclui que o perfil do egresso por curso está associado ao estoque de capitais cultural e econômico que o bolsista traz consigo a partir de sua trajetória familiar; isso implica em, muitas vezes, não acessar o curso pretendido inicialmente, o de maior prestígio e capital simbólico. No entanto, programa tem possibilitado acesso ao ensino superior para sujeitos que, pelo histórico familiar, pelas desigualdades sociais e econômicas, não teriam essa possibilidade. Próximo de completar dezoito anos de existência, muitos egressos continuam representando a primeira geração a conseguir um diploma de Curso Superior na família. |
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Democratização do acesso ao ensino superior: uma análise das histórias de vida de egressos do PROUNI da UCPEL.PROUNI; democratização; ensino superior; políticas públicas; Iramuteq; estado do conhecimentoPROUNI; democratization; university education; public policy; Iramuteq; state of knowledgeCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta tese teve como objetivo principal compreender os reflexos do Programa Universidade para Todos na vida egressa dos beneficiários. Os objetivos específicos foram verificar o perfil socioeducacional do bolsista integral egresso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em três diferentes cursos: Serviço Social, Direto e Medicina; Identificar o perfil do egresso a partir das diferenças relacionadas aos elementos raça, gênero, classe e escolaridade dos pais, tipo de escola na qual cursou o ensino médio, e critério para escolha do curso na observância desses três cursos; Compreender, a partir das histórias vividas e narradas pelos egressos, os reflexos do programa em suas vidas. A base teórica que orienta o diálogo entre teoria e empirismo é a sociologia de Pierre Bourdieu, os estudos de campo, os capitais e o habitus, assim como os estudos e publicações de autores que trabalham a teoria bourdiesiana na realidade Brasileira, como Jessé Souza. Na pesquisa quantitativa filtrou-se as informações quanto ao perfil socioeconômico nos Microdados do exame ENADE. Na sequência foi aplicada a metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI,2021) combinada às ferramentas de análise qualitativas-quantitativas disponíveis no software livre Iramuteq (SALVIATI, 2016). Analisando, assim, o corpus textual construído a partir da degravação das entrevistas semiestruturadas, aplicadas na perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015) cujas principais categorias que emergiram na trajetória de pesquisa foram: História de Vida, A Instituição, A Política e os Impactos. A pesquisa conclui que o perfil do egresso por curso está associado ao estoque de capitais cultural e econômico que o bolsista traz consigo a partir de sua trajetória familiar; isso implica em, muitas vezes, não acessar o curso pretendido inicialmente, o de maior prestígio e capital simbólico. No entanto, programa tem possibilitado acesso ao ensino superior para sujeitos que, pelo histórico familiar, pelas desigualdades sociais e econômicas, não teriam essa possibilidade. Próximo de completar dezoito anos de existência, muitos egressos continuam representando a primeira geração a conseguir um diploma de Curso Superior na família.The main objective of this tesis was to understand the reflexes of the University for All Program in the life of the beneficiaries. The specific objectives were to verify the socioeducational profile of full scholarship holders from the Catholic University of Pelotas (UCPel) in three different courses: Social Work, Law and Medicine; Identify the profile of graduates based on differences related to race, gender, class and parents' education, type of school where they attended high school, and criteria for choosing the course in the observance of these three courses; Understand, based on the stories experienced and narrated by the graduates, the impact of the program on their lives. The theoretical basis that guides the dialogue between theory and empiricism is Pierre Bourdieu's sociology, field studies, capitals and habitus, as well as studies and publications by authors who work with the Bourdiesian theory applied to Brazilian reality, such as Jessé Souza. In the quantitative research, information regarding the socioeconomic profile was filtered in the Microdata of the ENADE exam. Next, the State of Knowledge methodology was applied (MOROSINI, 2021) combined with the qualitative-quantitative analysis tools available in the free software Iramuteq (SALVIATI, 2016). Thus, analyzing the textual corpus constructed from the recording of semi-structured interviews, applied from the perspective of Narrative Research (CLANDININ; CONNELLY, 2015) whose main categories that emerged in the research trajectory were: Life Story, The Institution, The Policy and the Impacts. The research concludes that the profile of the graduate per course is associated with the stock of cultural and economic capital that the scholarship holder brings with him from his family history; this often implies not accessing the initially intended course, the one with the most prestige and symbolic capital. However, the program has enabled access to higher education for individuals who, due to family history, social and economic inequalities. Close to completing eighteen years of existence, many graduates continue to represent the first generation to obtain a higher education diploma in the family.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialMedeiros, Mara Rosange Acosta deGenro, Maria Elly HerzMorosini, Marília CostaNunes, Tiago de GarciaMello Filho, Raul Teixeira de2023-06-28T14:24:19Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMello Filho, Raul Teixeira de. Democratização do acesso ao ensino superior: uma análise das histórias de vida de egressos do PROUNI da UCPEL. 2023. 207 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Política Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2023-07-01T04:10:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2023-07-01T04:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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