Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.

Bibliographic Details
Main Author: Bordignon, Sinara
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Download full: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000051/00005147.pdf
Summary: Orientador: Marcel Manente Boiago.
id UDESC-2_dde03084412e0a28bac770ba305bd278
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/140287
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.664.9 20Carne de aveAlimentos AnáliseOrientador: Marcel Manente Boiago.Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pinhalzinho, 2018.Bibliografia: p. 35-39Disponível em formato Acrobat.Modo de acesso: internet.O objetivo deste estudo foi caracterizar física, química e visualmente carnes de peito de frango com diferentes graus da anomalia ?white striping? (WS), além de verificar sua aplicação no processamento e qualidade de steak empanado e hambúrguer de frango. Foram utilizados files classificados de acordo com o acometimento em normais, e white striping moderados e severos, obtidos de animais machos com aproximadamente três quilos e abatidos em frigorífico comercial. Com estes foram preparados steak empanado e hambúrguer, e avaliados a composição centesimal, oxidação lipídica, estabilidade da emulsão, pH, coloração, capacidade de retenção de água, perdas por cocção e força de cisalhmento. Os resultados obtidos mostram que as carnes com WS severo apresentaram maior umidade, extrato etéreo, colágeno, oxidação lipídica, luminosidade, intensidade de amarelo, capacidade de retenção de água e perdas por cocção e menor proteína bruta e força de cisalhamento. A avaliação sensorial mostra que os consumidores percebem a anomalia WS e a intenção de compra é reduzida. Quando utilizadas em produtos como hambúrgueres e steaks, as carnes com WS proporcionaram pequenas alterações na qualidade, que podem ser contornados. Assim, conclui-se que a carne WS proporciona alterações nas características físicas e químicas, sendo observada e não desejada pelos consumidores, porém seu uso pode ser empregado em produtos processados como hamburguers e steaks sem prejuízos a estes.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.Boiago, Marcel Manente orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.Bordignon, Sinara2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis(Enc.)http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000051/00005147.pdfporTexto em português com resumo inglês.Disponível também em cd-rom, arquivo em PDF e versão on-line.reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:32:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
title Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
spellingShingle Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
Bordignon, Sinara
664.9 20
Carne de ave
Alimentos Análise
title_short Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
title_full Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
title_fullStr Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
title_full_unstemmed Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
title_sort Carne de peitos de frangos com diferentes graus da anomalia white striping e sua aplicação na produção de steak e hambúrguer/Sinara Bordignon.
author Bordignon, Sinara
author_facet Bordignon, Sinara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boiago, Marcel Manente orientador
Universidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordignon, Sinara
dc.subject.por.fl_str_mv 664.9 20
Carne de ave
Alimentos Análise
topic 664.9 20
Carne de ave
Alimentos Análise
dc.description.none.fl_txt_mv Orientador: Marcel Manente Boiago.
Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pinhalzinho, 2018.
Bibliografia: p. 35-39
Disponível em formato Acrobat.
Modo de acesso: internet.
O objetivo deste estudo foi caracterizar física, química e visualmente carnes de peito de frango com diferentes graus da anomalia ?white striping? (WS), além de verificar sua aplicação no processamento e qualidade de steak empanado e hambúrguer de frango. Foram utilizados files classificados de acordo com o acometimento em normais, e white striping moderados e severos, obtidos de animais machos com aproximadamente três quilos e abatidos em frigorífico comercial. Com estes foram preparados steak empanado e hambúrguer, e avaliados a composição centesimal, oxidação lipídica, estabilidade da emulsão, pH, coloração, capacidade de retenção de água, perdas por cocção e força de cisalhmento. Os resultados obtidos mostram que as carnes com WS severo apresentaram maior umidade, extrato etéreo, colágeno, oxidação lipídica, luminosidade, intensidade de amarelo, capacidade de retenção de água e perdas por cocção e menor proteína bruta e força de cisalhamento. A avaliação sensorial mostra que os consumidores percebem a anomalia WS e a intenção de compra é reduzida. Quando utilizadas em produtos como hambúrgueres e steaks, as carnes com WS proporcionaram pequenas alterações na qualidade, que podem ser contornados. Assim, conclui-se que a carne WS proporciona alterações nas características físicas e químicas, sendo observada e não desejada pelos consumidores, porém seu uso pode ser empregado em produtos processados como hamburguers e steaks sem prejuízos a estes.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.
description Orientador: Marcel Manente Boiago.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000051/00005147.pdf
identifier_str_mv (Enc.)
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000051/00005147.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
Texto em português com resumo inglês.
language por
language_invalid_str_mv Texto em português com resumo inglês.
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível também em cd-rom, arquivo em PDF e versão on-line.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633521810293129216