Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Lucas Marcelo dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1290
Resumo: Observa-se na contística de Edgar Allan Poe, em especial, nos contos “O Retrato Oval” (2001), “Berenice” (2001) e “Morela” (2001), que existe uma aproximação das personagens com os tipos de violência que levam à morte, graças aos recursos literários e linguísticos utilizados na composição dos textos, às escolhas das imagens simbólicas e às estratégias narrativas utilizadas por Poe. Partindo disso, investiga-se neste trabalho o modo como se organiza a significação dos contos selecionados, por meio da descrição e formalização de suas estruturas semióticas, a saber: fundamentais, narrativas e discursivas. Além disso, sob o pressuposto de que o emprego do adjetivo é pertinente para caracterizar as diferenças da narratividade e do imaginário em textos literários, perscrutaremos as manifestações das imagens-símbolos do Regime Diurno que caracterizam os contos edgarianos e se revelam por antíteses. Portanto, objetiva-se proceder a análise semiótica da contística de Edgar A. Poe, como também perceber a representação da morte junto as imagens simbólicas do Regime Diurno do imaginário. A base teórica linguística de exame é a teoria de A. J. Greimas, para quem cabe ao semioticista articular as dimensões sensível-expressivas (a prática linguística) com as inteligível-conteudísticas (valores discursivos - e simbólicos) de uma textualidade a fim de descrever o seu sentido, ou melhor, sua significação. No que se refere ao estudo das imagens simbólicas, segue-se os postulados de G. Durand, pois, para ele, o modo de operacionalizar as imagens criadas pela imaginação constitui um imaginário. Apoiando-se numa metodologia em que a narratividade do discurso é analisada do ponto de vista da articulação das estruturas sintático-semânticas com as do imaginário, o processo de análise conduziu-se de forma analógica, determinando assim uma abordagem qualitativa, direcionada a reflexões semiolinguísticas, antropológicas e literárias.
id UEG-2_14ec21ea9d13a29bbe7a6212aa47ce51
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1290
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. PoeSemiotic interfaces with durandian imaginary in Edgar A.Poe's storyNarratividade - Edgar Allan PoeImaginário - Edgar Allan PoeAdjetivação - Edgar Allan PoeNarrativity - Edgar A. PoeImaginary - Edgar A. PoeAdjectivation - Edgar A. PoeLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLETRAS::LITERATURAS CLASSICASObserva-se na contística de Edgar Allan Poe, em especial, nos contos “O Retrato Oval” (2001), “Berenice” (2001) e “Morela” (2001), que existe uma aproximação das personagens com os tipos de violência que levam à morte, graças aos recursos literários e linguísticos utilizados na composição dos textos, às escolhas das imagens simbólicas e às estratégias narrativas utilizadas por Poe. Partindo disso, investiga-se neste trabalho o modo como se organiza a significação dos contos selecionados, por meio da descrição e formalização de suas estruturas semióticas, a saber: fundamentais, narrativas e discursivas. Além disso, sob o pressuposto de que o emprego do adjetivo é pertinente para caracterizar as diferenças da narratividade e do imaginário em textos literários, perscrutaremos as manifestações das imagens-símbolos do Regime Diurno que caracterizam os contos edgarianos e se revelam por antíteses. Portanto, objetiva-se proceder a análise semiótica da contística de Edgar A. Poe, como também perceber a representação da morte junto as imagens simbólicas do Regime Diurno do imaginário. A base teórica linguística de exame é a teoria de A. J. Greimas, para quem cabe ao semioticista articular as dimensões sensível-expressivas (a prática linguística) com as inteligível-conteudísticas (valores discursivos - e simbólicos) de uma textualidade a fim de descrever o seu sentido, ou melhor, sua significação. No que se refere ao estudo das imagens simbólicas, segue-se os postulados de G. Durand, pois, para ele, o modo de operacionalizar as imagens criadas pela imaginação constitui um imaginário. Apoiando-se numa metodologia em que a narratividade do discurso é analisada do ponto de vista da articulação das estruturas sintático-semânticas com as do imaginário, o processo de análise conduziu-se de forma analógica, determinando assim uma abordagem qualitativa, direcionada a reflexões semiolinguísticas, antropológicas e literárias.It is observed among Edgar Allan Poe's storytelling, especially in the tales “The Oval Portrait” (2001), “Berenice” (2001) and “Morela” (2001), that there is an approximation of the characters with the types of violence that lead to death, thanks to the literary and linguistic resources used in the composition of texts, the choices of symbolic images and the narrative strategies used by Poe. From this, we investigate in this work how the meaning of the selected tales is organized, through the description and formalization of their semiotic structures, namely: fundamental, narrative and discursive. Moreover, under the assumption that the use of the adjective is pertinent to characterize narrative and imaginary differences in literary texts, we will examine the manifestations of daytime symbol images that characterize Edgarian tales and are revealed by antitheses. Therefore, the objective is to proceed to the semiotic analysis of Edgar A. Poe's accountancy, as well as to perceive the representation of death together with the symbolic images of the Imaginary Daytime