Conhecimento científico e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432 |
Resumo: | O presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação. |
id |
UDESC-0_c50d24301437ba14174885c60d6616fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15432 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento científico e formação de professoresO presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1543210.5965/1984723821472020290Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 290-3041984-723810.5965/1984723821472020reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432/12437Copyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, RafaelRossi, Aline Santana2020-12-18T16:10:26Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15432Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-12-18T16:10:26Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento científico e formação de professores |
title |
Conhecimento científico e formação de professores |
spellingShingle |
Conhecimento científico e formação de professores Rossi, Rafael |
title_short |
Conhecimento científico e formação de professores |
title_full |
Conhecimento científico e formação de professores |
title_fullStr |
Conhecimento científico e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Conhecimento científico e formação de professores |
title_sort |
Conhecimento científico e formação de professores |
author |
Rossi, Rafael |
author_facet |
Rossi, Rafael Rossi, Aline Santana |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Aline Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Rafael Rossi, Aline Santana |
description |
O presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432 10.5965/1984723821472020290 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723821472020290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432/12437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 290-304 1984-7238 10.5965/1984723821472020 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1754650146606415872 |