A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes de Almeida, Ana Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713
Resumo: Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Sabe-se que o papel do marketing está em entregar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Assim, a cocriação, como prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação de produto, se configura como uma maneira de desempenhar essa função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é verificar as percepções de consumidores sobre o processo de cocriação. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo dessas entrevistas, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato, os benefícios e a aplicação das ideias por parte da empresa. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto. ----- DOI: 10.18226/23190639.v6n3.04 Ana Carolina Lopes de Almeida*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: anacarolina.acla@gmail.com Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: luiz.slongo@ufrgs.br Submetido: Outubro 2017Aceito: Julho 2018*Contato para Correspondência 
id UCS-1_3e94b45283f1c17bab7443da503be8a7
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5713
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASEmarketing; cocriaçãococriação; inovação de produto; naturaEste artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Sabe-se que o papel do marketing está em entregar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Assim, a cocriação, como prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação de produto, se configura como uma maneira de desempenhar essa função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é verificar as percepções de consumidores sobre o processo de cocriação. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo dessas entrevistas, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato, os benefícios e a aplicação das ideias por parte da empresa. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto. ----- DOI: 10.18226/23190639.v6n3.04 Ana Carolina Lopes de Almeida*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: anacarolina.acla@gmail.com Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: luiz.slongo@ufrgs.br Submetido: Outubro 2017Aceito: Julho 2018*Contato para Correspondência Universidade de Caxias do Sul (UCS)Lopes de Almeida, Ana CarolinaSlongo, Luiz Antonio2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexploratório; qualitativoapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 6, n. 3 (Maio - Agosto 2019); 78-100Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 6, n. 3 (Maio - Agosto 2019); 78-1002319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/5713/1899Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T20:18:41Zoai:vkali30.ucs.br:article/5713Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2019-04-30T20:18:41Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
title A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
spellingShingle A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
Lopes de Almeida, Ana Carolina
marketing; cocriação
cocriação; inovação de produto; natura
title_short A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
title_full A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
title_fullStr A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
title_full_unstemmed A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
title_sort A COCRIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CASO NATURA | CO-CREATION IN CONSUMERS’ PERSPECTIVE: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NATURA CASE
author Lopes de Almeida, Ana Carolina
author_facet Lopes de Almeida, Ana Carolina
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes de Almeida, Ana Carolina
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv marketing; cocriação
cocriação; inovação de produto; natura
topic marketing; cocriação
cocriação; inovação de produto; natura
description Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Sabe-se que o papel do marketing está em entregar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Assim, a cocriação, como prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação de produto, se configura como uma maneira de desempenhar essa função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é verificar as percepções de consumidores sobre o processo de cocriação. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo dessas entrevistas, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato, os benefícios e a aplicação das ideias por parte da empresa. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto. ----- DOI: 10.18226/23190639.v6n3.04 Ana Carolina Lopes de Almeida*, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: anacarolina.acla@gmail.com Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil.E-mail: luiz.slongo@ufrgs.br Submetido: Outubro 2017Aceito: Julho 2018*Contato para Correspondência 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
exploratório; qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5713/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/5713/1899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 6, n. 3 (Maio - Agosto 2019); 78-100
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 6, n. 3 (Maio - Agosto 2019); 78-100
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264916099072