VALIDADE DA FOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA NA DETECÇÃO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA ADOLESCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Döhnert, Marcelo Baptista
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/404
Resumo: Introdução e Objetivos. A escoliose idiopática adolescente (EIA) é uma alteração tridimensional da coluna vertebral. Sua etiologia é desconhecida, e seu início ocorre no início da puberdade, tendo sua progressão associada ao estirão de crescimento. A análise angular de movimento e postura corporal através da imagem estática, conhecida como fotogrametria permitiria ao fisioterapeuta quantificar e qualificar sua avaliação da postura/movimento corporal. Este estudo foi realizado para avaliar a validade e confiabilidade deste instrumento na detecção da EIA no exame escolar. Sujeitos: Alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental das redes pública e particular de Pelotas. Métodos. Estudo transversal de base escolar com coleta de imagem digital e exame radiográfico em postura antero-posterior e perfil. A sensibilidade e especificidade da fotogrametria foram verificadas utilizando três e dois graus de margem para desnivelamento da superfície corporal. Resultados. 314 alunos realizaram a fotogrametria computadorizada nas escolas. Destes, 224 também realizara o exame radiológico padrão. A prevalência de escoliose idiopática adolescente encontrada neste estudo foi de 4,5% (n=10), sendo oito meninas e dois meninos, com média de 13,3º Cobb, média de 1,1 para rotação vertebral (Nash-Moe), 29,5º Cobb para cifose dorsal, 3,6º para ângulo íleo-lombar e sinal de Risser em 1,6. Para três graus, a sensibilidade foi de 21,4% e a especificidade de 90,7%. Utilizando dois graus a sensibilidade foi de 50% e a especificidade de 61,2%. Com base nestes resultados, verificou-se que a fotogrametria computadorizada não pode ser realizada como screening para detecção de escoliose nas escolas
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