Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Marcos Bispo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1403
Resumo: Neste ensaio, tem-se como objetivo apresentar elementos necessários para uma abordagem transdisciplinar de estudo da argumentação, tendo em vista sua aplicação ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos argumentativos. Partindo do pressuposto de que as perspectivas monodisciplinares da linguística se mostram limitadas para abordar o tema da argumentação em sua complexidade, devido a seu compromisso com a produção de conhecimentos de base em que prevalece a fragmentação do saber, postula-se que tal tarefa só poderia ser levada a termo por uma linguística concebida como ciência aplicada crítica. Assim, defende-se que a estrutura formal da argumentação deve ser depreendida das práticas de linguagem que engendram os gêneros textuais imbuídos, direta ou indiretamente, do objetivo de persuadir. Para isso, propõem-se dois caminhos. O primeiro deles consiste na construção de um aparato teórico-metodológico, a partir da apropriação de construtos teóricos da retórica antiga, da nova retórica e de teorias linguísticas como a pragmática, a linguística textual, a semântica argumentativa, teorias dos gêneros textuais, a análise de discurso, teorias enunciativas, a análise da conversação, da sociologia, dos estudos culturais, da filosofia, da filosofia da linguagem e outras, de acordo com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. O segundo caminho consiste na construção de um dispositivo teórico metodológico capaz de fundamentar práticas de análise e produção de textos argumentativos, concebidos como objetos de extrema complexidade.
id UEFS-1_9b9816a99ea2a0e96b574d72116cc3b4
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1403
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinarNeste ensaio, tem-se como objetivo apresentar elementos necessários para uma abordagem transdisciplinar de estudo da argumentação, tendo em vista sua aplicação ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos argumentativos. Partindo do pressuposto de que as perspectivas monodisciplinares da linguística se mostram limitadas para abordar o tema da argumentação em sua complexidade, devido a seu compromisso com a produção de conhecimentos de base em que prevalece a fragmentação do saber, postula-se que tal tarefa só poderia ser levada a termo por uma linguística concebida como ciência aplicada crítica. Assim, defende-se que a estrutura formal da argumentação deve ser depreendida das práticas de linguagem que engendram os gêneros textuais imbuídos, direta ou indiretamente, do objetivo de persuadir. Para isso, propõem-se dois caminhos. O primeiro deles consiste na construção de um aparato teórico-metodológico, a partir da apropriação de construtos teóricos da retórica antiga, da nova retórica e de teorias linguísticas como a pragmática, a linguística textual, a semântica argumentativa, teorias dos gêneros textuais, a análise de discurso, teorias enunciativas, a análise da conversação, da sociologia, dos estudos culturais, da filosofia, da filosofia da linguagem e outras, de acordo com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. O segundo caminho consiste na construção de um dispositivo teórico metodológico capaz de fundamentar práticas de análise e produção de textos argumentativos, concebidos como objetos de extrema complexidade.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/140310.13102/cl.v16i1.1403A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 40-572594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1403/pdfCopyright (c) 2017 A Cor das Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcos Bispo2018-02-19T02:51:14Zoai:ojs3.uefs.br:article/1403Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:51:14A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
title Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
spellingShingle Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
dos Santos, Marcos Bispo
title_short Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
title_full Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
title_fullStr Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
title_full_unstemmed Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
title_sort Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
author dos Santos, Marcos Bispo
author_facet dos Santos, Marcos Bispo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Marcos Bispo
description Neste ensaio, tem-se como objetivo apresentar elementos necessários para uma abordagem transdisciplinar de estudo da argumentação, tendo em vista sua aplicação ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos argumentativos. Partindo do pressuposto de que as perspectivas monodisciplinares da linguística se mostram limitadas para abordar o tema da argumentação em sua complexidade, devido a seu compromisso com a produção de conhecimentos de base em que prevalece a fragmentação do saber, postula-se que tal tarefa só poderia ser levada a termo por uma linguística concebida como ciência aplicada crítica. Assim, defende-se que a estrutura formal da argumentação deve ser depreendida das práticas de linguagem que engendram os gêneros textuais imbuídos, direta ou indiretamente, do objetivo de persuadir. Para isso, propõem-se dois caminhos. O primeiro deles consiste na construção de um aparato teórico-metodológico, a partir da apropriação de construtos teóricos da retórica antiga, da nova retórica e de teorias linguísticas como a pragmática, a linguística textual, a semântica argumentativa, teorias dos gêneros textuais, a análise de discurso, teorias enunciativas, a análise da conversação, da sociologia, dos estudos culturais, da filosofia, da filosofia da linguagem e outras, de acordo com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. O segundo caminho consiste na construção de um dispositivo teórico metodológico capaz de fundamentar práticas de análise e produção de textos argumentativos, concebidos como objetos de extrema complexidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1403
10.13102/cl.v16i1.1403
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1403
identifier_str_mv 10.13102/cl.v16i1.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1403/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 A Cor das Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 A Cor das Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 40-57
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1754569162188914688