Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, José Eduardo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Jardim, Jacinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410
Resumo: O nosso artigo pretende apresentar as linhas mestras do pensamento pedagógico reformista inspirado num ideário de formação do homem todo e de todo o homem.  Exercendo o seu múnus intelectual e pedagógico, o jesuíta e professor Manuel Antunes reflecte, com especial incidência nos anos 60 e 70 do século XX, sobre os grandes problemas, desafios e novos modelos antropológicos e sociais emergentes da sociedade pós-industrial e da emergente sociedade de informação. Os valores e contravalores, os novos ideais que povoam a juventude e lhe configuram um determinado horizonte de futuro, as aspirações e inquietações do homem contemporâneo, a emergência do ligeiro modelo do homem light a que chama de “homem-espuma” são problematizados por este pedagogo atento às derivas da sociedade hodierna. Baseados na proposta de reforma do ensino superior preconizada por Manuel Antunes em ordem ao desenvolvimento integral do estudante universitário, propomos um programa de desenvolvimento de competências intra-interpessoais e profissionais, tendo em vista a promoção do sucesso académico. Palavras-Chaves: Manuel Antunes. Pedagogia. Reformas. Ensino Superior. Competências. Educação Integral.   Abstract: This article intents to present the guidelines of the pedagogic and reformist thought inspired in an ideary of training of the integral man and of every man.  Exercising his/her intellectual and pedagogic munus, especially in the 60s and 70s of the 20th century, the Jesuit and teacher Manuel Antunes reflects upon the great problems, challenges and new anthropological and social models that emerged from the post-industrial society and from the emerging information society. The values and counter-values, the new ideals that populate young minds, and provide them with a future timeline, the aspirations and wonders of the contemporary man, the emergency of the quick model of the light man, to whom he calls ";foam man"; are problematised by this educator who is very attentive to the drifts of the hodiernal society. Based on the reform proposition of higher education preconized by Manuel Antunes to attain the integral development of the academic student, we propose a program of development of intra-personal and professional competences, keeping in mind to promote   academic success. Keywords: Manuel Antunes. Pedagogy. Reforms. Higher Education. Competences. Integral Education.
id UDESC-0_f2b1d3bf5e2033d2245961861ee6eb18
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1410
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of CompetenceO nosso artigo pretende apresentar as linhas mestras do pensamento pedagógico reformista inspirado num ideário de formação do homem todo e de todo o homem.  Exercendo o seu múnus intelectual e pedagógico, o jesuíta e professor Manuel Antunes reflecte, com especial incidência nos anos 60 e 70 do século XX, sobre os grandes problemas, desafios e novos modelos antropológicos e sociais emergentes da sociedade pós-industrial e da emergente sociedade de informação. Os valores e contravalores, os novos ideais que povoam a juventude e lhe configuram um determinado horizonte de futuro, as aspirações e inquietações do homem contemporâneo, a emergência do ligeiro modelo do homem light a que chama de “homem-espuma” são problematizados por este pedagogo atento às derivas da sociedade hodierna. Baseados na proposta de reforma do ensino superior preconizada por Manuel Antunes em ordem ao desenvolvimento integral do estudante universitário, propomos um programa de desenvolvimento de competências intra-interpessoais e profissionais, tendo em vista a promoção do sucesso académico. Palavras-Chaves: Manuel Antunes. Pedagogia. Reformas. Ensino Superior. Competências. Educação Integral.   Abstract: This article intents to present the guidelines of the pedagogic and reformist thought inspired in an ideary of training of the integral man and of every man.  Exercising his/her intellectual and pedagogic munus, especially in the 60s and 70s of the 20th century, the Jesuit and teacher Manuel Antunes reflects upon the great problems, challenges and new anthropological and social models that emerged from the post-industrial society and from the emerging information society. The values and counter-values, the new ideals that populate young minds, and provide them with a future timeline, the aspirations and wonders of the contemporary man, the emergency of the quick model of the light man, to whom he calls ";foam man"; are problematised by this educator who is very attentive to the drifts of the hodiernal society. Based on the reform proposition of higher education preconized by Manuel Antunes to attain the integral development of the academic student, we propose a program of development of intra-personal and professional competences, keeping in mind to promote   academic success. Keywords: Manuel Antunes. Pedagogy. Reforms. Higher Education. Competences. Integral Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410Revista Linhas; v. 9 n. 2 (2008)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410/1200Franco, José EduardoJardim, Jacintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1410Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
title Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
spellingShingle Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
Franco, José Eduardo
title_short Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
title_full Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
title_fullStr Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
title_full_unstemmed Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
title_sort Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
author Franco, José Eduardo
author_facet Franco, José Eduardo
Jardim, Jacinto
author_role author
author2 Jardim, Jacinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, José Eduardo
Jardim, Jacinto
description O nosso artigo pretende apresentar as linhas mestras do pensamento pedagógico reformista inspirado num ideário de formação do homem todo e de todo o homem.  Exercendo o seu múnus intelectual e pedagógico, o jesuíta e professor Manuel Antunes reflecte, com especial incidência nos anos 60 e 70 do século XX, sobre os grandes problemas, desafios e novos modelos antropológicos e sociais emergentes da sociedade pós-industrial e da emergente sociedade de informação. Os valores e contravalores, os novos ideais que povoam a juventude e lhe configuram um determinado horizonte de futuro, as aspirações e inquietações do homem contemporâneo, a emergência do ligeiro modelo do homem light a que chama de “homem-espuma” são problematizados por este pedagogo atento às derivas da sociedade hodierna. Baseados na proposta de reforma do ensino superior preconizada por Manuel Antunes em ordem ao desenvolvimento integral do estudante universitário, propomos um programa de desenvolvimento de competências intra-interpessoais e profissionais, tendo em vista a promoção do sucesso académico. Palavras-Chaves: Manuel Antunes. Pedagogia. Reformas. Ensino Superior. Competências. Educação Integral.   Abstract: This article intents to present the guidelines of the pedagogic and reformist thought inspired in an ideary of training of the integral man and of every man.  Exercising his/her intellectual and pedagogic munus, especially in the 60s and 70s of the 20th century, the Jesuit and teacher Manuel Antunes reflects upon the great problems, challenges and new anthropological and social models that emerged from the post-industrial society and from the emerging information society. The values and counter-values, the new ideals that populate young minds, and provide them with a future timeline, the aspirations and wonders of the contemporary man, the emergency of the quick model of the light man, to whom he calls ";foam man"; are problematised by this educator who is very attentive to the drifts of the hodiernal society. Based on the reform proposition of higher education preconized by Manuel Antunes to attain the integral development of the academic student, we propose a program of development of intra-personal and professional competences, keeping in mind to promote   academic success. Keywords: Manuel Antunes. Pedagogy. Reforms. Higher Education. Competences. Integral Education.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1410/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 9 n. 2 (2008)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1754650144279625728