Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotúmolo Junior, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mill, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117
Resumo: Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisandoresultados efetivos de aprendizagem ativa.Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação. 
id UCS-3_f8258ed364e88bd0dbb9c95eb6d13661
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/8117
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian contextMetodologias ativas; Modelos pedagógicos; Aprendizagem ativa; Tecnologias digitais. Educação.Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisandoresultados efetivos de aprendizagem ativa.Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação. Universidade de Caxias do SulLotúmolo Junior, JoséMill, Daniel2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/811710.18226/21784612.v25.e020035Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020035CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020); e0200352178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117/pdfDireitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-07T19:01:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
title Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
spellingShingle Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
Lotúmolo Junior, José
Metodologias ativas; Modelos pedagógicos; Aprendizagem ativa; Tecnologias digitais. Educação.
title_short Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
title_full Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
title_fullStr Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
title_full_unstemmed Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
title_sort Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
author Lotúmolo Junior, José
author_facet Lotúmolo Junior, José
Mill, Daniel
author_role author
author2 Mill, Daniel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lotúmolo Junior, José
Mill, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas; Modelos pedagógicos; Aprendizagem ativa; Tecnologias digitais. Educação.
topic Metodologias ativas; Modelos pedagógicos; Aprendizagem ativa; Tecnologias digitais. Educação.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisandoresultados efetivos de aprendizagem ativa.Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação. 
description Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisandoresultados efetivos de aprendizagem ativa.Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117
10.18226/21784612.v25.e020035
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117
identifier_str_mv 10.18226/21784612.v25.e020035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8117/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020035
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020); e020035
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950888902656