Conhecimento científico e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rossi, Aline Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432
Resumo: O presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação.
id UDESC-0_c50d24301437ba14174885c60d6616fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15432
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento científico e formação de professoresO presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1543210.5965/1984723821472020290Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 290-3041984-723810.5965/1984723821472020reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432/12437Copyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, RafaelRossi, Aline Santana2020-12-18T16:10:26Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15432Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-12-18T16:10:26Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento científico e formação de professores
title Conhecimento científico e formação de professores
spellingShingle Conhecimento científico e formação de professores
Rossi, Rafael
title_short Conhecimento científico e formação de professores
title_full Conhecimento científico e formação de professores
title_fullStr Conhecimento científico e formação de professores
title_full_unstemmed Conhecimento científico e formação de professores
title_sort Conhecimento científico e formação de professores
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
Rossi, Aline Santana
author_role author
author2 Rossi, Aline Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
Rossi, Aline Santana
description O presente texto é instrumento por meio do qual discutimos as categorias de verdade e falsidade do conhecimento científico, com o objetivo de contribuir com a reflexão crítica, histórica e ontológica da pesquisa em educação e, mais precisamente, na formação de professores. De modo geral, pode-se observar no cotidiano escolar um desprezo pelas ideias de verdade ou falsidade com relação ao conhecimento científico. Para analisar esta questão, partimos do processo histórico de autoconstrução humana para demonstrar a especificidade da ciência enquanto impulso à compreensão correta e aproximada da essência e da totalidade do objeto investigado e sua importância na formação de professores. Por fim, concluímos que os conhecimentos científicos e teóricos são indispensáveis para o desenvolvimento humano-genérico dos alunos e dos professores e que abandonar o critério da crítica para analisar as distintas proposições teóricas é ajudar a confundir o entendimento da realidade objetiva e não a sua elucidação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432
10.5965/1984723821472020290
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432
identifier_str_mv 10.5965/1984723821472020290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15432/12437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 290-304
1984-7238
10.5965/1984723821472020
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1754650146606415872