Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116 |
Resumo: | Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola. |
id |
UCS-3_d89a8fd1181d7c99a6da01d365a28f57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2116 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle SchoolCrianças. Direitos. Investigação ParticipativaConsiderando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.Universidade de Caxias do SulCosta, Paulo Jorge Freitas da Silva eFernandes, NatáliaPereira, Maria Beatriz Oliveira2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-1922178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116/pdf_195info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
title |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
spellingShingle |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Crianças. Direitos. Investigação Participativa |
title_short |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
title_full |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
title_fullStr |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
title_full_unstemmed |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
title_sort |
Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children’s participation in Middle School |
author |
Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e |
author_facet |
Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Fernandes, Natália Pereira, Maria Beatriz Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Natália Pereira, Maria Beatriz Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Fernandes, Natália Pereira, Maria Beatriz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças. Direitos. Investigação Participativa |
topic |
Crianças. Direitos. Investigação Participativa |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola. |
description |
Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116/pdf_195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192 CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 174-192 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949585522688 |