Consequências da greve dos caminhoneiros de 2018 no transporte rodoviário de cargas brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malacarne, Thales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4981
Resumo: Modal mais utilizado no Brasil, o transporte rodoviário de cargas tem papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico do país. É através dele que se conectam os setores econômicos, fazendo com que as mercadorias cheguem até o consumidor final. Nesse contexto, o setor de transportes foi impactado negativamente pela crise econômica que iniciou em 2014 no país e foi agravado pelos constantes aumentos no preço dos combustíveis, mobilizando uma extensa greve por todo o território nacional. As paralisações geraram grandes problemas, obrigando o governo a encontrar alternativas emergenciais para acabar com a greve e evitar prejuízos ainda maiores. Em vista disso, este estudo teve como objetivo principal, investigar o impacto da greve dos caminhoneiros no transporte rodoviário de cargas na visão dos motoristas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados foi realizada através do método survey e os dados foram analisados por meio de uma planilha eletrônica com base em métodos estatísticos. O instrumento utilizado foi um questionário composto por vinte e seis questões baseado em uma pesquisa realizada pela CNT (2016). Foram encontrados resultados que apontam que o custo do combustível e o valor do frete foram as principais causas da greve. Em relação às consequências, foi possível constatar uma diminuição na lucratividade dos transportadores e uma diminuição na oferta de fretes. Além disso, foi possível concluir que a tabela do piso mínimo do frete não está sendo cumprida nem fiscalizada. [resumo fornecido pelo autor]
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