The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Renata Chaves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Camila Miranda, de Oliveira Aragão, Cleudene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028
Resumo: Este artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada.
id UECE-3_d94b1528fea534ab8e2442618b3d3105
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4028
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign languageOs novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário: Uma proposta de atividade usando o booktube nas aulas de espanhol como língua estrangeiraLetramento LiterárioMultiletramentoBooktubeLíngua EspanholaAlfabetización literariaMultiliteracidadesBooktubeLengua EspañolaEste artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada.Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores deste presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré- leitura, leitura e pós-leitura, e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada.EdUECE2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/402810.46230/2674-8266-12-4028Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-1082674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3450https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3451Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Renata ChavesMachado, Camila Mirandade Oliveira Aragão, Cleudene2021-03-23T17:45:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4028Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:45:04Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
Os novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário: Uma proposta de atividade usando o booktube nas aulas de espanhol como língua estrangeira
title The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
spellingShingle The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
Lopes, Renata Chaves
Letramento Literário
Multiletramento
Booktube
Língua Espanhola
Alfabetización literaria
Multiliteracidades
Booktube
Lengua Española
title_short The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
title_full The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
title_fullStr The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
title_full_unstemmed The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
title_sort The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
author Lopes, Renata Chaves
author_facet Lopes, Renata Chaves
Machado, Camila Miranda
de Oliveira Aragão, Cleudene
author_role author
author2 Machado, Camila Miranda
de Oliveira Aragão, Cleudene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Renata Chaves
Machado, Camila Miranda
de Oliveira Aragão, Cleudene
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Literário
Multiletramento
Booktube
Língua Espanhola
Alfabetización literaria
Multiliteracidades
Booktube
Lengua Española
topic Letramento Literário
Multiletramento
Booktube
Língua Espanhola
Alfabetización literaria
Multiliteracidades
Booktube
Lengua Española
description Este artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028
10.46230/2674-8266-12-4028
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-12-4028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3450
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108
Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887041245184