O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290 |
Resumo: | Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas. |
id |
UDESC-0_6e93b3ad638230a67ee600068ea710b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11143 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docenteEste artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 290 - 3161984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBevilacqua, Alcione MariaDa Silva, Maurício Roberto2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11143Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
title |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
spellingShingle |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente Bevilacqua, Alcione Maria |
title_short |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
title_full |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
title_fullStr |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
title_full_unstemmed |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
title_sort |
O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente |
author |
Bevilacqua, Alcione Maria |
author_facet |
Bevilacqua, Alcione Maria Da Silva, Maurício Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Da Silva, Maurício Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bevilacqua, Alcione Maria Da Silva, Maurício Roberto |
description |
Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 290 - 316 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409433563136 |