The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028 |
Resumo: | Este artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada. |
id |
UECE-3_d94b1528fea534ab8e2442618b3d3105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4028 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign languageOs novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário: Uma proposta de atividade usando o booktube nas aulas de espanhol como língua estrangeiraLetramento LiterárioMultiletramentoBooktubeLíngua EspanholaAlfabetización literariaMultiliteracidadesBooktubeLengua EspañolaEste artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada.Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores deste presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré- leitura, leitura e pós-leitura, e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada.EdUECE2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/402810.46230/2674-8266-12-4028Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-1082674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3450https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3451Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Renata ChavesMachado, Camila Mirandade Oliveira Aragão, Cleudene2021-03-23T17:45:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4028Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:45:04Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language Os novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário: Uma proposta de atividade usando o booktube nas aulas de espanhol como língua estrangeira |
title |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
spellingShingle |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language Lopes, Renata Chaves Letramento Literário Multiletramento Booktube Língua Espanhola Alfabetización literaria Multiliteracidades Booktube Lengua Española |
title_short |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
title_full |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
title_fullStr |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
title_full_unstemmed |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
title_sort |
The new (multi) literacies as a tool for literary promotion: An activity proposal using the booktube in Spanish classes as a foreign language |
author |
Lopes, Renata Chaves |
author_facet |
Lopes, Renata Chaves Machado, Camila Miranda de Oliveira Aragão, Cleudene |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Camila Miranda de Oliveira Aragão, Cleudene |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Renata Chaves Machado, Camila Miranda de Oliveira Aragão, Cleudene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Literário Multiletramento Booktube Língua Espanhola Alfabetización literaria Multiliteracidades Booktube Lengua Española |
topic |
Letramento Literário Multiletramento Booktube Língua Espanhola Alfabetización literaria Multiliteracidades Booktube Lengua Española |
description |
Este artículo tiene como objetivo analizar una actividad que involucra textos literarios en lengua española y el booktube. Esta actividad fue desarrollada por los investigadores en este estudio con el fin de fomentar el letramento literario de los estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo integral en Fortaleza. Para eso, utilizamos autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), entre otros. Utilizamos como metodología una secuencia didáctica propuesta por Acquaroni (2007), que implica lectura previa, lectura y lectura posterior y utilizamos los componentes de la competencia literaria propuestos por Mendoza (2004) para el análisis de la actividad. Los resultados apuntan que los estudiantes mostraron cierta evidencia del desarrollo de la competencia literaria y tuvieron la oportunidad de apropiarse del texto literario insertado en una práctica social contextualizada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028 10.46230/2674-8266-12-4028 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028 |
identifier_str_mv |
10.46230/2674-8266-12-4028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3450 https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4028/3451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Chaves Lopes, Camila Miranda Machado, Cleudene de Oliveira Aragão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 12 No. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108 Revista Linguagem em Foco; v. 12 n. 2 (2020): Linguagens e tecnologia: ideias e debates sobre apropriação tecnológica na escola contemporânea; 90-108 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887041245184 |