Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Palíndromo (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3456 |
Resumo: | This article aims to analyze some artworks by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during the cultural resistance period in dictatorial Brazil (1964-1985). To do so we will take in account the period of Brazilian military dictatorship as a time of state of emergency, so well conceptualized by Italian philosopher Giorgio Agamben, which we will use in this article. We intend to get to a better understanding about the guerrilla art by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during dictatorial Brazil. |
id |
UDESC-5_fa21e53737d82eed124e8c5d38f035fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3456 |
network_acronym_str |
UDESC-5 |
network_name_str |
Palíndromo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio AgambenCildo MeirelesHélio Oiticicaditadura militar Giorgio AgambenCildo MeirelesHélio Oiticicamilitary dictatorshipGiorgio AgambenThis article aims to analyze some artworks by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during the cultural resistance period in dictatorial Brazil (1964-1985). To do so we will take in account the period of Brazilian military dictatorship as a time of state of emergency, so well conceptualized by Italian philosopher Giorgio Agamben, which we will use in this article. We intend to get to a better understanding about the guerrilla art by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during dictatorial Brazil. Este artigo tenta analisar algumas obras de Cildo Meireles e Hélio Oiticica durante o período de resistência cultural no Brasil ditatorial (1964-1985). Para tanto, tomamos em conta o período de ditadura militar brasileira como uma época de estado de exceção, tão bem conceituado pelo filósofo italiano de Giorgio Agamben, do qual faremos uso neste artigo. Pretende-se aqui uma melhor compreensão da arte de guerrilha de Cildo Meireles e Hélio Oiticica durante o Brasil ditatorial. Universidade do Estado de Santa Catarina2013-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/345610.5965/2175234604082012099Palíndromo; Vol. 4 No. 8 (2012): Palíndromo nº 8Palíndromo; v. 4 n. 8 (2012): Palíndromo nº 82175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3456/2477Copyright (c) 2013 Walace Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2020-09-08T15:41:57Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3456Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T15:41:57Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
title |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
spellingShingle |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben Rodrigues, Walace Cildo Meireles Hélio Oiticica ditadura militar Giorgio Agamben Cildo Meireles Hélio Oiticica military dictatorship Giorgio Agamben |
title_short |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
title_full |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
title_fullStr |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
title_full_unstemmed |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
title_sort |
Arte de guerrilha no Brasil ditatorial: O caso das produções de Cildo Meireles e Hélio Oiticica pela via filosófica de Giorgio Agamben |
author |
Rodrigues, Walace |
author_facet |
Rodrigues, Walace |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Walace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cildo Meireles Hélio Oiticica ditadura militar Giorgio Agamben Cildo Meireles Hélio Oiticica military dictatorship Giorgio Agamben |
topic |
Cildo Meireles Hélio Oiticica ditadura militar Giorgio Agamben Cildo Meireles Hélio Oiticica military dictatorship Giorgio Agamben |
description |
This article aims to analyze some artworks by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during the cultural resistance period in dictatorial Brazil (1964-1985). To do so we will take in account the period of Brazilian military dictatorship as a time of state of emergency, so well conceptualized by Italian philosopher Giorgio Agamben, which we will use in this article. We intend to get to a better understanding about the guerrilla art by Cildo Meireles and Hélio Oiticica during dictatorial Brazil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3456 10.5965/2175234604082012099 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3456 |
identifier_str_mv |
10.5965/2175234604082012099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3456/2477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Walace Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Walace Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Palíndromo; Vol. 4 No. 8 (2012): Palíndromo nº 8 Palíndromo; v. 4 n. 8 (2012): Palíndromo nº 8 2175-2346 1984-9532 reponame:Palíndromo (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Palíndromo (Online) |
collection |
Palíndromo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br |
_version_ |
1797041814104965120 |