A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Helena Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/120
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a utilização de atividades experimentais com abordagem investigativa por professores de Química da rede estadual de ensino da cidade de Anápolis-GO. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com 58 (cinquenta e oito) professores que ministram aulas de Química para o Ensino Médio. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: um questionário estruturado que objetivou traçar o perfil dos professores e levantar informações sobre a realização de atividades experimentais, recursos utilizados, dificuldades encontradas, e um grupo focal junto a uma subamostragem desses professores que buscou levantar o conhecimento sobre a experimentação com abordagem investigativa e a opinião sobre os pontos fortes e fragilidades dessa abordagem. Os dados obtidos contribuíram para a elaboração de um “Guia de Atividades Experimentais Investigativas para o Ensino de Química”. Obteve-se com a aplicação do questionário que a maioria dos recursos didáticos utilizados são os tradicionais, como apostilas e livros didáticos, com ampla utilização pelos educadores, a internet e a experimentação. Evidenciou-se que a utilização da experimentação já é uma realidade no cotidiano escolar, porém o modelo de experimentação adotado é o que segue a ‘receitas prontas’, nas quais os resultados são previsíveis e utilizados para comprovar uma teoria. Obteve-se ainda que são várias as dificuldades encontradas pelos educadores que enfatizaram a falta de material, de apoio pedagógico, a formação ineficiente e carência de laboratórios, sendo que, todos esses fatores ocasionam uma fragilidade para o uso da experimentação nas aulas de Química. Conclui-se que o Ensino de Química nas escolas da rede pública de Anápolis carece da diversificação de recursos e estratégias de ensino por diversos fatores, e que, embora a experimentação como um recurso didático seja utilizada sua finalidade tem sido a de demonstrar as teorias. A abordagem investigativa é pouco utilizada, sendo necessário difundi-la entre os professores como estratégia de ensino que já se consolida na literatura trazendo resultados melhores e mais significativos para a aprendizagem de Química.
id UEG-2_3ece424e9fa32a5c468c1b456b6d0d5d
oai_identifier_str oai:tede2:tede/120
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativasAtividade ExperimentalAbordagem InvestigativaPrática DocenteEnsino de QuímicaPractical LessonsExperimental ActivityInvestigative approachTeaching PracticeTeaching QuimistryCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo objetivou investigar a utilização de atividades experimentais com abordagem investigativa por professores de Química da rede estadual de ensino da cidade de Anápolis-GO. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com 58 (cinquenta e oito) professores que ministram aulas de Química para o Ensino Médio. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: um questionário estruturado que objetivou traçar o perfil dos professores e levantar informações sobre a realização de atividades experimentais, recursos utilizados, dificuldades encontradas, e um grupo focal junto a uma subamostragem desses professores que buscou levantar o conhecimento sobre a experimentação com abordagem investigativa e a opinião sobre os pontos fortes e fragilidades dessa abordagem. Os dados obtidos contribuíram para a elaboração de um “Guia de Atividades Experimentais Investigativas para o Ensino de Química”. Obteve-se com a aplicação do questionário que a maioria dos recursos didáticos utilizados são os tradicionais, como apostilas e livros didáticos, com ampla utilização pelos educadores, a internet e a experimentação. Evidenciou-se que a utilização da experimentação já é uma realidade no cotidiano escolar, porém o modelo de experimentação adotado é o que segue a ‘receitas prontas’, nas quais os resultados são previsíveis e utilizados para comprovar uma teoria. Obteve-se ainda que são várias as dificuldades encontradas pelos educadores que enfatizaram a falta de material, de apoio pedagógico, a formação ineficiente e carência de laboratórios, sendo que, todos esses fatores ocasionam uma fragilidade para o uso da experimentação nas aulas de Química. Conclui-se que o Ensino de Química nas escolas da rede pública de Anápolis carece da diversificação de recursos e estratégias de ensino por diversos fatores, e que, embora a experimentação como um recurso didático seja utilizada sua finalidade tem sido a de demonstrar as teorias. A abordagem investigativa é pouco utilizada, sendo necessário difundi-la entre os professores como estratégia de ensino que já se consolida na literatura trazendo resultados melhores e mais significativos para a aprendizagem de Química.The present study aimed to investigate the use of experimental activities with investigative approach by teachers of Chemistry of the state network of schools of the city of Anápolis - GO. The research used the qualitative approach with 58 (fifty-eight) teachers who teach classes of chemistry for Middle School. Two instruments were used for data collection: a structured questionnaire that aimed to trace the profile of teachers and gather information about the realization of experimental activities, resources used, difficulties encountered, and a focal group next to a subsampling these teachers who sought to raise awareness about the experimentation with investigative approach and opinion about the strengths and weaknesses of this approach. The obtained data contributed to the preparation of a "Guide to investigative Experimental activities for the teaching of chemistry". It was obtained with the application of the questionnaire that the majority of didactic resources used are traditional, as