O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevilacqua, Alcione Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Da Silva, Maurício Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290
Resumo: Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.
id UDESC-0_6e93b3ad638230a67ee600068ea710b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11143
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docenteEste artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 290 - 3161984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBevilacqua, Alcione MariaDa Silva, Maurício Roberto2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11143Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
title O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
spellingShingle O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
Bevilacqua, Alcione Maria
title_short O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
title_full O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
title_fullStr O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
title_full_unstemmed O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
title_sort O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
author Bevilacqua, Alcione Maria
author_facet Bevilacqua, Alcione Maria
Da Silva, Maurício Roberto
author_role author
author2 Da Silva, Maurício Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bevilacqua, Alcione Maria
Da Silva, Maurício Roberto
description Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 290 - 316
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409433563136