A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Sotto, Bruna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10690
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar possíveis benefícios e entraves do ensino da sexualidade no ambiente escolar para crianças e adolescentes, abordando aspectos fundamentais sobre o ensino da sexualidade de acordo com a faixa etária. Para atender ao objetivo deste trabalho, buscou-se primeiramente conceituar aspectos psicológicos essenciais do desenvolvimento na infância e na adolescência, priorizando um possível entendimento, por meio de autores como Piaget, para maior compreensão do desenvolvimento cognitivo de cada estágio do desenvolvimento, e Freud, analisando principalmente a sua obra Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, visando uma maior compreensão do desenvolvimento psicossexual. Após isso, de forma a buscar um maior entendimento sobre o contexto educacional brasileiro, foram trazidos dados do Anuário de Competitividade Mundial e, para evidenciar e conceituar o ensino da sexualidade, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais, na visão de diversos autores. A revisão de literatura é composta por capítulos de livros clássicos, além de artigos científicos publicados entre os anos de 1905 a 2020. Como fonte de análise desta pesquisa, foi utilizado o filme: C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, o qual apresenta a vida de Zac, um garoto homossexual, desde seus primeiros dias de vida até o início da sua vida adulta, sem ter contato com qualquer educação sexual ao longo de sua trajetória; e o documentário Sala de Aula - Educação Sexual, que retrata a relevância de abordar o tema da sexualidade no contexto educacional. Além disso, os dados coletados foram organizados em forma de tabela, a partir da definição a posteriori, sendo três categorias em relação ao filme e dez em relação ao documentário. A discussão diz respeito a uma grande integração, tanto das categorias dos dois artefatos culturais quanto de aspectos teóricos da revisão de literatura, com o intuito de articular envolto do problema de pesquisa. De modo geral, identifica-se as dificuldades e a necessidade de maior orientação na área da sexualidade em escolas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_87dd4ac3acf6362950e85ba693fb73ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10690
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dal Sotto, BrunaDias, Daniela DuarteScherer, Clarissa GiulianiCemin, Tânia Maria2022-07-18T14:46:28Z2022-07-18T14:46:28Z2021-12-012021-11-24https://repositorio.ucs.br/11338/10690O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar possíveis benefícios e entraves do ensino da sexualidade no ambiente escolar para crianças e adolescentes, abordando aspectos fundamentais sobre o ensino da sexualidade de acordo com a faixa etária. Para atender ao objetivo deste trabalho, buscou-se primeiramente conceituar aspectos psicológicos essenciais do desenvolvimento na infância e na adolescência, priorizando um possível entendimento, por meio de autores como Piaget, para maior compreensão do desenvolvimento cognitivo de cada estágio do desenvolvimento, e Freud, analisando principalmente a sua obra Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, visando uma maior compreensão do desenvolvimento psicossexual. Após isso, de forma a buscar um maior entendimento sobre o contexto educacional brasileiro, foram trazidos dados do Anuário de Competitividade Mundial e, para evidenciar e conceituar o ensino da sexualidade, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais, na visão de diversos autores. A revisão de literatura é composta por capítulos de livros clássicos, além de artigos científicos publicados entre os anos de 1905 a 2020. Como fonte de análise desta pesquisa, foi utilizado o filme: C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, o qual apresenta a vida de Zac, um garoto homossexual, desde seus primeiros dias de vida até o início da sua vida adulta, sem ter contato com qualquer educação sexual ao longo de sua trajetória; e o documentário Sala de Aula - Educação Sexual, que retrata a relevância de abordar o tema da sexualidade no contexto educacional. Além disso, os dados coletados foram organizados em forma de tabela, a partir da definição a posteriori, sendo três categorias em relação ao filme e dez em relação ao documentário. A discussão diz respeito a uma grande integração, tanto das categorias dos dois artefatos culturais quanto de aspectos teóricos da revisão de literatura, com o intuito de articular envolto do problema de pesquisa. De modo geral, identifica-se as dificuldades e a necessidade de maior orientação na área da sexualidade em escolas. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaSexoEducação sexualAmbiente escolarA educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entravesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-11-30ORIGINALTCC Bruna Dal Sotto.pdfTCC Bruna Dal Sotto.pdfapplication/pdf404567https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/1/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf454987d021bda265a199885fa9909909MD51TEXTTCC Bruna Dal Sotto.pdf.txtTCC Bruna Dal Sotto.pdf.txtExtracted texttext/plain114139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/2/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf.txtc105bc7ab4743bc25af33279876b0048MD52THUMBNAILTCC Bruna Dal Sotto.pdf.jpgTCC Bruna Dal Sotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/3/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf.jpg2f3f1fa50347aa0b3026afed4049f6caMD5311338/106902022-10-18 18:06:00.68oai:repositorio.ucs.br:11338/10690Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
title A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
spellingShingle A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
Dal Sotto, Bruna
Psicologia
Sexo
Educação sexual
Ambiente escolar
title_short A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
title_full A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
title_fullStr A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
title_full_unstemmed A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
title_sort A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves
author Dal Sotto, Bruna
author_facet Dal Sotto, Bruna
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Dias, Daniela Duarte
Scherer, Clarissa Giuliani
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Sotto, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Sexo
Educação sexual
Ambiente escolar
topic Psicologia
Sexo
Educação sexual
Ambiente escolar
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar possíveis benefícios e entraves do ensino da sexualidade no ambiente escolar para crianças e adolescentes, abordando aspectos fundamentais sobre o ensino da sexualidade de acordo com a faixa etária. Para atender ao objetivo deste trabalho, buscou-se primeiramente conceituar aspectos psicológicos essenciais do desenvolvimento na infância e na adolescência, priorizando um possível entendimento, por meio de autores como Piaget, para maior compreensão do desenvolvimento cognitivo de cada estágio do desenvolvimento, e Freud, analisando principalmente a sua obra Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, visando uma maior compreensão do desenvolvimento psicossexual. Após isso, de forma a buscar um maior entendimento sobre o contexto educacional brasileiro, foram trazidos dados do Anuário de Competitividade Mundial e, para evidenciar e conceituar o ensino da sexualidade, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais, na visão de diversos autores. A revisão de literatura é composta por capítulos de livros clássicos, além de artigos científicos publicados entre os anos de 1905 a 2020. Como fonte de análise desta pesquisa, foi utilizado o filme: C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, o qual apresenta a vida de Zac, um garoto homossexual, desde seus primeiros dias de vida até o início da sua vida adulta, sem ter contato com qualquer educação sexual ao longo de sua trajetória; e o documentário Sala de Aula - Educação Sexual, que retrata a relevância de abordar o tema da sexualidade no contexto educacional. Além disso, os dados coletados foram organizados em forma de tabela, a partir da definição a posteriori, sendo três categorias em relação ao filme e dez em relação ao documentário. A discussão diz respeito a uma grande integração, tanto das categorias dos dois artefatos culturais quanto de aspectos teóricos da revisão de literatura, com o intuito de articular envolto do problema de pesquisa. De modo geral, identifica-se as dificuldades e a necessidade de maior orientação na área da sexualidade em escolas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-18T14:46:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-18T14:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10690
url https://repositorio.ucs.br/11338/10690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/1/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/2/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10690/3/TCC%20Bruna%20Dal%20Sotto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 454987d021bda265a199885fa9909909
c105bc7ab4743bc25af33279876b0048
2f3f1fa50347aa0b3026afed4049f6ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904297299968