O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacelar, Lucidalva Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Francisca Rejane Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecer (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334
Resumo: In the state of Ceará, the Democratic Policy Management took the body from 1995, when several integrated actions were developed under the focus of "all for quality education for all." The "all for education" was the big appeal for the mobilization of society for educational decisions and so in 1995, the community elects its first director, triggering the decentralization of political power and the strengthening of school autonomy. The School Board, in turn, acquire the feature as one of the strongest mechanisms for realization of democratic management. The content of this work involves a literature search from the thinking of different theorists where you can observe and analyze the role of School Councils in the management policies of the Democratic school in Ceará, evaluating the design, position in the power structure of the school, powers, representation, coordination and operation of the Councils in the path of consolidation of a more DemocraticManagement. In view of the state schools surveyed, the common testimony pointed to the importance of the performance of the Councils, while the same ratio has been a noticeable lack of concrete action from them. In the words of managers, there is clear evidence of the role of School Councils, in the speech of faculty and staff, the clarity diminishes, and the speech of students and parents the trend is the dark
id UECE-2_d46428bd4878487ba628db70b5f7b3c5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1334
network_acronym_str UECE-2
network_name_str Conhecer (Fortaleza)
repository_id_str
spelling O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Cearáconselho escolardemocraciaparticipaçãogestão escolarschool boarddemocracyparticipationschool managementIn the state of Ceará, the Democratic Policy Management took the body from 1995, when several integrated actions were developed under the focus of "all for quality education for all." The "all for education" was the big appeal for the mobilization of society for educational decisions and so in 1995, the community elects its first director, triggering the decentralization of political power and the strengthening of school autonomy. The School Board, in turn, acquire the feature as one of the strongest mechanisms for realization of democratic management. The content of this work involves a literature search from the thinking of different theorists where you can observe and analyze the role of School Councils in the management policies of the Democratic school in Ceará, evaluating the design, position in the power structure of the school, powers, representation, coordination and operation of the Councils in the path of consolidation of a more DemocraticManagement. In view of the state schools surveyed, the common testimony pointed to the importance of the performance of the Councils, while the same ratio has been a noticeable lack of concrete action from them. In the words of managers, there is clear evidence of the role of School Councils, in the speech of faculty and staff, the clarity diminishes, and the speech of students and parents the trend is the darkNo estado do Ceará, a Política da Gestão Democrática tomou corpo a partir de 1995, quando várias ações integradas foram desenvolvidas sob o foco da expressão “todos pela educação de qualidade para todos”. O “ todos pela educação” era o grande apelo à mobilização da sociedade para as decisões educacionais e assim em 1995, a comunidade elege pela primeira vez o seu diretor, deflagrando a descentralização do poder político e o fortalecimento da autonomia escolar. Os Conselhos Escolares, por sua vez, adquirem feição própria, como um dos mais fortes mecanismos de efetivação da Gestão Democrática. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos Conselhos Escolares no contexto da Política de Gestão Democrática da escola pública no Ceará, avaliando a concepção, posição na estrutura de poder da escola, competências, representatividade, funcionamento e coordenação dos Conselhos na trajetória de consolidação de uma Gestão mais democrática. Na perspectiva das escolas estaduais pesquisadas, os depoimentos comuns apontaram para a importância da atuação dos Conselhos, embora na mesma proporção tenha sido notória a ausência concreta da atuação dos mesmos. Nas falas dos gestores, há evidências da clareza do papel dos Conselhos Escolares; na fala dos professores e funcionários, esta clareza diminui; e na fala dos alunos e pais a tendência é a obscuridade sobre o real papel dos Conselhos como mecanismo de controle social da escola. Os pais, por sua vez, se limitam a entender a participação de forma pontual, expressando esta compreensão através de citações como “a diretora é muito boa, vive chamando a gente para as reuniões e festas da escola”. Confirma-se assim, que entre as concepções de Gestão Democrática e as práticas escolares há um fosso a ser superado. No entanto, não se pode negar que impera no ambiente escolar, um sentimento crescente pela participação, o que significa um avanço na direção da superação dos entraves manifestados nos discursos e nas práticas pedagógicas. Os avanços da atuação dos Conselhos para a democratização da Gestão Escolar são significativos, os retrocessos na qualificação dessa atuação são perceptíveis, mas o que de fato aponta para a certeza do caminho escolhido são as perspectivas que se despontam através de práticas cada vez mais participativas da comunidade, no tocante às decisões acerca dos rumos das escolas.EdUECE2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 174-2012238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334/1190Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBacelar, Lucidalva PereiraAndrade, Francisca Rejane Bezerra2021-11-09T18:56:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1334Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2021-11-09T18:56:30Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
title O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
spellingShingle O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
Bacelar, Lucidalva Pereira
conselho escolar
democracia
participação
gestão escolar
school board
democracy
participation
school management
title_short O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
title_full O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
title_fullStr O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
title_full_unstemmed O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
title_sort O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará
author Bacelar, Lucidalva Pereira
author_facet Bacelar, Lucidalva Pereira
Andrade, Francisca Rejane Bezerra
author_role author
author2 Andrade, Francisca Rejane Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacelar, Lucidalva Pereira
Andrade, Francisca Rejane Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv conselho escolar
democracia
participação
gestão escolar
school board
democracy
participation
school management
topic conselho escolar
democracia
participação
gestão escolar
school board
democracy
participation
school management
description In the state of Ceará, the Democratic Policy Management took the body from 1995, when several integrated actions were developed under the focus of "all for quality education for all." The "all for education" was the big appeal for the mobilization of society for educational decisions and so in 1995, the community elects its first director, triggering the decentralization of political power and the strengthening of school autonomy. The School Board, in turn, acquire the feature as one of the strongest mechanisms for realization of democratic management. The content of this work involves a literature search from the thinking of different theorists where you can observe and analyze the role of School Councils in the management policies of the Democratic school in Ceará, evaluating the design, position in the power structure of the school, powers, representation, coordination and operation of the Councils in the path of consolidation of a more DemocraticManagement. In view of the state schools surveyed, the common testimony pointed to the importance of the performance of the Councils, while the same ratio has been a noticeable lack of concrete action from them. In the words of managers, there is clear evidence of the role of School Councils, in the speech of faculty and staff, the clarity diminishes, and the speech of students and parents the trend is the dark
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334
url https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334/1190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 01 (2011); 174-201
2238-0426
reponame:Conhecer (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Conhecer (Fortaleza)
collection Conhecer (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br
_version_ 1797219788834996224