Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Patrícia Gotardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004e/00004ee8.pdf
Resumo: Orientador: Alessandro Cazonatto Galvão.
id UDESC-2_c557301ae6d7b31b429ca6a5bf9bed60
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/139773
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.540 20Físico-químicaGlicóisSolventesOrientador: Alessandro Cazonatto Galvão.Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pinhalzinho, 2018.Bibliografia: p.50-56Disponível em formato Acrobat.Modo de acesso: internetA xilose é um monossacarídeo obtido da biomassa proveniente de hemiceluloses e a partir dela pode ser obtido o xilitol que é classificado como um proeminente building-block da indústria química. O desenvolvimento de processos de produção e separação destes compostos depende de informações referentes ao seu comportamento em contato com líquidos puros e soluções. Estudos de equilíbrio sólido-líquido são responsáveis por suprir parte destas informações de forma que o presente trabalho apresenta dados de solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água/etilenoglicol e água/1,2-propilenoglicol, cobrindo toda a faixa de fração molar da solução, no intervalo de temperatura entre 293,15 K e 323,15 K utilizando método refratométrico. Os resultados indicaram um aumento da solubilidade com o aumento da temperatura, sendo que o xilitol apresentou maior solubilidade que a xilose, em ambas as soluções líquidas binárias estudadas. Tanto para a xilose como para o xilitol, maiores capacidades de solubilização foram observadas para a água seguidas respectivamente para o etilenoglicol e para o 1,2-propilenoglicol. Os valores de solubilidade mostraram ser diretamente proporcionais a constante dielétrica do líquido puro ou solução binária. O modelo de JouybanAcree se mostrou capaz de correlacionar os dados de solubilidade gerando três parâmetros ajustáveis.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.Galvão, Alessandro Cazonatto orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.Machado, Patrícia Gotardo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis(Enc.)http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004e/00004ee8.pdfporpor engTexto em português com resumo inglês.Disponível também em cd-rom, arquivo em PDF e versão on-line.reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:44:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
title Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
spellingShingle Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
Machado, Patrícia Gotardo
540 20
Físico-química
Glicóis
Solventes
title_short Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
title_full Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
title_fullStr Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
title_full_unstemmed Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
title_sort Solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água, etilenoglicol e 1,2-propilenoglicol na faixa de temperatura de 293,15 K a 323,15 K/Patrícia Gotardo Machado.
author Machado, Patrícia Gotardo
author_facet Machado, Patrícia Gotardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Alessandro Cazonatto orientador
Universidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Patrícia Gotardo
dc.subject.por.fl_str_mv 540 20
Físico-química
Glicóis
Solventes
topic 540 20
Físico-química
Glicóis
Solventes
dc.description.none.fl_txt_mv Orientador: Alessandro Cazonatto Galvão.
Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pinhalzinho, 2018.
Bibliografia: p.50-56
Disponível em formato Acrobat.
Modo de acesso: internet
A xilose é um monossacarídeo obtido da biomassa proveniente de hemiceluloses e a partir dela pode ser obtido o xilitol que é classificado como um proeminente building-block da indústria química. O desenvolvimento de processos de produção e separação destes compostos depende de informações referentes ao seu comportamento em contato com líquidos puros e soluções. Estudos de equilíbrio sólido-líquido são responsáveis por suprir parte destas informações de forma que o presente trabalho apresenta dados de solubilidade da xilose e do xilitol em soluções líquidas binárias formadas por água/etilenoglicol e água/1,2-propilenoglicol, cobrindo toda a faixa de fração molar da solução, no intervalo de temperatura entre 293,15 K e 323,15 K utilizando método refratométrico. Os resultados indicaram um aumento da solubilidade com o aumento da temperatura, sendo que o xilitol apresentou maior solubilidade que a xilose, em ambas as soluções líquidas binárias estudadas. Tanto para a xilose como para o xilitol, maiores capacidades de solubilização foram observadas para a água seguidas respectivamente para o etilenoglicol e para o 1,2-propilenoglicol. Os valores de solubilidade mostraram ser diretamente proporcionais a constante dielétrica do líquido puro ou solução binária. O modelo de JouybanAcree se mostrou capaz de correlacionar os dados de solubilidade gerando três parâmetros ajustáveis.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.
description Orientador: Alessandro Cazonatto Galvão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004e/00004ee8.pdf
identifier_str_mv (Enc.)
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004e/00004ee8.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
por eng
Texto em português com resumo inglês.
language por
language_invalid_str_mv por eng
Texto em português com resumo inglês.
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível também em cd-rom, arquivo em PDF e versão on-line.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633521874407260160