Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondo, Tiago Savi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Jane Iara Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição dos eventos na captação de clientes em meios de hospedagem (MH) de Santa Catarina, com base na percepção dos seus gestores. Caracteriza-se como de abordagem qualitativa exploratória e quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 13 MH para a etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade e 54 MH para a quantitativa com os quais foram aplicados questionários online. Os principais resultados demonstram que o apoio a eventos realizados na cidade não influencia de maneira acentuada a captação de clientes. A participação em eventos do trade foi tida como uma ação de relacionamento, onde a captação de clientes é secundária. A captação de eventos para realização no hotel foi tida como a ação mais influente para o aumento da ocupação e das receitas no setor de alimentos de bebidas. Verificou-se que os eventos configuram-se como ação estratégia da comunicação de marketing para a captação de clientes.
id UCS-6_94e55b74c8ab6136d8efef57113ba96f
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/397
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventosO objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição dos eventos na captação de clientes em meios de hospedagem (MH) de Santa Catarina, com base na percepção dos seus gestores. Caracteriza-se como de abordagem qualitativa exploratória e quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 13 MH para a etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade e 54 MH para a quantitativa com os quais foram aplicados questionários online. Os principais resultados demonstram que o apoio a eventos realizados na cidade não influencia de maneira acentuada a captação de clientes. A participação em eventos do trade foi tida como uma ação de relacionamento, onde a captação de clientes é secundária. A captação de eventos para realização no hotel foi tida como a ação mais influente para o aumento da ocupação e das receitas no setor de alimentos de bebidas. Verificou-se que os eventos configuram-se como ação estratégia da comunicação de marketing para a captação de clientes.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeMondo, Tiago SaviCosta, Jane Iara Pereira da2011-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 2, n. 1 (2010): Revista Rosa dos Ventos2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397/pdf_5http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/397/12info:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-18T21:48:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/397Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2011-01-18T21:48:08Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
title Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
spellingShingle Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
Mondo, Tiago Savi
title_short Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
title_full Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
title_fullStr Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
title_full_unstemmed Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
title_sort Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos
author Mondo, Tiago Savi
author_facet Mondo, Tiago Savi
Costa, Jane Iara Pereira da
author_role author
author2 Costa, Jane Iara Pereira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondo, Tiago Savi
Costa, Jane Iara Pereira da
description O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição dos eventos na captação de clientes em meios de hospedagem (MH) de Santa Catarina, com base na percepção dos seus gestores. Caracteriza-se como de abordagem qualitativa exploratória e quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 13 MH para a etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade e 54 MH para a quantitativa com os quais foram aplicados questionários online. Os principais resultados demonstram que o apoio a eventos realizados na cidade não influencia de maneira acentuada a captação de clientes. A participação em eventos do trade foi tida como uma ação de relacionamento, onde a captação de clientes é secundária. A captação de eventos para realização no hotel foi tida como a ação mais influente para o aumento da ocupação e das receitas no setor de alimentos de bebidas. Verificou-se que os eventos configuram-se como ação estratégia da comunicação de marketing para a captação de clientes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397/pdf_5
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/397/12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 2, n. 1 (2010): Revista Rosa dos Ventos
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315528062337024