Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tartarotti, Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12744
Resumo: Produtos tendem a ter um predomínio de valor utilitário ou de valor hedônico na mente do consumidor, mas, vale destacar que o mesmo produto pode gerar uma percepção maior de valor utilitário e, em outros casos, uma maior percepção de valor hedônico, conforme a situação de compra e o uso deste produto. Para entender melhor esse fenômeno e suas consequências sobre ocomportamento do consumidor, o objetivo da pesquisa é verificar a disposição a pagar paraprodutos de valor utilitário e para produtos de valor hedônico, em diferentes situações de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa experimental composta por três experimentos, compostos, ao todo por 4 grupos experimentais e 132 sujeitos participantes. Como principais resultados verificou-se que a disposição a pagar é maior para loja on-line conhecida, tanto para produto utilitário como hedônico, do que para loja on-line desconhecida e que a disposição a pagar é maior para marca conhecida em comparação com marca desconhecida apenas para produto predominantemente hedônico. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f1c95212c0d3491845e1fcd2c0e96254
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12744
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Tartarotti, LucasLazzari, FernandaEckert, AlexCamargo, Maria EmiliaTedesco, Leonel Pablo CarvalhoDe Toni, Deonir2023-10-16T11:49:40Z2023-10-16T11:49:40Z2023-10-122023-08-17https://repositorio.ucs.br/11338/12744Produtos tendem a ter um predomínio de valor utilitário ou de valor hedônico na mente do consumidor, mas, vale destacar que o mesmo produto pode gerar uma percepção maior de valor utilitário e, em outros casos, uma maior percepção de valor hedônico, conforme a situação de compra e o uso deste produto. Para entender melhor esse fenômeno e suas consequências sobre ocomportamento do consumidor, o objetivo da pesquisa é verificar a disposição a pagar paraprodutos de valor utilitário e para produtos de valor hedônico, em diferentes situações de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa experimental composta por três experimentos, compostos, ao todo por 4 grupos experimentais e 132 sujeitos participantes. Como principais resultados verificou-se que a disposição a pagar é maior para loja on-line conhecida, tanto para produto utilitário como hedônico, do que para loja on-line desconhecida e que a disposição a pagar é maior para marca conhecida em comparação com marca desconhecida apenas para produto predominantemente hedônico. [resumo fornecido pelo autor]Products tend to have a predominance of utilitarian value or hedonic value in the consumer's mind, but it is worth highlighting that the same product can generate a greater perception of utilitarian value and, in other cases, a greater perception of hedonic value, depending on the situation. purchase and use of this product. To better understand this phenomenon and its consequences on consumer behavior, the objective of the research is to verify the willingness to pay for products with utilitarian value and for products with hedonic value, in different purchasing situations. To this end, an experimental research was carried out consisting of three experiments, composed in total of 4 experimental groups and 132 participating subjects. The main results showed that the willingness to pay is greater for a well-known online store, both for utility products and hedonic, than for an unknown online store and that the willingness to pay is greater for a known brand compared to an unknown brand only for a predominantly hedonic product. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporComportamento do consumidorComércio eletrônicoMarca de produtosConsumer behaviorElectronic commerceBrand name productsQuanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8919142015791148TARTAROTTI, LucasDoutorado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-10-11ORIGINALTese Lucas Tartarotti.pdfTese Lucas Tartarotti.pdfapplication/pdf766305https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/1/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdfb6bb9b9a70fbc877ccbf3c8e3855ebf9MD51TEXTTese Lucas Tartarotti.pdf.txtTese Lucas Tartarotti.pdf.txtExtracted texttext/plain189981https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/2/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdf.txtce49940759ad91a4482fe1046f5d3b96MD52THUMBNAILTese Lucas Tartarotti.pdf.jpgTese Lucas Tartarotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/3/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdf.jpge4309bb5ba8f62ee7cd362283a829a5bMD5311338/127442023-10-17 07:00:09.852oai:repositorio.ucs.br:11338/12744Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T07:00:09Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
title Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
spellingShingle Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
Tartarotti, Lucas
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Marca de produtos
Consumer behavior
Electronic commerce
Brand name products
title_short Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
title_full Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
title_fullStr Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
title_full_unstemmed Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
title_sort Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
author Tartarotti, Lucas
author_facet Tartarotti, Lucas
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
Eckert, Alex
Camargo, Maria Emilia
Tedesco, Leonel Pablo Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tartarotti, Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Toni, Deonir
contributor_str_mv De Toni, Deonir
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Marca de produtos
topic Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Marca de produtos
Consumer behavior
Electronic commerce
Brand name products
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Electronic commerce
Brand name products
description Produtos tendem a ter um predomínio de valor utilitário ou de valor hedônico na mente do consumidor, mas, vale destacar que o mesmo produto pode gerar uma percepção maior de valor utilitário e, em outros casos, uma maior percepção de valor hedônico, conforme a situação de compra e o uso deste produto. Para entender melhor esse fenômeno e suas consequências sobre ocomportamento do consumidor, o objetivo da pesquisa é verificar a disposição a pagar paraprodutos de valor utilitário e para produtos de valor hedônico, em diferentes situações de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa experimental composta por três experimentos, compostos, ao todo por 4 grupos experimentais e 132 sujeitos participantes. Como principais resultados verificou-se que a disposição a pagar é maior para loja on-line conhecida, tanto para produto utilitário como hedônico, do que para loja on-line desconhecida e que a disposição a pagar é maior para marca conhecida em comparação com marca desconhecida apenas para produto predominantemente hedônico. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-16T11:49:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-16T11:49:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12744
url https://repositorio.ucs.br/11338/12744
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/1/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/2/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12744/3/Tese%20Lucas%20Tartarotti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6bb9b9a70fbc877ccbf3c8e3855ebf9
ce49940759ad91a4482fe1046f5d3b96
e4309bb5ba8f62ee7cd362283a829a5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308902483263488