Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarabelotti, Débora dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6205
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional pode ajudar professores de inglês como língua estrangeira em cursos de idiomas para adultos. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou na língua como algo a mais do que apenas um sistema a ser seguido, mas também como a linguagem funciona com relação aos falantes e ouvintes (ou escritores e leitores). Neste trabalho, a abordagem mencionada foi relacionada com a Abordagem Comunicativa, a qual os conceitos levam os professores a ensinar com objetivos comunicativos, onde os alunos possam de fato relacionar seus aprendizados com situações reais e significativas. Para explorar como o uso da GSF pode ajudar os professores, seis atividades de três livros didáticos diferentes foram analisados. O principal objetivo da análise foi providenciar algumas ideias de como elas podem funcionar melhor com uma visão funcional pela parte do professor. Pela análise, foi possível concluir que o uso da GSF pode ser um facilitador para os professores ao aprimorar as atividades dos livros, quando são pensadas com uma perspectiva interpessoal, fazendo com que os exercícios fiquem mais significativos para os alunos, para que eles possam relacionar o que estão estudando com situações que acontecem em suas "vidas reais", criando situações em aula para que eles possam colocar em prática o que foi aprendido (sic).
id UCS_c4f3bbc05bee96d0be87cee4d4ddd2b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6205
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Scarabelotti, Débora dos ReisDall Agnol, SamiraFeltes, Heloisa Pedroso de MoraesFadanelli, Sabrina Bonqueves2020-06-25T19:10:58Z2020-06-25T19:10:58Z2019-07-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6205Este trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional pode ajudar professores de inglês como língua estrangeira em cursos de idiomas para adultos. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou na língua como algo a mais do que apenas um sistema a ser seguido, mas também como a linguagem funciona com relação aos falantes e ouvintes (ou escritores e leitores). Neste trabalho, a abordagem mencionada foi relacionada com a Abordagem Comunicativa, a qual os conceitos levam os professores a ensinar com objetivos comunicativos, onde os alunos possam de fato relacionar seus aprendizados com situações reais e significativas. Para explorar como o uso da GSF pode ajudar os professores, seis atividades de três livros didáticos diferentes foram analisados. O principal objetivo da análise foi providenciar algumas ideias de como elas podem funcionar melhor com uma visão funcional pela parte do professor. Pela análise, foi possível concluir que o uso da GSF pode ser um facilitador para os professores ao aprimorar as atividades dos livros, quando são pensadas com uma perspectiva interpessoal, fazendo com que os exercícios fiquem mais significativos para os alunos, para que eles possam relacionar o que estão estudando com situações que acontecem em suas "vidas reais", criando situações em aula para que eles possam colocar em prática o que foi aprendido (sic).This paper was developed to explore how the use of Systemic Functional Grammar can help teachers in English as a Foreign language classes for adult learners. The Systemic Functional Grammar (SFG) was developed by Halliday, who thought about language as more then only a system to be followed, but also how language works with the relation between speaker and listener (or writer and reader). In this paper, the mentioned approach was related with the Communicative Language Teaching (CLT), whose concepts lead teachers to teach with communicative goals, where students can actually relate their studies with meaningful real life situations. To explore how the use of SFG can help teachers, six coursebook activities from three different books were analyzed. The main goal of the analysis is to set up some ideas of how the exercises can work better with a functional perspective from the teachers. From the analysis it was possible to conclude that SFG may be a facilitator tool for teachers to improve book activities when thinking with an interpersonal perspective, making the exercises more meaningful for students in order to make them relate what they are learning with their real life situations, creating an environment in class for them to put in practice what was learned (sic).Systemic grammarEnglish language - Study and teachingCoursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisengreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLetras - Inglês - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdfTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdfapplication/pdf1743996https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/1/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdfcc0e3d5b8e457eb75fdf4492988740f0MD51TEXTTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdf.txtTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdf.txtExtracted texttext/plain60823https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/2/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdf.txt208b7dbffc33dda29982bf176814d2c1MD52THUMBNAILTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdf.jpgTCC Débora dos Reis Scarabelotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/3/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdf.jpg0bca528a4c497acfa468d28a15a9fc9aMD5311338/62052020-06-26 06:01:08.347oai:repositorio.ucs.br:11338/6205Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-06-26T06:01:08Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
title Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
spellingShingle Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
Scarabelotti, Débora dos Reis
Systemic grammar
English language - Study and teaching
title_short Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
title_full Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
title_fullStr Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
title_full_unstemmed Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
title_sort Coursebook activities analysis under the perspective of interpersonal function in systemic functional grammar
author Scarabelotti, Débora dos Reis
author_facet Scarabelotti, Débora dos Reis
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Dall Agnol, Samira
Feltes, Heloisa Pedroso de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarabelotti, Débora dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fadanelli, Sabrina Bonqueves
contributor_str_mv Fadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.subject.por.fl_str_mv Systemic grammar
English language - Study and teaching
topic Systemic grammar
English language - Study and teaching
description Este trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional pode ajudar professores de inglês como língua estrangeira em cursos de idiomas para adultos. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou na língua como algo a mais do que apenas um sistema a ser seguido, mas também como a linguagem funciona com relação aos falantes e ouvintes (ou escritores e leitores). Neste trabalho, a abordagem mencionada foi relacionada com a Abordagem Comunicativa, a qual os conceitos levam os professores a ensinar com objetivos comunicativos, onde os alunos possam de fato relacionar seus aprendizados com situações reais e significativas. Para explorar como o uso da GSF pode ajudar os professores, seis atividades de três livros didáticos diferentes foram analisados. O principal objetivo da análise foi providenciar algumas ideias de como elas podem funcionar melhor com uma visão funcional pela parte do professor. Pela análise, foi possível concluir que o uso da GSF pode ser um facilitador para os professores ao aprimorar as atividades dos livros, quando são pensadas com uma perspectiva interpessoal, fazendo com que os exercícios fiquem mais significativos para os alunos, para que eles possam relacionar o que estão estudando com situações que acontecem em suas "vidas reais", criando situações em aula para que eles possam colocar em prática o que foi aprendido (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T19:10:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-25T19:10:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6205
url https://repositorio.ucs.br/11338/6205
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/1/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/2/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6205/3/TCC%20D%c3%a9bora%20dos%20Reis%20Scarabelotti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc0e3d5b8e457eb75fdf4492988740f0
208b7dbffc33dda29982bf176814d2c1
0bca528a4c497acfa468d28a15a9fc9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308863093506048