handouts and textbooks, with wide use by educators, the internet and experimentation. It was evident that the use of experimentation is already a reality in everyday life at school, but the experimental model adopted is what follows the ' Revenue ready', in which the results are predictable and used to prove a theory. Obtained, it should be noted that there are several difficulties encountered by educators who have emphasized the lack of material, pedagogical support, training, inefficient and lack of laboratories, being that all of these factors cause a weakness for the use of experimentation in chemistry classes. It is concluded that the teaching of chemistry in the public schools of Anápolis lacks the diversification of resources and teaching strategies by various factors, and that, although the experimentation as a teaching resource is used its purpose has been to demonstrate the theories. The investigative approach is little used, and it is necessary to circulate it among teachers as a teaching strategy which is already consolidated in the literature by bringing better results and more significant for the learning of Chemistry.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Mirley Luciene doshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742Santos, Mirley Luciene dosMesquita, Nyuara Araújo da SilvaAraújo, Cleide Sandra TavaresSouza, Maria Helena Ferreira de2019-06-10T13:55:16Z2018-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Helena Ferreira de. A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas . 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:53:56Zoai:tede2:tede/120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:53:56Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
title A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
spellingShingle A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
Souza, Maria Helena Ferreira de
Atividade Experimental
Abordagem Investigativa
Prática Docente
Ensino de Química
Practical Lessons
Experimental Activity
Investigative approach
Teaching Practice
Teaching Quimistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
title_full A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
title_fullStr A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
title_full_unstemmed A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
title_sort A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas
author Souza, Maria Helena Ferreira de
author_facet Souza, Maria Helena Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Mirley Luciene dos
http://lattes.cnpq.br/4037739389334742
Santos, Mirley Luciene dos
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Araújo, Cleide Sandra Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Helena Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Experimental
Abordagem Investigativa
Prática Docente
Ensino de Química
Practical Lessons
Experimental Activity
Investigative approach
Teaching Practice
Teaching Quimistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Atividade Experimental
Abordagem Investigativa
Prática Docente
Ensino de Química
Practical Lessons
Experimental Activity
Investigative approach
Teaching Practice
Teaching Quimistry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo objetivou investigar a utilização de atividades experimentais com abordagem investigativa por professores de Química da rede estadual de ensino da cidade de Anápolis-GO. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com 58 (cinquenta e oito) professores que ministram aulas de Química para o Ensino Médio. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: um questionário estruturado que objetivou traçar o perfil dos professores e levantar informações sobre a realização de atividades experimentais, recursos utilizados, dificuldades encontradas, e um grupo focal junto a uma subamostragem desses professores que buscou levantar o conhecimento sobre a experimentação com abordagem investigativa e a opinião sobre os pontos fortes e fragilidades dessa abordagem. Os dados obtidos contribuíram para a elaboração de um “Guia de Atividades Experimentais Investigativas para o Ensino de Química”. Obteve-se com a aplicação do questionário que a maioria dos recursos didáticos utilizados são os tradicionais, como apostilas e livros didáticos, com ampla utilização pelos educadores, a internet e a experimentação. Evidenciou-se que a utilização da experimentação já é uma realidade no cotidiano escolar, porém o modelo de experimentação adotado é o que segue a ‘receitas prontas’, nas quais os resultados são previsíveis e utilizados para comprovar uma teoria. Obteve-se ainda que são várias as dificuldades encontradas pelos educadores que enfatizaram a falta de material, de apoio pedagógico, a formação ineficiente e carência de laboratórios, sendo que, todos esses fatores ocasionam uma fragilidade para o uso da experimentação nas aulas de Química. Conclui-se que o Ensino de Química nas escolas da rede pública de Anápolis carece da diversificação de recursos e estratégias de ensino por diversos fatores, e que, embora a experimentação como um recurso didático seja utilizada sua finalidade tem sido a de demonstrar as teorias. A abordagem investigativa é pouco utilizada, sendo necessário difundi-la entre os professores como estratégia de ensino que já se consolida na literatura trazendo resultados melhores e mais significativos para a aprendizagem de Química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
2019-06-10T13:55:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Helena Ferreira de. A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas . 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/120
identifier_str_mv SOUZA, Maria Helena Ferreira de. A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas . 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944604055764992