Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1408 |
Resumo: | Um livro, um leitor, uma biblioteca. Um cenário propício e convidativo ao estímulo à leitura. Com o objetivo de socializar os resultados de uma intervenção pedagógica de leitura, intitulada “Tempo para o letramento literário: uma proposta de leitura na biblioteca escolar”, o presente trabalho descreve atividades desenvolvidas com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública municipal situada no município de Feira de Santana/Bahia que se configuram numa ação de mediação realizada no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Como procedimentos metodológicos foram utilizados: a) a leitura mediada (SOLÉ, 1998; BALDI, 2009) do livro “O menino e o tuim”, do escritor Rubem Braga (1986), cujo principal foco é garantir reflexão sobre o gênero crônica literária numa comparação com os contos clássicos; b) atividades organizadas em sequencia didática (DOLZ & SCHNEWULY, 2004) que permitiram conhecer o perfil leitor e saber como as crianças de 10 a 12 constroem sentidos a partir da interação com o gênero selecionado e c) o empréstimo de livros do acervo da biblioteca escolar. Os resultados apontam que as/os estudantes estão em prontidão a tocar os livros de literatura da biblioteca escolar dando voz aos muitos saberes relacionados ao texto literário e ainda sinalizam que a formação do leitor literário está intimamente ligada às experiências de leitura do mediador. Esperamos que esse material contribua cada vez mais na formação do leitor literário, uma das metas mais desafiadoras para a escola. |
id |
UEFS-1_00121fc170de688702f4dcb0a2dd1afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1408 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidadesUm livro, um leitor, uma biblioteca. Um cenário propício e convidativo ao estímulo à leitura. Com o objetivo de socializar os resultados de uma intervenção pedagógica de leitura, intitulada “Tempo para o letramento literário: uma proposta de leitura na biblioteca escolar”, o presente trabalho descreve atividades desenvolvidas com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública municipal situada no município de Feira de Santana/Bahia que se configuram numa ação de mediação realizada no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Como procedimentos metodológicos foram utilizados: a) a leitura mediada (SOLÉ, 1998; BALDI, 2009) do livro “O menino e o tuim”, do escritor Rubem Braga (1986), cujo principal foco é garantir reflexão sobre o gênero crônica literária numa comparação com os contos clássicos; b) atividades organizadas em sequencia didática (DOLZ & SCHNEWULY, 2004) que permitiram conhecer o perfil leitor e saber como as crianças de 10 a 12 constroem sentidos a partir da interação com o gênero selecionado e c) o empréstimo de livros do acervo da biblioteca escolar. Os resultados apontam que as/os estudantes estão em prontidão a tocar os livros de literatura da biblioteca escolar dando voz aos muitos saberes relacionados ao texto literário e ainda sinalizam que a formação do leitor literário está intimamente ligada às experiências de leitura do mediador. Esperamos que esse material contribua cada vez mais na formação do leitor literário, uma das metas mais desafiadoras para a escola.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/140810.13102/cl.v16i1.1408A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 91-1022594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1408/pdfCopyright (c) 2017 A Cor das Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Barros Rocha, Flávia AningerTeixeira, Ana Claudia Costa de Aquino2018-02-19T02:51:18Zoai:ojs3.uefs.br:article/1408Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:51:18A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
title |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades de Barros Rocha, Flávia Aninger |
title_short |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
title_full |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
title_sort |
Leitura na biblioteca escolar: desafios e possibilidades |
author |
de Barros Rocha, Flávia Aninger |
author_facet |
de Barros Rocha, Flávia Aninger Teixeira, Ana Claudia Costa de Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ana Claudia Costa de Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros Rocha, Flávia Aninger Teixeira, Ana Claudia Costa de Aquino |
description |
Um livro, um leitor, uma biblioteca. Um cenário propício e convidativo ao estímulo à leitura. Com o objetivo de socializar os resultados de uma intervenção pedagógica de leitura, intitulada “Tempo para o letramento literário: uma proposta de leitura na biblioteca escolar”, o presente trabalho descreve atividades desenvolvidas com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública municipal situada no município de Feira de Santana/Bahia que se configuram numa ação de mediação realizada no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Como procedimentos metodológicos foram utilizados: a) a leitura mediada (SOLÉ, 1998; BALDI, 2009) do livro “O menino e o tuim”, do escritor Rubem Braga (1986), cujo principal foco é garantir reflexão sobre o gênero crônica literária numa comparação com os contos clássicos; b) atividades organizadas em sequencia didática (DOLZ & SCHNEWULY, 2004) que permitiram conhecer o perfil leitor e saber como as crianças de 10 a 12 constroem sentidos a partir da interação com o gênero selecionado e c) o empréstimo de livros do acervo da biblioteca escolar. Os resultados apontam que as/os estudantes estão em prontidão a tocar os livros de literatura da biblioteca escolar dando voz aos muitos saberes relacionados ao texto literário e ainda sinalizam que a formação do leitor literário está intimamente ligada às experiências de leitura do mediador. Esperamos que esse material contribua cada vez mais na formação do leitor literário, uma das metas mais desafiadoras para a escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1408 10.13102/cl.v16i1.1408 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1408 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v16i1.1408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1408/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 A Cor das Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 A Cor das Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 91-102 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321159408713728 |