Regime. The linguistic theoretical basis of examination is the theory of AJ Greimas, for whom it is up to the semiotician to articulate the sensitive-expressive dimensions (linguistic practice) with the intelligible-content (discursive - and symbolic) values of a textuality in order to describe its meaning, or rather its significance. With regard to the study of symbolic images, G. Durand's postulates follow, because, for him, the way of operationalizing the images created by the imagination constitutes an imaginary. Based on a methodology in which the narrativity of discourse is analyzed from the point of view of the articulation of syntactic-semantic structures with those of the imaginary, the analysis process was conducted analogously, thus determining a qualitative approach, directed to semi-linguistic reflections, anthropological and literary.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Curado, Maria Eugêniahttp://lattes.cnpq.br/9079675234062860Curado, Maria Eugêniahttp://lattes.cnpq.br/9079675234062860Cândido, Gláucia VieiraMartins, Geraldo VicenteSantos, Jorge Lucas Marcelo dos2023-09-18T12:40:19Z2020-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamSANTOS, J.L.M. Interfaces semióticas com o imaginário durantiano na contística de Edgar A. Poe. 2020. 104f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-09-18T12:56:33Zoai:tede2:tede/1290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-09-18T12:56:33Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
Semiotic interfaces with durandian imaginary in Edgar A.Poe's story
title Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
spellingShingle Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
Santos, Jorge Lucas Marcelo dos
Narratividade - Edgar Allan Poe
Imaginário - Edgar Allan Poe
Adjetivação - Edgar Allan Poe
Narrativity - Edgar A. Poe
Imaginary - Edgar A. Poe
Adjectivation - Edgar A. Poe
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
title_short Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
title_full Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
title_fullStr Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
title_full_unstemmed Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
title_sort Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
author Santos, Jorge Lucas Marcelo dos
author_facet Santos, Jorge Lucas Marcelo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Maria Eugênia
http://lattes.cnpq.br/9079675234062860
Curado, Maria Eugênia
http://lattes.cnpq.br/9079675234062860
Cândido, Gláucia Vieira
Martins, Geraldo Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Lucas Marcelo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Narratividade - Edgar Allan Poe
Imaginário - Edgar Allan Poe
Adjetivação - Edgar Allan Poe
Narrativity - Edgar A. Poe
Imaginary - Edgar A. Poe
Adjectivation - Edgar A. Poe
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
topic Narratividade - Edgar Allan Poe
Imaginário - Edgar Allan Poe
Adjetivação - Edgar Allan Poe
Narrativity - Edgar A. Poe
Imaginary - Edgar A. Poe
Adjectivation - Edgar A. Poe
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
description Observa-se na contística de Edgar Allan Poe, em especial, nos contos “O Retrato Oval” (2001), “Berenice” (2001) e “Morela” (2001), que existe uma aproximação das personagens com os tipos de violência que levam à morte, graças aos recursos literários e linguísticos utilizados na composição dos textos, às escolhas das imagens simbólicas e às estratégias narrativas utilizadas por Poe. Partindo disso, investiga-se neste trabalho o modo como se organiza a significação dos contos selecionados, por meio da descrição e formalização de suas estruturas semióticas, a saber: fundamentais, narrativas e discursivas. Além disso, sob o pressuposto de que o emprego do adjetivo é pertinente para caracterizar as diferenças da narratividade e do imaginário em textos literários, perscrutaremos as manifestações das imagens-símbolos do Regime Diurno que caracterizam os contos edgarianos e se revelam por antíteses. Portanto, objetiva-se proceder a análise semiótica da contística de Edgar A. Poe, como também perceber a representação da morte junto as imagens simbólicas do Regime Diurno do imaginário. A base teórica linguística de exame é a teoria de A. J. Greimas, para quem cabe ao semioticista articular as dimensões sensível-expressivas (a prática linguística) com as inteligível-conteudísticas (valores discursivos - e simbólicos) de uma textualidade a fim de descrever o seu sentido, ou melhor, sua significação. No que se refere ao estudo das imagens simbólicas, segue-se os postulados de G. Durand, pois, para ele, o modo de operacionalizar as imagens criadas pela imaginação constitui um imaginário. Apoiando-se numa metodologia em que a narratividade do discurso é analisada do ponto de vista da articulação das estruturas sintático-semânticas com as do imaginário, o processo de análise conduziu-se de forma analógica, determinando assim uma abordagem qualitativa, direcionada a reflexões semiolinguísticas, antropológicas e literárias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
2023-09-18T12:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, J.L.M. Interfaces semióticas com o imaginário durantiano na contística de Edgar A. Poe. 2020. 104f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1290
identifier_str_mv SANTOS, J.L.M. Interfaces semióticas com o imaginário durantiano na contística de Edgar A. Poe. 2020. 104f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944612385652736