Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Róbson Lousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Aline Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311
Resumo: As operações fundamentais da aritmética estão presentes no cotidiano das pessoas que têm uma forma específica de realizá-las, seja por meio de ferramentas eletrônicas, por meio de cálculos mentais ou com o auxílio de papel e caneta utilizando algoritmos muitas vezes ensinados na escola ou fora dela. Entretanto, tradicionalmente, a escola tem ensinado algoritmos específicos para cada uma das operações fundamentais e muitas vezes outros algoritmos não apenas não são ensinados, como também o seu uso é desestimulado. Este trabalho tem como principal objetivo investigar como estudantes da EJA têm aprendido e utilizado as operações fundamentais da aritmética fora da escola, bem como quais técnicas utilizam. Além disso, busca-se entender qualitativamente o quão significativo e efetivo tem sido a aprendizagem dos algoritmos de operações fundamentais na escola. Para isso, o estudo foi embasado na coletânea Na vida dez, na escola zero (CARRAHER, CARRAHER, SCHLIEMANN, 1995), recorrendo à combinação do método clínico-piagetiano com a observação participante. Foi observado a recorrência do uso dos algoritmos aprendidos na escola ao se fazer cálculos mentais durante atividades cotidianas como compras em supermercados observando-se assim a grande familiaridade dos participantes com as técnicas escolares.
id UECE-4_bae9408164e4fa67df3aae63d2fc418e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8311
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escolaEducação de Jovens e AdultosOperações fundamentaisAlgoritmos aritméticosAs operações fundamentais da aritmética estão presentes no cotidiano das pessoas que têm uma forma específica de realizá-las, seja por meio de ferramentas eletrônicas, por meio de cálculos mentais ou com o auxílio de papel e caneta utilizando algoritmos muitas vezes ensinados na escola ou fora dela. Entretanto, tradicionalmente, a escola tem ensinado algoritmos específicos para cada uma das operações fundamentais e muitas vezes outros algoritmos não apenas não são ensinados, como também o seu uso é desestimulado. Este trabalho tem como principal objetivo investigar como estudantes da EJA têm aprendido e utilizado as operações fundamentais da aritmética fora da escola, bem como quais técnicas utilizam. Além disso, busca-se entender qualitativamente o quão significativo e efetivo tem sido a aprendizagem dos algoritmos de operações fundamentais na escola. Para isso, o estudo foi embasado na coletânea Na vida dez, na escola zero (CARRAHER, CARRAHER, SCHLIEMANN, 1995), recorrendo à combinação do método clínico-piagetiano com a observação participante. Foi observado a recorrência do uso dos algoritmos aprendidos na escola ao se fazer cálculos mentais durante atividades cotidianas como compras em supermercados observando-se assim a grande familiaridade dos participantes com as técnicas escolares.EdUECE2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/831110.30938/bocehm.v9i27.8311Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-182447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311/7057Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Róbson LousaOliveira, Aline Alves de2022-08-22T14:10:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8311Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.939252Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
title Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
spellingShingle Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
Santos, Róbson Lousa
Educação de Jovens e Adultos
Operações fundamentais
Algoritmos aritméticos
title_short Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
title_full Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
title_fullStr Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
title_full_unstemmed Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
title_sort Operações fundamentais na EJA: aprendizagem e uso dos algoritmos fora da escola
author Santos, Róbson Lousa
author_facet Santos, Róbson Lousa
Oliveira, Aline Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Aline Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Róbson Lousa
Oliveira, Aline Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Operações fundamentais
Algoritmos aritméticos
topic Educação de Jovens e Adultos
Operações fundamentais
Algoritmos aritméticos
description As operações fundamentais da aritmética estão presentes no cotidiano das pessoas que têm uma forma específica de realizá-las, seja por meio de ferramentas eletrônicas, por meio de cálculos mentais ou com o auxílio de papel e caneta utilizando algoritmos muitas vezes ensinados na escola ou fora dela. Entretanto, tradicionalmente, a escola tem ensinado algoritmos específicos para cada uma das operações fundamentais e muitas vezes outros algoritmos não apenas não são ensinados, como também o seu uso é desestimulado. Este trabalho tem como principal objetivo investigar como estudantes da EJA têm aprendido e utilizado as operações fundamentais da aritmética fora da escola, bem como quais técnicas utilizam. Além disso, busca-se entender qualitativamente o quão significativo e efetivo tem sido a aprendizagem dos algoritmos de operações fundamentais na escola. Para isso, o estudo foi embasado na coletânea Na vida dez, na escola zero (CARRAHER, CARRAHER, SCHLIEMANN, 1995), recorrendo à combinação do método clínico-piagetiano com a observação participante. Foi observado a recorrência do uso dos algoritmos aprendidos na escola ao se fazer cálculos mentais durante atividades cotidianas como compras em supermercados observando-se assim a grande familiaridade dos participantes com as técnicas escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311
10.30938/bocehm.v9i27.8311
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i27.8311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8311/7057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 27 (2022): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-18
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998512996352