Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Pedro Xavier da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2669
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa documental relativas à Livros Didáticos de Ciências; realizada na cidade de Ouro Branco - MG. A coleção analisada é aprovada pelo PNLD no triênio 2017-2019 e utilizada nas escolas públicas do município mineiro. O objetivo deste trabalho é analisar os LDC dos Anos Finais identificando as possibilidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nas atividades de aprendizagem apresentadas nas obras. Consistiu-se em uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Analisou-se os quatros volumes da Coleção Teláris de Ciências utilizada nos Anos Finas do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que na coleção analisada há muitas possibilidades de trabalho com a temáticas Saúde e Meio Ambiente, no enfoque CTS e o educador poderá relacionar o conteúdo com fatos de relevância social local. Entretanto a limitação encontrada foi que em os quatros volumes analisados não apresentam a proposta de desenvolvimento de projetos (Categoria C); estratégia que possibilitar relacionar o conteúdo com a realidade do educando.
id UCS-4_352c6a61b77bec1ba6e6d6056f6f6d7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2669
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTSEnsino de CiênciasEnfoque CTSQuestões SociocientíficasMeio AmbienteSaúdeEste trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa documental relativas à Livros Didáticos de Ciências; realizada na cidade de Ouro Branco - MG. A coleção analisada é aprovada pelo PNLD no triênio 2017-2019 e utilizada nas escolas públicas do município mineiro. O objetivo deste trabalho é analisar os LDC dos Anos Finais identificando as possibilidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nas atividades de aprendizagem apresentadas nas obras. Consistiu-se em uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Analisou-se os quatros volumes da Coleção Teláris de Ciências utilizada nos Anos Finas do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que na coleção analisada há muitas possibilidades de trabalho com a temáticas Saúde e Meio Ambiente, no enfoque CTS e o educador poderá relacionar o conteúdo com fatos de relevância social local. Entretanto a limitação encontrada foi que em os quatros volumes analisados não apresentam a proposta de desenvolvimento de projetos (Categoria C); estratégia que possibilitar relacionar o conteúdo com a realidade do educando.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/266910.26843/rencima.v11i3.2669Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 69-842179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2669/1256https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenha, Pedro Xavier daMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T21:01:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2669Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:01:39Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
title Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
spellingShingle Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
Penha, Pedro Xavier da
Ensino de Ciências
Enfoque CTS
Questões Sociocientíficas
Meio Ambiente
Saúde
title_short Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
title_full Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
title_fullStr Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
title_full_unstemmed Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
title_sort Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS
author Penha, Pedro Xavier da
author_facet Penha, Pedro Xavier da
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Pedro Xavier da
Maciel, Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Enfoque CTS
Questões Sociocientíficas
Meio Ambiente
Saúde
topic Ensino de Ciências
Enfoque CTS
Questões Sociocientíficas
Meio Ambiente
Saúde
description Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa documental relativas à Livros Didáticos de Ciências; realizada na cidade de Ouro Branco - MG. A coleção analisada é aprovada pelo PNLD no triênio 2017-2019 e utilizada nas escolas públicas do município mineiro. O objetivo deste trabalho é analisar os LDC dos Anos Finais identificando as possibilidades do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nas atividades de aprendizagem apresentadas nas obras. Consistiu-se em uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Analisou-se os quatros volumes da Coleção Teláris de Ciências utilizada nos Anos Finas do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que na coleção analisada há muitas possibilidades de trabalho com a temáticas Saúde e Meio Ambiente, no enfoque CTS e o educador poderá relacionar o conteúdo com fatos de relevância social local. Entretanto a limitação encontrada foi que em os quatros volumes analisados não apresentam a proposta de desenvolvimento de projetos (Categoria C); estratégia que possibilitar relacionar o conteúdo com a realidade do educando.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2669
10.26843/rencima.v11i3.2669
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2669
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2669/1256
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 69-84
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131715129344