Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17758 |
Resumo: | Em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, no ano de 1896, os franciscanos criaram uma escola paroquial étnica para os filhos de antigos colonos alemães vindos décadas antes para o país, em 1843. Com uma pedagogia de base intuitiva, atuaram em prol de uma obra católica e caritativa de promoção social e religiosa de meninos pobres. Lutando contra os protestantes, a laicização republicana, o liberalismo político e outras expressões filosóficas e políticas na sociedade urbana, deram forma a sua atuação recebendo dos ricos e do Estado aporte financeiro para empreender, mas, sobretudo, adquirindo autonomia de ação com o estabelecimento de fontes próprias de mantença. Sua atividade estava em consonância com o neotomismo de Leão XIII e sua ideia de caridade expandida sobre o tema da instrução escolar. Revela a inexistência do direito social à educação, mas explicita a busca pela difusão da escola entre os mais pobres. A pesquisa baseia-se em informações jornalísticas, tomados os periódicos como fontes numa perspectiva da compreensão de um movimento social, a partir da colocação na esfera pública das questões institucionais. Os referenciais teóricos ligam-se a Carvalho (2015) e Marshall (1967) com a ideia de direito social, e a Ricoeur (2010), em sua filosofia da história. |
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Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIXEm Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, no ano de 1896, os franciscanos criaram uma escola paroquial étnica para os filhos de antigos colonos alemães vindos décadas antes para o país, em 1843. Com uma pedagogia de base intuitiva, atuaram em prol de uma obra católica e caritativa de promoção social e religiosa de meninos pobres. Lutando contra os protestantes, a laicização republicana, o liberalismo político e outras expressões filosóficas e políticas na sociedade urbana, deram forma a sua atuação recebendo dos ricos e do Estado aporte financeiro para empreender, mas, sobretudo, adquirindo autonomia de ação com o estabelecimento de fontes próprias de mantença. Sua atividade estava em consonância com o neotomismo de Leão XIII e sua ideia de caridade expandida sobre o tema da instrução escolar. Revela a inexistência do direito social à educação, mas explicita a busca pela difusão da escola entre os mais pobres. A pesquisa baseia-se em informações jornalísticas, tomados os periódicos como fontes numa perspectiva da compreensão de um movimento social, a partir da colocação na esfera pública das questões institucionais. Os referenciais teóricos ligam-se a Carvalho (2015) e Marshall (1967) com a ideia de direito social, e a Ricoeur (2010), em sua filosofia da história. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1775810.5965/1984723821472020355Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 355-3841984-723810.5965/1984723821472020reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17758/12515Copyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marco Aurélio Corrêa2020-12-18T16:10:26Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17758Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-12-18T16:10:26Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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