A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725
Resumo: Como afirma Meyer (1998), a qualquer ação, comportamento ou enunciado pode-se associar um problema, um processo de questionamento em um contexto constituído de sentido. Na discussão, sempre acalorada, sobre as funções da escola, a formação e atuação dos professores, as ciências da Educação são às vezessolicitadas e às vezes vilipendiadas e as questões epistemológicas do fazer do professor são muitas vezes negligenciadas em nome de um saber prático, nascido e criado no senso comum. No plano retórico, toda essa constituição discursiva, pode ser vista como ato retórico e, portanto, com intenções persuasivas. História, ética, moral e memória se interpenetram na constituição discursiva, movimentam paixões, revolucionam e sedimentam, de um modo ou de outro, o caráteridentitário de uma comunidade específica. Assim, o ethos do professor se forma pelo entrecruzar de diversos discursos e este texto reflete sobre alguns atos retóricos que o constituem significativamente.
id UECE-3_69ff4a907e7d4dd1f39f4b1eca576a43
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1725
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileirodiscursoretóricaethosformação do professorComo afirma Meyer (1998), a qualquer ação, comportamento ou enunciado pode-se associar um problema, um processo de questionamento em um contexto constituído de sentido. Na discussão, sempre acalorada, sobre as funções da escola, a formação e atuação dos professores, as ciências da Educação são às vezessolicitadas e às vezes vilipendiadas e as questões epistemológicas do fazer do professor são muitas vezes negligenciadas em nome de um saber prático, nascido e criado no senso comum. No plano retórico, toda essa constituição discursiva, pode ser vista como ato retórico e, portanto, com intenções persuasivas. História, ética, moral e memória se interpenetram na constituição discursiva, movimentam paixões, revolucionam e sedimentam, de um modo ou de outro, o caráteridentitário de uma comunidade específica. Assim, o ethos do professor se forma pelo entrecruzar de diversos discursos e este texto reflete sobre alguns atos retóricos que o constituem significativamente.EdUECE2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 123-136Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 123-1362674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725/1489Copyright (c) 2019 Luiz Antonio Ferreira, PUCSPhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luiz Antonio2021-03-23T17:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1725Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:46Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
title A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
spellingShingle A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
Ferreira, Luiz Antonio
discurso
retórica
ethos
formação do professor
title_short A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
title_full A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
title_fullStr A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
title_full_unstemmed A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
title_sort A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro
author Ferreira, Luiz Antonio
author_facet Ferreira, Luiz Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
retórica
ethos
formação do professor
topic discurso
retórica
ethos
formação do professor
description Como afirma Meyer (1998), a qualquer ação, comportamento ou enunciado pode-se associar um problema, um processo de questionamento em um contexto constituído de sentido. Na discussão, sempre acalorada, sobre as funções da escola, a formação e atuação dos professores, as ciências da Educação são às vezessolicitadas e às vezes vilipendiadas e as questões epistemológicas do fazer do professor são muitas vezes negligenciadas em nome de um saber prático, nascido e criado no senso comum. No plano retórico, toda essa constituição discursiva, pode ser vista como ato retórico e, portanto, com intenções persuasivas. História, ética, moral e memória se interpenetram na constituição discursiva, movimentam paixões, revolucionam e sedimentam, de um modo ou de outro, o caráteridentitário de uma comunidade específica. Assim, o ethos do professor se forma pelo entrecruzar de diversos discursos e este texto reflete sobre alguns atos retóricos que o constituem significativamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725/1489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Antonio Ferreira, PUCSP
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Antonio Ferreira, PUCSP
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 123-136
Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 123-136
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887535124480