Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolon, Flavia Jakemiu Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13109
Resumo: O artigo pretende debater as questões dos limites do corpo conforme proposto pela artista plástica brasileira Lygia Clark, por meio de suas obras sensoriais (1965/1969). Para tal fim, foi realizada uma pesquisa documental em textos de críticos de arte, jornais e cartas da artista, durante o período de sua produção até exposições mais recentes. O corpo passou a fazer parte da obra, possibilitando o questionamento das sensações que são impostas por instrumentos (objetos sensoriais) e por espaços onde se inserem. A obra desses artistas passou a questionar não somente o que é arte, mas também o local onde essas peças podiam ser apresentadas. Leitora do filósofo Merleau-Ponty, Clark propunha experiências fenomenológicas, participativas, que não deixavam o espectador passivo perante os movimentos do objeto e do corpo. Assim, Lygia Clark posicionou-se diante dos limites, sensoriais e éticos do corpo, a interação entre corpo e obra por meio da problematização ou mesmo da inversão de performances generificadas
id UDSC-2_8bd6127a3c77dced25cd5f89d9a0858e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13109
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupaLygia Clarkobras sensoriaisgênero.O artigo pretende debater as questões dos limites do corpo conforme proposto pela artista plástica brasileira Lygia Clark, por meio de suas obras sensoriais (1965/1969). Para tal fim, foi realizada uma pesquisa documental em textos de críticos de arte, jornais e cartas da artista, durante o período de sua produção até exposições mais recentes. O corpo passou a fazer parte da obra, possibilitando o questionamento das sensações que são impostas por instrumentos (objetos sensoriais) e por espaços onde se inserem. A obra desses artistas passou a questionar não somente o que é arte, mas também o local onde essas peças podiam ser apresentadas. Leitora do filósofo Merleau-Ponty, Clark propunha experiências fenomenológicas, participativas, que não deixavam o espectador passivo perante os movimentos do objeto e do corpo. Assim, Lygia Clark posicionou-se diante dos limites, sensoriais e éticos do corpo, a interação entre corpo e obra por meio da problematização ou mesmo da inversão de performances generificadasUniversidade do Estado de Santa Catarina2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1310910.5965/982615x12242019091ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 24 (2019): Variata; 91-123ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 24 (2019): Variata; 91-123 Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 24 (2019): Variata; 91-1231982-615X10.5965/1982615x12242019reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13109/9845Copyright (c) 2019 Flavia Jakemiu Araujo Bortoloninfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolon, Flavia Jakemiu Araujo2019-12-18T22:48:11Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13109Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:11ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
title Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
spellingShingle Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
Bortolon, Flavia Jakemiu Araujo
Lygia Clark
obras sensoriais
gênero.
title_short Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
title_full Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
title_fullStr Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
title_full_unstemmed Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
title_sort Lygia Clark: Os limites do gênero do corpo na série Roupa-corpo-roupa
author Bortolon, Flavia Jakemiu Araujo
author_facet Bortolon, Flavia Jakemiu Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolon, Flavia Jakemiu Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Lygia Clark
obras sensoriais
gênero.
topic Lygia Clark
obras sensoriais
gênero.
description O artigo pretende debater as questões dos limites do corpo conforme proposto pela artista plástica brasileira Lygia Clark, por meio de suas obras sensoriais (1965/1969). Para tal fim, foi realizada uma pesquisa documental em textos de críticos de arte, jornais e cartas da artista, durante o período de sua produção até exposições mais recentes. O corpo passou a fazer parte da obra, possibilitando o questionamento das sensações que são impostas por instrumentos (objetos sensoriais) e por espaços onde se inserem. A obra desses artistas passou a questionar não somente o que é arte, mas também o local onde essas peças podiam ser apresentadas. Leitora do filósofo Merleau-Ponty, Clark propunha experiências fenomenológicas, participativas, que não deixavam o espectador passivo perante os movimentos do objeto e do corpo. Assim, Lygia Clark posicionou-se diante dos limites, sensoriais e éticos do corpo, a interação entre corpo e obra por meio da problematização ou mesmo da inversão de performances generificadas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13109
10.5965/982615x12242019091
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13109
identifier_str_mv 10.5965/982615x12242019091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13109/9845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Flavia Jakemiu Araujo Bortolon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Flavia Jakemiu Araujo Bortolon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 24 (2019): Variata; 91-123
ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 24 (2019): Variata; 91-123
Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 24 (2019): Variata; 91-123
1982-615X
10.5965/1982615x12242019
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321058188623872