O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Elisabeth Brandão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Matta, Caroline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889
Resumo: Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.
id UCS-3_c3657c3ce3f304a4a34daaf4f2e2a9e7
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1889
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?Educação; Tópicos especiais da educaçãoEste texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.Universidade de Caxias do SulSchmidt, Elisabeth Brandãoda Matta, Caroline Rodrigues2014-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 108-119CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 108-1192178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889/pdf_246info:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-26T12:56:03ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
title O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
spellingShingle O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
Schmidt, Elisabeth Brandão
Educação; Tópicos especiais da educação
title_short O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
title_full O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
title_fullStr O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
title_full_unstemmed O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
title_sort O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?
author Schmidt, Elisabeth Brandão
author_facet Schmidt, Elisabeth Brandão
da Matta, Caroline Rodrigues
author_role author
author2 da Matta, Caroline Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Elisabeth Brandão
da Matta, Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos especiais da educação
topic Educação; Tópicos especiais da educação
dc.description.none.fl_txt_mv Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.
description Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889/pdf_246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 108-119
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 108-119
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950849056768