Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevehr, Daniel Luciano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fetter, Shirlei Alexandra, Karpinski, Raquel Lemes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. 
id UECE-1_86d73d3cff894b44ec5f0d68caab18ec
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/851
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusionProducción del conocimiento en la universidad: reflexiones e incumbencias en torno del trabajo de conclusión de cursoProdução do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de cursoAtividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico..Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. EdUECE2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85110.25053/redufor.v4i10.851Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 131-147Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 131-1472448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086Gevehr, Daniel LucianoFetter, Shirlei AlexandraKarpinski, Raquel Lemesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-18T12:50:02Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/851Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2021-08-18T12:50:02Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
Producción del conocimiento en la universidad: reflexiones e incumbencias en torno del trabajo de conclusión de curso
Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso
title Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
spellingShingle Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
Gevehr, Daniel Luciano
Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.
.
title_short Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
title_full Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
title_fullStr Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
title_full_unstemmed Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
title_sort Knowledge production in the university:reflections and outbreaks around the work of course conclusion
author Gevehr, Daniel Luciano
author_facet Gevehr, Daniel Luciano
Fetter, Shirlei Alexandra
Karpinski, Raquel Lemes
author_role author
author2 Fetter, Shirlei Alexandra
Karpinski, Raquel Lemes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gevehr, Daniel Luciano
Fetter, Shirlei Alexandra
Karpinski, Raquel Lemes
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.
.
topic Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.
.
description Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851
10.25053/redufor.v4i10.851
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v4i10.851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147
Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147
Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 131-147
Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 131-147
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1754565259395334144