Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição oposta com grande parte dos educadores que buscam estabelecer o controle no campo das relações humanas que se estabelecem em sala de aula. Grandes partes da transmissão dos conteúdos podem ocorrer sem muita clareza teórica por parte dos educadores e o educandos aprendem por mecanismos adversos – para além de qualquer princípio educativo.
id UCS-3_e9aa680bf61c59a3dcaf400cc237e3b9
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1836
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledgeEducação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino e Aprendizagem.O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição oposta com grande parte dos educadores que buscam estabelecer o controle no campo das relações humanas que se estabelecem em sala de aula. Grandes partes da transmissão dos conteúdos podem ocorrer sem muita clareza teórica por parte dos educadores e o educandos aprendem por mecanismos adversos – para além de qualquer princípio educativo.Universidade de Caxias do SulRodrigues, Rogério2013-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 89-106CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 89-1062178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836/pdf_174info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-15T16:47:38ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
title Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
spellingShingle Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
Rodrigues, Rogério
Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino e Aprendizagem.
title_short Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
title_full Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
title_fullStr Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
title_full_unstemmed Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
title_sort Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge
author Rodrigues, Rogério
author_facet Rodrigues, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino e Aprendizagem.
topic Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Ensino e Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição oposta com grande parte dos educadores que buscam estabelecer o controle no campo das relações humanas que se estabelecem em sala de aula. Grandes partes da transmissão dos conteúdos podem ocorrer sem muita clareza teórica por parte dos educadores e o educandos aprendem por mecanismos adversos – para além de qualquer princípio educativo.
description O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição oposta com grande parte dos educadores que buscam estabelecer o controle no campo das relações humanas que se estabelecem em sala de aula. Grandes partes da transmissão dos conteúdos podem ocorrer sem muita clareza teórica por parte dos educadores e o educandos aprendem por mecanismos adversos – para além de qualquer princípio educativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836/pdf_174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 89-106
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 89-106
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949465985024