O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNDT, Dulce Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/699
Resumo: Esta dissertação objetiva identificar as implicações que a ―alta‖ dos usuários do CAPS Escola, enquanto um processo de cuidado está trazendo para o movimento de Reforma Psiquiátrica em Pelotas. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa com os profissionais, usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da cidade de Pelotas-RS. O trabalho relata como a loucura era tratada em diversos períodos da historia, oferece um panorama geral dos desafios e avanços das Reformas Sanitária e Psiquiátrica no âmbito da Política de Saúde brasileira traçando a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus desafios. Abordo, também, o movimento da Reforma Psiquiátrica em Pelotas, e a realidade do CAPS Escola. Por fim, traz os resultados da pesquisa realizada problematizando o termo ―alta‖, abordando como ocorrem os processos de alta, e trazendo as dificuldades e potencialidades desse processo, evidencia-se também a importância do Grupo Vocal ―Los Lokos‖ nesse processo de cuidado. Concluo que pensar a ―alta‖ é pensar o cuidado psicossocial e que, ao problematizar este processo, reforçamos o movimento da e pela Reforma Psiquiátrica Brasileira Antimanicomial, visto que podemos apontar os desafios e fortalecer seus avanços rumo a uma sociedade sem manicômios.
id UCPe_f1cac30c0f8f68bb71abac085c187c83
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:jspui/699
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotasreforma psiquiátrica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); auta do paciente; serviços de saúde mentalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL##-8796676102858938039##600Esta dissertação objetiva identificar as implicações que a ―alta‖ dos usuários do CAPS Escola, enquanto um processo de cuidado está trazendo para o movimento de Reforma Psiquiátrica em Pelotas. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa com os profissionais, usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da cidade de Pelotas-RS. O trabalho relata como a loucura era tratada em diversos períodos da historia, oferece um panorama geral dos desafios e avanços das Reformas Sanitária e Psiquiátrica no âmbito da Política de Saúde brasileira traçando a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus desafios. Abordo, também, o movimento da Reforma Psiquiátrica em Pelotas, e a realidade do CAPS Escola. Por fim, traz os resultados da pesquisa realizada problematizando o termo ―alta‖, abordando como ocorrem os processos de alta, e trazendo as dificuldades e potencialidades desse processo, evidencia-se também a importância do Grupo Vocal ―Los Lokos‖ nesse processo de cuidado. Concluo que pensar a ―alta‖ é pensar o cuidado psicossocial e que, ao problematizar este processo, reforçamos o movimento da e pela Reforma Psiquiátrica Brasileira Antimanicomial, visto que podemos apontar os desafios e fortalecer seus avanços rumo a uma sociedade sem manicômios.Esta disertación objetiva identificar las implicaciones que la "alta" de los usuarios del CAPS Escuela, mientras que un proceso de cuidado está trayendo para el movimiento de Reforma Psiquiátrica en Pelotas. El estudio es el resultado de una investigación cualitativa con los profesionales, usuarios y familiares del Centro de Atención Psicosocial (CAPS) Escuela de la ciudad de Pelotas-RS. El trabajo relata cómo la locura era tratada en diversos períodos de la historia, ofrece un panorama general de los desafíos y avances de las Reformas Sanitarias y Psiquiátricas en el ámbito de la Política de Salud brasileña trazando la consolidación del Sistema Único de Salud (SUS) y sus desafíos. Abordo, también, el movimiento de la Reforma Psiquiátrica en Pelotas, y la realidad del CAPS Escuela. Por último, trae los resultados de la investigación realizada problematizando el término "alta", abordando cómo ocurren los procesos de alta, y trayendo las dificultades y potencialidades de ese proceso, se evidencia también la importancia del Grupo Vocal "Los Lokos" en ese proceso de cuidado . Concluyo que pensar la "alta" es pensar el cuidado psicosocial y que, al problematizar este proceso, reforzamos el movimiento de la y por la Reforma Psiquiátrica Brasileña Antimanicomial, ya que podemos apuntar los desafíos y fortalecer sus avances hacia una sociedad sin manicomios.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600RIBEIRO, Cristine Jaqueshttp://lattes.cnpq.br/8521859077411257MEDEIROS, Mara Rosange Acosta dehttp://lattes.cnpq.br/0884189877142984BERNDT, Dulce Pinheiro2018-05-18T12:18:09Z2017-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNDT, Dulce Pinheiro. O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas. 2017. 142 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Politica Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
title O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
spellingShingle O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
BERNDT, Dulce Pinheiro
reforma psiquiátrica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); auta do paciente; serviços de saúde mental
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL#
#-8796676102858938039#
#600
title_short O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
title_full O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
title_fullStr O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
title_full_unstemmed O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
title_sort O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas
author BERNDT, Dulce Pinheiro
author_facet BERNDT, Dulce Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RIBEIRO, Cristine Jaques
http://lattes.cnpq.br/8521859077411257
MEDEIROS, Mara Rosange Acosta de
http://lattes.cnpq.br/0884189877142984
dc.contributor.author.fl_str_mv BERNDT, Dulce Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv reforma psiquiátrica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); auta do paciente; serviços de saúde mental
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL#
#-8796676102858938039#
#600
topic reforma psiquiátrica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); auta do paciente; serviços de saúde mental
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL#
#-8796676102858938039#
#600
description Esta dissertação objetiva identificar as implicações que a ―alta‖ dos usuários do CAPS Escola, enquanto um processo de cuidado está trazendo para o movimento de Reforma Psiquiátrica em Pelotas. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa com os profissionais, usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da cidade de Pelotas-RS. O trabalho relata como a loucura era tratada em diversos períodos da historia, oferece um panorama geral dos desafios e avanços das Reformas Sanitária e Psiquiátrica no âmbito da Política de Saúde brasileira traçando a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus desafios. Abordo, também, o movimento da Reforma Psiquiátrica em Pelotas, e a realidade do CAPS Escola. Por fim, traz os resultados da pesquisa realizada problematizando o termo ―alta‖, abordando como ocorrem os processos de alta, e trazendo as dificuldades e potencialidades desse processo, evidencia-se também a importância do Grupo Vocal ―Los Lokos‖ nesse processo de cuidado. Concluo que pensar a ―alta‖ é pensar o cuidado psicossocial e que, ao problematizar este processo, reforçamos o movimento da e pela Reforma Psiquiátrica Brasileira Antimanicomial, visto que podemos apontar os desafios e fortalecer seus avanços rumo a uma sociedade sem manicômios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2018-05-18T12:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNDT, Dulce Pinheiro. O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas. 2017. 142 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Politica Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/699
identifier_str_mv BERNDT, Dulce Pinheiro. O processo de "alta" dos usuários do CAPS Escola: contribuições para a reforma psiquiátrica em Pelotas. 2017. 142 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Politica Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1797958336104103936