A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira Neto, José Firmino de, Oliveira, Aline Prado de, Moraes, Christianne de Lima Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5152
Resumo: O estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser este um contexto importante que permeia a formação científica, tanto na educação básica quanto no ensino superior, no campo das Ciências Biológicas e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares para a compreensão de conhecimentos relacionados à genética, citologia, evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de um novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da Ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que este seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da Ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.Palavras-chave: DNA, Thomas Kuhn, ciência normal, revolução científica.
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spelling A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11Ensino de Ciências: Epistemologia da CiênciaO estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser este um contexto importante que permeia a formação científica, tanto na educação básica quanto no ensino superior, no campo das Ciências Biológicas e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares para a compreensão de conhecimentos relacionados à genética, citologia, evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de um novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da Ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que este seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da Ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.Palavras-chave: DNA, Thomas Kuhn, ciência normal, revolução científica.Universidade de Caxias do SulMesquita, Nyuara Araújo da SilvaOliveira Neto, José Firmino deOliveira, Aline Prado deMoraes, Christianne de Lima Borges2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5152Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 3; 598-616CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 3; 598-6162178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5152/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-22T23:23:29ZRevista
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