Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fernandes, Natália, Pereira, Maria Beatriz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116
Resumo: Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
id UCS-3_d89a8fd1181d7c99a6da01d365a28f57
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2116
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle SchoolCrianças. Direitos. Investigação ParticipativaConsiderando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.Universidade de Caxias do SulCosta, Paulo Jorge Freitas da Silva eFernandes, NatáliaPereira, Maria Beatriz Oliveira2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-1922178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116/pdf_195info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
title Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
spellingShingle Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Crianças. Direitos. Investigação Participativa
title_short Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
title_full Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
title_fullStr Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
title_full_unstemmed Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
title_sort Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
author Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
author_facet Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Fernandes, Natália
Pereira, Maria Beatriz Oliveira
author_role author
author2 Fernandes, Natália
Pereira, Maria Beatriz Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e
Fernandes, Natália
Pereira, Maria Beatriz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças. Direitos. Investigação Participativa
topic Crianças. Direitos. Investigação Participativa
dc.description.none.fl_txt_mv Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
description Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116/pdf_195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192
CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949585522688