Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865
Resumo: A história da Universidade, como instituição científica e formativa, congrega o nacional e o transversal. Desde final da Idade Média e particularmente com a revolução cultural e política do Iluminismo, a questão da Universidade tornou-se também uma questão de Estado. A revolução científica e a revolução política que assinalaram a transição da primeira Modernidade fizeram emergir um novo conceito de universidade, vinculado ao Iluminismo e ao Racionalismo como resposta àquela crise e como instância política, cumprindo objectivos no quadro do Estado-Nação em formação. Dando curso à revolução científica e ajustando-se à modernização da administração pública, a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que culminou com a promulgação dos Estatutos, em 1772, insere-se numa corrente histórica de modernização fomentada e regulada pelo elemento estatal. Neste texto será apresentada uma síntese que inclui aspectos sociopedagógicos da Reforma Pombalina e Mariana da Universidade de Coimbra que assinalaram a relação entre a Universidade e a Sociedade Portuguesa, na transição do Antigo Regime. Far-se-á referência ao estatuto e à função da Universidade Reformada, na nova ordem dos estudos. Pela natureza sumária e exploratória deste texto, serão utilizadas fundamentalmente fontes secundárias, quer no que reporta aos planos de estudo, quer no que reporta à legislação.
id UECE-1_3f4792f52e791c310afd8b48aabb8248
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/865
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regimeUniversidade Reforma Pombalina da Universidade de CoimbraNova Ordem dos Estudos.A história da Universidade, como instituição científica e formativa, congrega o nacional e o transversal. Desde final da Idade Média e particularmente com a revolução cultural e política do Iluminismo, a questão da Universidade tornou-se também uma questão de Estado. A revolução científica e a revolução política que assinalaram a transição da primeira Modernidade fizeram emergir um novo conceito de universidade, vinculado ao Iluminismo e ao Racionalismo como resposta àquela crise e como instância política, cumprindo objectivos no quadro do Estado-Nação em formação. Dando curso à revolução científica e ajustando-se à modernização da administração pública, a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que culminou com a promulgação dos Estatutos, em 1772, insere-se numa corrente histórica de modernização fomentada e regulada pelo elemento estatal. Neste texto será apresentada uma síntese que inclui aspectos sociopedagógicos da Reforma Pombalina e Mariana da Universidade de Coimbra que assinalaram a relação entre a Universidade e a Sociedade Portuguesa, na transição do Antigo Regime. Far-se-á referência ao estatuto e à função da Universidade Reformada, na nova ordem dos estudos. Pela natureza sumária e exploratória deste texto, serão utilizadas fundamentalmente fontes secundárias, quer no que reporta aos planos de estudo, quer no que reporta à legislação.EdUECE2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/86510.25053/redufor.v4i10.865Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 7-17Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 7-17Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 7-17Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 7-172448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078Copyright (c) 2019 Justino Magalhãeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Justino2021-08-18T12:50:02Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/865Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2021-08-18T12:50:02Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
title Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
spellingShingle Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
Magalhães, Justino
Universidade
Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra
Nova Ordem dos Estudos
.
title_short Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
title_full Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
title_fullStr Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
title_full_unstemmed Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
title_sort Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime
author Magalhães, Justino
author_facet Magalhães, Justino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra
Nova Ordem dos Estudos
.
topic Universidade
Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra
Nova Ordem dos Estudos
.
description A história da Universidade, como instituição científica e formativa, congrega o nacional e o transversal. Desde final da Idade Média e particularmente com a revolução cultural e política do Iluminismo, a questão da Universidade tornou-se também uma questão de Estado. A revolução científica e a revolução política que assinalaram a transição da primeira Modernidade fizeram emergir um novo conceito de universidade, vinculado ao Iluminismo e ao Racionalismo como resposta àquela crise e como instância política, cumprindo objectivos no quadro do Estado-Nação em formação. Dando curso à revolução científica e ajustando-se à modernização da administração pública, a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que culminou com a promulgação dos Estatutos, em 1772, insere-se numa corrente histórica de modernização fomentada e regulada pelo elemento estatal. Neste texto será apresentada uma síntese que inclui aspectos sociopedagógicos da Reforma Pombalina e Mariana da Universidade de Coimbra que assinalaram a relação entre a Universidade e a Sociedade Portuguesa, na transição do Antigo Regime. Far-se-á referência ao estatuto e à função da Universidade Reformada, na nova ordem dos estudos. Pela natureza sumária e exploratória deste texto, serão utilizadas fundamentalmente fontes secundárias, quer no que reporta aos planos de estudo, quer no que reporta à legislação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865
10.25053/redufor.v4i10.865
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v4i10.865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Justino Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Justino Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 7-17
Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 7-17
Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 7-17
Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 7-17
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1754565259424694272